quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

VEREADORES VISITAM POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO PARA CONFERIR ATENDIMENTO OFERECIDO À POPULAÇÃO

Os vereadores Joel Fernando e Eduardo Reis, em mais uma atribuição do mandato, visitaram na manhã desta quinta-feria(1), os Postos de Saúde do Município para certificar como anda o atendimento à população assistida. O primeiro Posto Saúde visitado foi o do Bairro do Texaco, onde os vereadores contataram que há disponibilidade de vacinas contra a Febre Amarela – Mas só para quem for para área de risco – e vacinas contra o Tétano e demais, todas oferecidas pela rede pública de saúde. Ainda no Posto do PSF do Texaco, constataram que o atendimento médico é feito pelo médico cubano, Dr. Ramon, que atende os dois turnos (manhã e tarde).Os vereadores ainda, solicitaram informações sobre o fornecimentos de medicamentos de distribuição gratuita para a população, do programa da Farmácia ,Básica, onde foi que comprovado que o programa está disponibilizando vários medicamentos que compõem a cesta de atendimento, como: Amoxilina de 500 mg, Amoxiliana em suspensão oral,Azitromicina 200 mg hidratada em suspensão, Paracetamol, Ibuplofeno, Sufadiazina, Carbonato de Calcio com 60 comprimidos, Sinvostatina, hidoclorotiazida, Enalopril entre outros. A visita do vereador ao PSF também constatou que o atendimento Odontologico é feito semanalmentel, mas só está sendo oferecido a extração de dentes à população assistida, porém, não vem sendo oferecido à população o tratamento odontlologico de limpeza de dentes, devido a falta de material. Ainda na unidade de saúde do Texaco é oferecido o atendimento da Nutricionista Thiane Prates, às quartas-feiras à tarde.
NO PSF DO BAIRRO ELIAS DAVID
Os vereadores  constataram que há regularidade no fornecimento das vacinas disponíveis na rede pública de saúde para a população assistida na Unidade, e o atendimento médico que é feito às segundas, quartas e quintas, fica à cargo do médico Dr. José Maria, no horário das 08 às 12 horas. Já o atendimento odontológico, apesar de ter um consultório todo montado, ainda não é oferecido à população na Unidade de Saúde. Os pacientes são direcionados para serem atendidos na Unidade de Saúde do Texaco por dispor de equipamentos em pleno funcionamento. Esse atendimento, segundo os vereadores constataram, só é oferecido extração. Não é oferecido à população o atendimento de limpeza e tratamento dentário à população carente que recorrer à rede pública de saúde do município. O acompanhamento e do Pré- Natal e Preventivo foi informado que ocorre regularmente, sob o comando da enfermeira Angélica Brandão. 
PSF MARIANO GONÇALVES
O terceiro PSF a ser visitado pelos vereadores Joel Fernando e Eduardo Reis, foi o Mariano Gonçalves dos Santos, que fica situado próximo ao hospital. Os vereadores constataram que também há disponibilidade de vacinais contra a Febre Amarela, o médico atende às terças, quartas e quintas e faz também visitas domiciliares às quintas-feiras. O preventivo e o pré-natal para as mulheres e gestantes, são feitos semanalmente na Unidade de Saúde sob a coordenação da enfermeira, Brena Araujo. Apesar disso, segundo a enfermeira, as pacientes tem criado uma certa resistência em fazer o preventivo com as Enfermeiras do município, onde elas, as pacientes, se sentem mais à vontade com Enfermeiras de fora. Durante a visita, os vereadores constataram que há uma deficiência enorme, e sem justificativa convincente, acerca do atendimento odontológico que não vem sendo oferecido plenamente à população através programas saúde da família, que fazem parte da Atenção Básica de Saúde nos PSFs. 
Diante da situação, os vereadores irão encaminhar oficio à Secretária de Saúde, Neuza Maria e ao Prefeito, cobrando providencias para que a população possa ser assistida plenamente com os serviços odontológicos (extração, limpeza, restauração e tratamento dentário correto). Para os vereadores, eles estão fazendo o seu papel de fiscalizar os serviços públicos que são oferecidos à população pelo município. “É nosso dever visitar, fiscalizar, sugerir e cobrar do gestor as devidas providencias” disse o vereador Joel Fernando. Já o vereador Eduardo Reis lembrou: “Iremos também visitar o Distrito de Cafundó para saber como anda o atendimento àquela população. O povo nos elegeu foi pra isso também” lembrou o vereador.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário