quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PROJETO DE CONSÓRCIOS DE SAÚDE É APRESENTADO AOS DEPUTADOS PELO SECRETÁRIO VILAS-BOAS

Secretário Fábio Vilas-Boas apresenta projeto a deputados. Imagem: Leonardo Rattes/Ascom-Sesab.
Deputados estaduais conheceram nessa quarta-feira (19) detalhes dos Consórcios Públicos de Saúde, durante encontro na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na apresentação, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que a ideia é ampliar os serviços de média complexidade nas cidades do interior.
Vilas-Boas falou que a estratégia é juntar cidades para prover serviços especializados em uma estrutura pública com qualidade e a um custo viável. “O consórcio não irá tirar a autonomia dos municípios, pelo contrário, irá empoderar”.
Ele acrescentou que o governo vai co-financiar o projeto, incentivando a formação dos consórcios para a expansão dos serviços. O estado financiará 40% dos custos mensais e os municípios pactuados ficarão responsáveis pelos 60% restantes. Além disso, o gasto com a construção das policlínicas também será arcado pela administração estadual, que investirá cerca de R$12 milhões para erguer cada unidade. O valor da manutenção mensal chegará a R$700 mil.
A rede de atenção dos consórcios vai ter Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serviços de média complexidade e laboratórios de saúde pública.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário