quarta-feira, 8 de abril de 2015

ITAPITANGA: RELATÓRIO DA COMISSÃO DE FINANÇA E ORÇAMENTO DERRUBA PARECER DO TCM QUE REJEITOU AS CONTAS DE DERNIVAL

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na noite de ontem, terça-feira(7), os vereadores discutiram e votaram o Parecer da Comissão de Finança e Orçamento, tendo a vereadora Rildes Magalhães como Relatora, José Roberto Tolentino - Presidente; Neilton Nascimento como membro, onde opinou pela derrubada do Parecer do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, que havia reprovado as contas do exercício de 2012 do ex-gestor, Dernival Dias Ferreira.  
No pequeno expediente, o primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador Eduardo Silva Reis, a pedido do presidente, fez  leitura do Parecer da Comissão de Finança e Orçamento, na íntegra, ouça abaixo:

Após a leitura, o Presidente da Câmara abriu o espaço para discussão da matéria, antes de ser submetida à votação. Abrindo a discussão, pediu a palavra o vereador Eduardo Silva. Vai abaixo, o áudio do pronunciamento.

Sentindo que não poderia haver o debate, o vereador Eduardo Reis voltou com a palavra e provocou a Comissão de Finanças e Orçamento para que debatesse  o Parecer. Ouça abaixo.

Aliado e amigo do ex-prefeito Dernival, o vereador Antônio Carlos(PSD), pediu a palavra para rebater o vereador Eduardo Reis. Vai abaixo o áudio.

Na sequência, o Presidente a Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador José Roberto"Ró de Beto", saiu na defesa do Parecer da Comissão, explicando que o Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, apenas emite Parecer Opinativo sobre as contas de gestores públicos, e lembrou que os edis (vereadores), não são obrigado a seguir o Tribunal de Contas, e adentrou mais na discussão, advertindo que"ninguém chega a meio moral por meio imorais". E lembrou: "Às vezes, alguns até dão sorte". E aproveitou para pedir o voto aos vereadores. Ouça na íntegra o pronunciamento abaixo.

A discussão fez a temperatura do debate subir, quando o vereador Antônio Carlos"Tonho", voltou a pedir a palavra para fazer alguns desabafos, onde frisou que teve mais pessoas pessoas o procuraram para votar favorável(derrubando o Parecer do TCM) do que contra às contas do ex-prefeito. Toinho ainda desabafou dizendo que o ex-gestor resgatou a credibilidade do funcionário público e a credibilidade de Itapitanga. Toinho ainda desafiou afirmando que se houver uma pesquisa de opinião pública, o nome mais forte para a sucessão de 2016, é o de Dernival. Ouça abaixo.

Em seguida, foi a vez do vereador Jole Fernando, que teve que passar o comando dos trabalhos da sessão, para o vice-presidente, o vereador Neilton do Nascimento, para que pudesse fazer seu pronunciamento. Ouça Baixo.

Encerrado o seu pronunciamento, o vereador Joel Fernando volta a assumir os trabalhos da sessão. Antes de submeter a votação o vereador Eduardo Reis pediu a a palavra para ratificar que não votaria favorável ao Parecer da Comissão e não por questão pessoal como tentaram o acusar, além disso, lembrou que não tem ciúme de homem, rebatendo  o vereador Gildarte, e disse que por entender, o Parecer do TCM revela com clareza os erros cometidos por parte da gestão do ex-prefeito. Como não havia mais nenhum vereador com desejo de usar a palavra, o Presidente colocou em votação o Parecer da Comissão de Finança e Orçamento que opina pela derrubada do Parecer do TCM sobre a rejeição das contas do exercício financeiro de 2012. Como a matéria é de quorum absoluto (dois terços), o Presidente também vota. A votação foi sete votos favoráveis ao Parecer da Comissão e dois votos contrários ( Eduardo Reis e Joel Fernando). Anunciado o resultado da votação, o Presidente avisou que irá comunicar oficialmente ao ex-gestor da data do julgamento das Contas, onde ele poderá apresentar a sua defesa, conforme rege a legislação vigente.  
Comente Agora!

Um comentário:

  1. Eu tenho vergonha de ver filhos de Itapitanga,eleitos pelo povo. Sendo conivente com tamanha roubalheira... Toma vergonha na cara vereadores nojentos r lutem pelo direito do povo. Larguem de serem egoístas ,hipócritas e procuram adotarem a postura de um bom caráter. Affff Leia isso e não esqueça. Affffff

    ResponderExcluir