quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PESQUISA RELEVA QUE UM QUARTO DOS BRASILEIROS DIRIGE APÓS CONSUMIR ÁLCOOL

Boa parte dos brasileiros, mais precisamente 24,3%, assume que dirigem mesmo após terem bebido. O dado foi relevado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por causa do alcoolismo, o País gasta R$ 60 milhões com internações por ano. Isso sem contar com os acidentes causados por motoristas embriagados.
Entre 2010 e 2013, foram mais de 313 mil hospitalizados pelo alcoolismo. No ano passado foram 172.780 mil internações apenas relacionadas a acidentes de trânsito. A PNS mostrou ainda que 13,7% dos entrevistados beberam álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias. O que representa a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais doses para homens em uma única ocasião. Entre os homens o índice chega a 21,6%, e 6,6% para as mulheres.
Ainda segundo a PNS, um a cada cinco adolescentes, ou 21,9% do total, consegue comprar álcool por conta própria, mesmo com proibição prevista em lei federal. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime vender bebida alcoólica para menores de 18 anos. Mesmo que não fosse vendida, a parte dos adolescentes – de 10 a 12% - consegue a bebida no ambiente doméstico e na companhia de parentes.
Malefícios
O álcool é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central. Ele pode causar dependência e mudança no comportamento. O álcool consumido de forma abusiva pode causar malefícios à saúde, como por exemplo, doenças cardiovasculares, câncer, além dos graves acidentes de trânsito. Do Ministério da Saúde.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário