segunda-feira, 4 de setembro de 2017

BAHIA TEM SETE REPRESENTANTES ENTRE OS 100 DESTAQUES DO CONGRESSO

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta segunda-feira (4) a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional e dos Parlamentares em “Ascensão”. A lista é respeitada e feita há 24 anos no Legislativo. A Bahia conta com sete representantes neste levantamento.
Os deputados Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Arthur Maia (PPS), Daniel Almeida (PCdoB), José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR) e o senador Otto Alencar (PSD). Os dois últimos aparecem pela primeira vez na listagem. José Rocha é líder do PR. Já Otto é presidente do PSD no estado, é 2º vice-líder do Bloco Parlamentar Democracia Progressista (PP/PSD). Presidiu a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, criada para examinar a Agenda Brasil. Atualmente, preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.
A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso 2017, em termos proporcionais, pela terceira vez, é maior que a participação total da mulher no Legislativo Federal. A quantidade de mulheres no Senado e na Câmara são iguais nos “Cabeças” de 2017.
As mulheres representam atualmente apenas 9,28% do Congresso Nacional (64, sendo 52 deputadas e 12 senadoras). Já na elite do Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a 12% (seis senadoras e seis deputadas). Alice Portugal se mantém na lista.
Já os deputados Bebeto (PSB ), Cacá Leão (PP), Claudio Cajado (DEM), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Márcio Marinho (PRB)integram a lista de parlamentares em “Ascensão”.
De acordo com o Diap, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
O PT é o partido com o maior número de representantes no ranqueamento. São 19 petistas na lista, sendo 11 deputados federais e oito senadores. O partido é seguido pelo PMDB, do presidente Michel Temer, que colocou 16 nomes na lista embora seja a legenda com o maior número de congressistas.
Em terceiro vem o PSDB. Os tucanos têm cinco deputados federais e oito senadores somando icônicos 13 representantes. Já o DEM, partido em crescimento, teve sete filiados entre os 100 principais nomes do Congresso.
A Bahia divide a quarta posição com o Rio Grande do Sul entre os estados com maior representação na listagem. São Paulo lidera o ranking com 15 e é seguido por Minas Gerais (9) e Rio de Janeiro (8).
Destaque para o senador Paulo Paim (PT-RS) que é o único parlamentar que está presente em todas as listas desde 1994. Conforme o texto publicado pelo Diap, Paim aparece desde os tempos em que era deputado federal e hoje como senador.
“Além de excelente trânsito entre seus pares, Paim, como é carinhosamente chamado pelos demais parlamentares, reúne habilidades que o credenciou a exercer influência por mais de duas décadas consecutivas no Congresso Nacional”. Do Bocãonews.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário