segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CONTRATO DO LIXO RENDE CRÍTICAS A ATUAL GESTÃO E GERA SUSPEITAS POR PARTE DA OPOSIÇÃO

Uma Retro quebrada, um Compactador de Lixo e uma Caçamba  ( Montagem Blog JF)
A pior atitude de um gestor público é subestimar a capacidade intelectual de uma comunidade. É achar que ninguém pode ou deve contestar as suas ações à frente do poder público. O prefeito de Itapitanga Dernival Dias Ferreira, sempre flertou em governar com o perigo. Dessa vez, logo no inicio de sua gestão, tratou de firmar via dispensa de licitação, um contrato de locação de serviços de prestação de coleta de lixo, no valor de R$ 244.800,00 que está dando o quê falar:(Lembre Aqui). Um Compactador de Lixo, uma Caçamba e uma Retroescavadeira (por sinal, velha e quebrada na porta da secretaria de obras há mais de uma semana) é a justificativa para tal investimento, logo nos primeiros dias da sua gestão, batizada de Governo de Novos Caminhos. 
Serão pagos, com o meu, o seu, o dinheiro do contribuinte, por três meses consecutivos, cerca de R$ 81.600,00 à empresa A & S Construtora de Serviços Ltda-ME, responsável em executar os serviços. Não é uma coleta seletiva de resíduos (plásticos, ferros, vidros etc). É um contrato pomposo jamais visto na história política-administrativa de Itapitanga, que só vem aumentando as especulações sobre as sinceras razões que motivaram a sua contratação. E o pior: ninguém no governo dá uma explicação. É como se nada estivesse acontecendo ou como se não devessem explicações à população.
Outro ponto que também chama à atenção é que não havia calamidade no serviço de coleta de lixo na cidade para justificar tal contratação. Mas o gestor entendeu e decretou situação de emergência baixando o Decreto N. 1.482 (Aqui). Um aliado do prefeito, que pediu reserva no seu nome, usou a sensatez e reconheceu que nada justifica essa contratação a esse valor.
Sentindo o cheiro de fumaça debaixo disso, a oposição já tratou de revindicar cópias do processo de dispensa de licitação, juntamente com o contrato que rege a prestação dos serviços. Tanto que o vereador Eduardo Reis, já protocolou um pedido baseado na Lei n. 12527/2011 - Lei de Acesso à Informação -LAI (Aqui). Avalia-se indícios de superfaturamento, já que, contratos com empresa lixo, na sua maioria, possibilitam essas traquinagens. Por outro lado, o discurso retransmitido pelos assessores mais próximos tem sido de muitas dificuldades para administrar e a orientação é para economizar ao máximo, devido a crise que as prefeituras estão passando, principalmente a de Itapitanga. Hã hã.
Quem ouve inicialmente o discurso da contenção de despesa até se deixa levar. Porém, outros já se vacinaram contra as espertezas do atual gestor e respondem com uma pergunta: É para pagar o carro de lixo, é? Você pode até rir, mas o caso é sério! 
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário