quarta-feira, 30 de abril de 2014

DILMA DIZ QUE É CANDIDATA MESMO SEM APOIO DA BASE ALIADA

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, 30, que gostaria de ter a base aliada próxima quando sair candidata à reeleição e que seguirá mesmo sem apoio. Questionada sobre o movimento “Volta, Lula”, em entrevista a rádios da Bahia, onde cumpre agenda, ela afirmou que se trata de uma situação normal e que, em ano eleitoral, é possível que ocorram “todas as hipóteses que se pode conceber”. Ao comentar a manifestação de parlamentares do PR, nesta semana, que querem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT, Dilma respondeu: “Se não tiver o apoio da base (quando eu for candidata), toco em frente”, afirmou. Já na segunda-feira Dilma falou sobre o coro “Volta, Lula” e afirmou não se preocupar com a manifestação de representantes da base. “Ninguém vai me separar do Lula nem ele vai se separar de mim”, disse. Há duas semanas, em entrevista a blogueiros, Lula também afirmou que não sairá candidato e reiterou seu apoio à reeleição de Dilma. Ainda nesta manhã, Dilma participa da entrega de unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Camaçari (BA). Nesta terça-feira, ela participou de eventos em Feira de Santana, no interior baiano.
Comente Agora!

PREFEITO DE ILHÉUS PASSA MAL COM UMA CRISE RENAL

O prefeito Jabes Ribeiro deve retornar a Ilhéus na noite desta quarta-feira (30). JR passou mal com uma crise renal logo após o evento com o governador Jaques Wagner, na segunda-feira (28). Levado a Salvador, o prefeito não chegou a ser internado, mas passou por procedimentos para melhorar a circulação sanguínea, devido à insuficiência dos rins. O estado de saúde do gestor é normal e está fora de risco. (Ilheus24h)
Comente Agora!

PREFEITO CHAMA COMANDO DA GREVE DOS GUARDAS PARA NEGOCIAR

O bom senso imperou. O prefeito Joaquim Babo autorizou o Procurador Jurídico do município, Dr. Kitian Ribeiro, abrir diálogo com a categoria dos Guardas do município que anunciaram ontem, a greve por melhores condições de trabalho. A reunião ocorreu hoje pela manhã, onde o sindicalista e líder do Sindguardas na Bahia, Pedro, esteve presente com alguns Guardas do município para ouvir a proposta do governo municipal. De acordo Milton Lima - um dos líderes da greve - o prefeito comprometeu-se a começar a resolver algumas demandas da pauta de reivindicação da categoria até o dia 08 de maio, onde juntos, lavraram uma ata que relata as decisões e compromissos firmados entre Guardas(Sindguardas) e governo municipal.
Agora, é só esperar vencer o prazo pra vê se realmente, o que foi acordado será cumprido.
Comente Agora!

EDUARDO CAMPOS E MARINA SILVA PARTICIPAM DE ENCONTRO EM ILHÉUS

O ex-governador de Pernambuco e pré candidato a presidência do Brasil Eduardo Campos e a ex Ministra Marina Silva vão participar de encontro sobre o desenvolvimento da região cacaueira em Ilhéus.
Coordenado pelo PSB, Rede Sustentabilidade e PPS, o evento contará ainda com as presenças da senadora Lidíce da Mata, da ex-senadora Marina Silva e da ex-ministra do STJ Dra. Eliana Calmon, além do diretor da executiva estadual do PSB Bebeto Galvão.
O seminário que vai acontecer no auditório da Faculdade de Ilhéus ás 15h desta sexta-feira (02/05) deve abordar temas como: a implantação do sistema intermodal, o porto sul, a nova ponte Ilhéus-Pontal e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna.
Será dado destaque também a nova fase da região cacaueira, que entra de vez no aprimoramento da produção de chocolate e a expansão do turismo regional, dentre outros temas.
O encontro contará com a presença de representantes da sociedade civil organizada, políticos e a comunidade em geral que terá livre acesso ao seminário.
Logo após o evento, a comitiva receberá a imprensa em sala reservada para uma coletiva, onde o assunto principal será as eleições 2014.
Comente Agora!

DIVULGADA A LISTA DOS SELECIONADOS PARA O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS 2014


A Secretaria Estadual de Educação divulgou a relação de selecionados para as vagas do pré-vestibular gratuito Universidade Para Todos. O programa oferece 21.785 vagas em todas as regiões do estado.
Vários municípios do Sul da Bahia foram contemplados. Na nossa região, Ganduaparece na lista, com 211 candidatos. Desses, 100 foram contemplados e 111 estão na reserva, a espera de desistências. 
Além de aulas gratuitas, o programa oferece material didático, fardamento e isenção da inscrição para o vestibular das universidades estaduais. Para isso, o aluno deve apresentar frequência de no mínimo 75%.
O candidato pode consultar a documentação exigida para a matrícula no site www.educacao.ba.gov.br. As aulas começam no dia 5 de maio e prossegue até dezembro. Leia mais aqui.
Comente Agora!

TEOLÂNDIA RECEBE CAMINHÃO CAÇAMBA DO PAC 2

Prefeito de Teolândia, Lázaro Andrade recebendo de Dilma a chave o caminhão caçamba
Dentre os vinte municípios do sul da Bahia que receberam do governo federal, nesta terça-feira(29), motoniveladoras e caminhões caçambas, o município de Teolândia está entre eles. O prefeito Lázaro Andrade Oliveira(PMDB), recebeu das mãos do presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de entrega ocorrida em Feira de Santana, a chave do caminhão caçamba contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento -PAC 2. Outras localidades sulbaianas foram beneficiadas com pás carregadeiras durante a solenidade em Feira de Santana. 
Segundo o prefeito Lázaro, o caminhão caçamba irá auxiliar nos serviços das obras que já estão em andamento no município. 
Ao chegar em Teolândia, o prefeito Lázaro fez questão de convidar todos os vereadores para entregar à comunidade o novo caminhão caçamba adquirido junto ao governo federal e agradeceu a todos pelo apoio que vem recebendo.  
Entre os municípios contemplados estão Arataca, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Floresta Azul, Gandu, Itaju do Colônia, Ibirapitanga, São José da Vitória, Una, Ubatã e Ubaitaba.No total, 190 municípios baianos receberam equipamentos. Foram investidos quase R$ 70 milhões em recursos do PAC 2. Foram entregues 41 motoniveladoras, 76 caminhões caçamba e 110 pás carregadeiras.
Comente Agora!

terça-feira, 29 de abril de 2014

GOVERNO ENTREGA EMPREENDIMENTOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA A 1.224 FAMÍLIAS EM FEIRA

Quatro empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, que beneficiam mais de 3.600 pessoas, foram entregues em Feira de Santana nesta terça-feira (29) pela presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner. 
A presidente e o governador visitaram casas do Residencial Ecoparque 2 e entregaram chaves de unidades do conjunto, além de outro residencial, o Viver Iguatemi. “A casa própria é o sonho que cada um quer ter. Entregar essas 1.224 moradias é especial porque este [o Minha Casa, Minha Vida] é o programa que mais protege a família brasileira, que permite aos que mais precisam ter a casa própria”, afirmou Dilma.
O estado da Bahia se destaca no programa com mais de 150 mil unidades contratadas pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Destas, 61,3 mil já foram inauguradas e 65,4 mil contratadas em municípios com mais de 50 mil habitantes e regiões metropolitanas. “Hoje completamos, só em Feira de Santana, 19 mil unidades habitacionais com investimentos de R$ 1 bilhão em 44 empreendimentos no município”, disse o governador Jaques Wagner.
Comente Agora!

ÍNDIOS SÃO ASSASSINADOS EM ZONA RURAL DE ILHÉUS

Dois indígenas foram encontrados mortos, na tarde de segunda-feira (28), na fazenda Surubim, em Ihéus. Segundo a polícia, os corpos dos dois homens, que eram pai e filho, tinham marcas tiro e perfurações feitas com arma branca. De acordo com parentes que não quiseram se identificar, pai e filho saíram a cavalo por volta das 10h40 da segunda, quando foram surpreendidos por homens armados, que atiraram contra eles. As vítimas morreram no local. Segundo os familiares, os indígenas eram sócios de uma fazenda na região de Santaninha, zona rural de Ilhéus. A propriedade de 70 hectares fica perto da aldeia tupinambá Tabatamoa. Ainda segundo a família, eles não tinham recebido ameaças de morte e a relação com o dono da fazenda era boa. O crime aconteceu na área disputada por índios e produtores rurais, e a suspeita da polícia é que o caso tenha ligação com o conflito. Se ficar comprovado, a investigação será encaminhada para a Polícia Federal (PF). Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técninca de Ilhéus (DPT). A equipe da Policia Civil e do DPT tiveram trabalho para retirar os corpos, devido ao difícil acesso ao local onde se encontravam. A polícia procura por suspeitos e investiga o que pode ter motivado o crime. Informações do G1.
Comente Agora!

ITAPITANGA: GUARDAS DO MUNICÍPIO PARAM ATIVIDADES POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

Guarda municipal entra em greve por melhoria nas condições de trabalho( Foto: Vagdel)
Não é de hoje, mas um dia certamente iria vir à tona tal reclamação. As condições de trabalho da Guarda municipal nunca foram das melhores e, sempre piorando a cada dia. Só que a categoria se organizou, filiando-se ao Sindguardas - Sindicato das Guardas Municipais da Bahia - ganhou voz e passou a cobrar melhores condições de trabalho. Desde o ano passado que a categoria chama a administração para uma mesa de negociação em prol da regulamentação da Guarda municipal, fardamento digno para a categoria e adicional por exercício da profissional de risco. Da pauta, apenas o fardamento da guarda está sendo atendido. A situação se agravou quando faltou habilidade do governo para negociar chegando ao ponto dos guardas decretarem greve por tempo indeterminado.
Hoje pela manhã, em assembleia, a categoria decidiu parar as atividades, onde só funcionará com trinta por cento da escala de trabalho. Após a decisão em assembleia, os guardas reuniram-se em protesto em frente a prefeitura cobrando melhorias nas condições de trabalho, onde o líder do Sindiguarda, Pedro cobrou providências e disse que a categoria estar aberta para diálogo:"Não queremos greve, mas tornou-se inevitável tal decisão, diante da falta de atenção do governo municipal. A Guarda vai entrar em greve obedecendo o que reza a constituição federal" avisou.
Se os assessores do prefeito ou o governo subestimou  a capacidade de organização da categoria e achou que os guardas estavam blefando, então, quebraram a cara. A paralisação registra pela primeira vez na história do município, servidores decretando greve por não terem seus direitos assistidos. Faltou habilidade ao governo e sobra vontade à categoria dos guardas.
Comente Agora!  

ILHEENSE TENTOU FURTAR VEREADOR DE ITAJUÍPE E SE DEU MAL

Ontem (28), por volta das 13 horas, o vereador de Itajuípe, Raimundo da AABB, se compadeceu de um jovem que lhe procurou para pedir ajuda, pois não tinha dinheiro para pagar sua passagem para cidade de Itabuna. Marcelo de Oliveira dos Santos, 28 anos, morador de Ilhéus, foi convidado para tomar banho e almoçar na casa do vereador com a promessa de que logo após a refeição, seria levado em seu carro para Itabuna. A filha de Raimundo da AABB notou que o celular não estava mais sobre a mesa onde havia colocado. O vereador desconfiado, pediu para revistar a mochila de Marcelo. Como não encontrou o aparelho, mandou que ele tirasse a roupa e assim descobriu que o celular estava preso na cueca. Após a descoberta, o ladrão fingiu um desmaio para não ser linchado pela pessoas que ali se encontravam, A polícia militar foi acionada e conduziu Marcelo para a delegacia. (WebNewsSul).
Comente Agora!

JOAQUIM BARBOSA REPUDIA DECLARAÇÃO DE LULA SOBRE MENSALÃO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, rebateu as declarações do ex-presidente Lula sobre o processo do mensalão, em nota na noite desta segunda-feira (28). Dizer que o julgamento foi 80% político é, para o chefe do STF, algo que merece ser alvo de repúdio. "A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça", diz. "O juízo de valor emitido pelo ex-Chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome", completou o presidente do Supremo. Barbosa ainda lembrou que o processo foi conduzido de forma "absolutamente transparente", já que todas as partes envolvidas tiveram acesso aos autos.
Comente Agora!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

FUTURO DE BORGES DEPENDE DE POSIÇÃO DA BANCADA

A sorte do baiano César Borges (PR) no ministério dos Transportes depende da posição da bancada nacional do partido, que deve definir esta semana se é a favor ou contra a reedição da aliança para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Dado o nível de descontentamento dos deputados federais com Dilma, o clima hoje é pelo rompimento. Se isso acontecer, entretanto, não tem quem segure o ministro nos Transportes. A eventual queda de Borges pode repercutir na sucessão estadual baiana, porque alguns quadros do PR defendem o apoio à candidatura a governador de Paulo Souto (DEM). Por um motivo simples: a secretaria estadual de Turismo, dada ao partido, não anda lá bem das pernas para conseguir voto para ninguém. Esta é a razão porque, no QG de Souto, já se defende que sejam escolhidos emissários para conversar com Borges se o PR sair da base de Dilma.
Comente Agora!

ADVOGADO DE PRISCO ENTRA HOJE COM RECURSO NO STF

A defesa do vereador Marco Prisco (PSDB), vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que indeferiu o pedido de liberdade feito no último sábado (19). O recurso será apresentado nesta segunda-feira (28), segundo nota divulgada pela Aspra. De acordo com Fábio Brito, um dos advogados que vem atuando na defesa de Prisco, o recurso será elaborado com questionamentos em relação a dois pontos.
O primeiro diz respeito ao código 295 do Processo Penal, que garante prisão especial a vereadores como forma de prevenir perseguição política. A segunda está relacionada à Lei de Anistia do Congresso Nacional aprovada em agosto do ano passado pela presidenta Dilma Roussef e que anula todos os possíveis crimes cometidos na greve de 2012. Brito ainda informou que caso Lewandowski mantenha a decisão de indeferir o pedido, mesmo após o recurso, um embargo de declaração será aberto contra o próprio ministro no STF.
Comente Agora!

PROBLEMAS EM SISTEMA CARCERÁRIO DIFICULTAM APLICAÇÃO DE NOVAS REGRAS PARA PRESOS LGBT

Uma resolução do Conselho Nacional do Combate à Discriminação definiu novos parâmetros de acolhimento à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) de unidades prisionais do país. Uso do nome social, espaço de vivência específico, manutenção do cabelo e direito à visita íntima são alguns dos aspectos destacados pelo documento. Embora as novas regras tenham sido publicadas no Diário Oficial da União do último dia 17, os desafios já existentes no sistema prisional dificultam a implementação das normas. "A partir de agora, ela passa a ser exigida. Ela não se mostra autoaplicável. Com a lotação acima da capacidade das unidades, fica difícil destinar espaços de vivência específicos (celas e espaço de convivência)", afirmou ao jornal A Tarde o promotor de execução penal Edmundo Filho. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), havia 4.239 internos em unidades da capital na sexta-feira (24). A capacidade, no entanto, é para 3.754, o que gera um excedente de 485 detentos (13%). No interior do estado, a situação é pior: 12.231 internos para 8.443 vagas, o que deixa o sistema com 3.788 pessoas a mais (45%). A Seap informou que não tem estatísticas da porcentagem LGBT da população carcerária. De acordo com a coordenadora LGBT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Paulett Furacão, durante visitas feitas a sete unidades no ano passado, 50 internos (as) se declararam pertencentes ao grupo LGBT. "Às vezes, não querem se expor para não sofrer nenhum tipo de violência", comenta. Segundo a resolução, a transferência da pessoa presa para o espaço de vivência específico LGBT fica "condicionada à sua expressa manifestação de vontade".
Comente Agora!

sábado, 26 de abril de 2014

CANONIZAÇÃO DOS PAPAS JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII ACONTECE NESTE DOMINGO

O papa Francisco declara santos o polonês João Paulo II e o italiano João XXIII em missa neste domingo (27) em Roma, na Itália. O Vaticano confirmou, neste sábado (26), que o emérito Bento XVI é o convidado especial. Espera-se que cerca de um milhão de pessoas, entre elas 24 chefes de Estado, acompanhem a canonização que será celebrada por dois papas. Na noite de hoje, uma vigília por igrejas de Roma dará início às homenagens. A grande missa está marcada para começar às 10h de amanhã (5h, em Brasília) e contará com a ajuda de seis mil padres e 150 cardeais e bispos. A cerimônia já considerada única e histórica pelo Vaticano. A canonização de ambos foi anunciada em 2013 por Francisco, após exceções concedidas para que isso ocorresse. No caso de João Paulo II, seu sucessor, Bento XVI, dispensou ainda em 2005, logo após sua morte, o prazo necessário de cinco anos para a abertura de um processo desse tipo. No mesmo ano, foi aberta a investigação do primeiro milagre atribuído a ele – a segunda graça, requisito para virar santo, teria ocorrido em 2011. Já João XXIII, papa entre 1958 e 1963, será declarado santo sem o reconhecimento do segundo milagre, porque Francisco decidiu canonizá-lo por suas virtudes em vida. As informações são da Folha.
Comente Agora!

MÉTODO PARA DESAMASSAR CARRO EM CASA FAZ SUCESSO NA INTERNET

Um vídeo publicado na internet está fazendo sucesso ao ensinar as pessoas a desamassarem um para-choque de veículos.
As imagens foram publicadas no YouTube e em pouco mais de um mês já tem mais de 2 milhões de visualizações. O vídeo está em inglês, mas a receita é simples.
A pessoa que tenha amassado para-choque de seu carro precisa basicamente de um secador de cabelos, segundo o vídeo. Em cerca de meia hora o problema estaria resolvido.
O primeiro passo seria limpar o local do amassado com polidor ou cera para retirar todo a sujeira e impossibilitar que durante o processo surjam possíveis arranhões. Depois é só usar o secador diretamente no local amassado por 10 minutos. Confira:

sexta-feira, 25 de abril de 2014

VEREADOR APRESENTA PROJETO QUE COBRARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA DOS SECRETÁRIOS

Objetivando sempre a busca pelo planejamento, eficiência e maior transparência na gestão pública municipal,  o vereador Joel Fernando(PCdoB), apresentou na sessão da Câmara da última terça-feira(22), o Projeto de Lei N. 01/2014 que dispõe sobre a realização de Audiências em todas as secretarias municipais, com o objetivo de demonstrar o cumprimento das metas previstas na Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual. O projeto tem a finalidade de cobrar dos secretários municipais o cumprimento das ações e metas estabelecidas pela administração pública no ano do exercício financeiro. No seu pronunciamento, o vereador argumentou:
- A administração pública tem o dever de socializar através de audiências públicas as ações e metas que foram estabelecidas no planejamento -PPA e Lei Orçamentária - através dos seus secretários, para que a comunidade possa tomar conhecimento do que foi executado e das dificuldades encontradas para o cumprimento de suas ações. 
De acordo ainda com vereador, o secretário não pode se restringir só a figura de um agente político que está à frente da pasta, ele tem que estabelecer um plano de ação e metas a serem alcançados para o bom desenvolvimento da administração pública municipal. A avaliação do vereador é que com essas audiências realizadas quadrimestralmente, será possível identificar os problemas que porventura estão impossibilitando a execução das ações que foram previamente estabelecidas pela administração e, consequentemente, percebermos quem estar realmente exercendo com eficiência a gestão da pasta e contribuindo pela melhoria da administração.
"Sou simpatizante e defendo uma administração voltada para a meritocracia, onde os competentes tem que mostrar capacidade de tirar do papel o que foi estabelecido" concluiu o vereador, durante o seu pronunciamento. 
O projeto agora vai ser submetido à apreciação das Comissões permanentes e em seguida será debatido e votado pelo plenário da Câmara.( Confira o Projeto de lei em Mais Informações).

JUSTIÇA COBRA DO EX-PREFEITO DE UNA

Ex-prefeito de Una, Zé Pretinho
O Juízo Civil da Comarca de Una mandou cancelar o registro de ao menos 04 procedimentos em que o ex-prefeito José Bispo Santos contesta ação de cobrança por parte da municipalidade. O ex-prefeito responde a diversas execuções fiscais, ação civil pública e penal, na justiça comum e na justiça federal. O político entrou com embargos de execução nas ações, mas não recolheu as custas cartorária, sob a alegação de passar por estado de pobreza, todavia não fez comprovar o seu estado de hipossuficiência. O juiz concedeu o prazo de trinta dias para ele efetuasse o pagamento, o que não aconteceu. Intimado a pagar as custas, Zé Pretinho não cumpriu o quanto exigido pelo Judiciário. Ele recorreu de mais duas execução junto ao Tribunal de Justiça da Bahia. A ação de Execução é para que o município receba o que lhes foi, supostamente, desviado durante a gestão do ex-prefeito. Do RBN.
Comente Agora!

ITAPITANGA: DOIS ADOLESCENTES ARMADOS TENTARAM MATAR ALUNO NA SALA DE AULA

Foto ilustrativa ( Google)
A ousadia somada à sensação de insegurança que passa a comunidade Itapitanga, vem tornando os delinquentes muito mais ousados e agressivos do que se pode imaginar. Prova disso foi o ocorrido nesta quarta-feira(23), quando dois jovens armados com revolver e uma peixeira, causaram o maior pânico no Colégio João XXIII, ao tentar entrar nas dependências do colégio para acertar as contas com um aluno que estuda à noite. O clima ficou tenso onde alunos e professores se viram obrigados a chamar a polícia para garantir a segurança do aluno ameaçado e dos servidores que lá trabalham. A polícia conseguiu chegar a tempo de impedir o mal maior, mas, a ousadia e tom da violência trazido pelas palavras agressivas impressionaram a todos. Relatos afirmam que antes, ainda à caminho do colégio um dos jovens delinquentes fez o motorista da ambulância, parar o veículo, sob pena de levar um tiro e abrir as portas da ambulância para certificar-se que o jovem que eles procuravam não estava dentro da ambulância( quanta ousadia!). De acordo com informações, a rixa deve-se, supostamente,  a acerto de contas com envolvimento em drogas. 
Preocupados com a situação de insegurança, os professores do Colégio convocaram uma reunião com prefeito Joaquim Babo, ontem pela manhã, cobrando do gestor mais segurança no colégio sob pena de não voltarem a dar aulas enquanto não estiver garantida a sua segurança. O prefeito comprometeu-se a tomar algumas providência, e ainda ontem à noite, deslocou mais dois guardas e determinou que a Secretaria de Obras fizesse a manutenção da iluminação externa do colégio.
Comente Agora!

DILMA DESEMBARCA NA BAHIA NA PRÓXIMA TERÇA PARA ANÚNCIO DE DUPLICAÇÃO DA BR-101

A pouco mais de seis meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) marcou viagem para Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e Feira de Santana, onde participa do evento de lançamento do edital de licitação para a duplicação da BR-101. A petista, pré-candidata à reeleição, deve desembarcar em território baiano na próxima terça-feira (29) e retornar a Brasília já na quarta (30). No primeiro dia de estadia no estado, conforme agenda do Executivo nacional, ela entrega, em Feira, cisternas para cidades do semiárido, por meio do programa Água para Todos, e 228 máquinas a cerca de 190 prefeituras. Além de anunciar as obras de ampliação da rodovia que liga o município a Sergipe, Dilma participa ainda da formatura de 750 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma das ações que devem receber mais destaque na campanha petista ao pleito de outubro deste ano. Para Camaçari, no dia seguinte, está prevista a concessão de 1,5 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O governador Jaques Wagner (PT) – que coordena a chapa encabeçada pelo pré-candidato situacionista ao governo, Rui Costa (PT) – também participará dos eventos. 
Comente Agora!

ADVOGADO DE PRISCO RECORRE AO PLENO DO STF

A defesa do líder do motim da PM na Bahia, vereador Marco Prisco, do PSDB, decidiu recorrer da decisão do STF, Supremo Tribunal Federal, que manteve o ex-soldado na prisão. O habeas corpus foi indeferido pelo ministro Ricardo Lewandovski no início da noite de quarta-feira. Prisco está preso no Complexo da Papuda, em Brasília, após ser detido por policiais federais em um resort na Costa do Sauípe. A prisão preventiva do ex-soldado da PM foi pedida pelo Ministério Público Federal e concedida pela Justiça Federal em Salvador, no começo da paralisação da polícia, na semana passada, mas sem relação com ela. Advogados do vereador entraram com pedido de relaxamento da prisão de Prisco no sábado, um dia depois dele ser preso no litoral norte baiano. O STF afirma que a prisão de Prisco se deu para garantir a ordem pública. O tribunal lembrou que ele já responde por crimes cometidos no motim de 2012. O ministro também citou os prejuízos do motim anterior, com saques, depredações, arrastões e elevação considerável do número de homicídios. (A Região)
Comente Agora!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

RECUPERANDO ALGUMAS RUAS

Recuperação da rua N.S do Rosário - próximo à EBAL ( Foto: Vagner -Face)
Após constatar que o as principais ruas da cidade estavam esburacadas, o prefeito Joaquim Babo autorizou que a secretaria de Obras desse inicio ao trabalho de recuperação das principais vias da sede do município. O trabalho de recuperação de algumas ruas - Praça ACM - Travessa da Conquista com a Afonso de Carvalho, J. J Seabra - já foram iniciadas e concluídos. A continuidade do serviço segue recuperando os trechos mais danificados da rua N. Senhora do Rosário.
Comente Agora!

DILMA FOI IRRESPONSÁVEL NA ECONOMIA, DIZ MARINA

A pré-candidata à vice-presidente da República na chapa do PSB, Marina Silva, disse que a presidente Dilma Rousseff foi irresponsável na economia. “Defendo que não se tivesse praticado as irresponsabilidades que se praticaram com os instrumentos de política macroeconômica”, afirmou Marina, em entrevista ao “Jornal do SBT”. Segundo Marina, “o maior risco que os trabalhadores estão vivendo hoje é o risco da volta da inflação”. Ela rebateu crítica do ex-presidente Lula de que o pré-candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, faria oposição ao PT pela direita. “Quando a gente olha e vê o Collor, o presidente Sarney, o Maluf e o Renan Calheiros junto com a presidente Dilma e o presidente Lula, o que ele tá chamando de direita?” Marina disse que o país “não pode ficar fazendo campeonato de corrupção” entre PT e PSDB, quando questionada sobre qual governo federal desses partidos teria cometido mais irregularidades. Ela afirma que maior erro de Dilma foi não ter feito “alianças em torno de programa na eleição” de 2010. Para Marina, isso teria ocasionado “retrocessos em vários aspectos”. Indagada se seria contraditório Campos falar em nova política com aliados conservadores em Pernambuco e com uma longa trajetória de político profissional, ela respondeu que o PSB procura “aliança programática” e não em torno de pessoas. “O ministro das Minas e Energia [Edison Lobão, do PMDB] não entende de energia. É um arranjo puramente político”, afirmou. Veja a íntegra da entrevista:

ITAMARAJU: JUSTIÇA CONDENA EMBASA A PAGAR R$ 150 MIL DE MULTA POR ESGOTO ILEGAL

A Justiça condenou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a pagar uma multa de R$ 150 mil por descumprir legislação ambiental na instalação de rede de esgoto no município de Itamaraju, no sul da Bahia. O juiz Rafael Siqueira Montoro da Vara Cível da cidade ainda condenou a Embasa a restituir em dobro os valores indevidamente cobrados aos consumidores entre outubro e dezembro de 2006, em taxas de serviço de esgotamento sanitário. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (23) a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), ajuizada em 2006 pelo promotor de Justiça Paulo Sampaio Figueiredo. A ação aponta que a empresa instalou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de forma ilegal, sem licença de operação para a atividade. A Embasa ainda obrigou os consumidores a aderirem ao sistema de esgotamento ilegal num prazo de 90 dias, sob pena de terem o fornecimento de água suspensa. A empresa cobrava uma taxa que foi considera “abusiva” pelo Parquet, que usava como base de cálculo um índice de 80% do valor correspondente ao consumo cúbico de água registrado no hidrômetro do consumidor. A Embasa tem 90 dias para que os valores cobrados sejam creditados e compensados nas tarifas das contas futuras dos clientes. Os R$ 150 mil deverão ser aplicados no Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Comente Agora!

LULA E WAGNER TENTAM CALAR GABRIELLI, DIZ SITE

O ex-presidente Lula e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foram acionados para tentar acalmar o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de Planejamento da Bahia, de acordo com publicação no site Diário do Poder, do jornalista Claudio Humberto. José Sérgio Gabrielli chegou a afirmar que Dilma, então presidente do conselho de administração da estatal, “precisa assumir as responsabilidades dela” pela decisão de comprar por US$ 1,3 bilhão a refinaria norte-americana de Pasadena, no Texas, avaliada em US$ 42,5 milhões. Segundo a publicação, Lula anda preocupado porque decisões tão importantes, como comprar a refinaria, passavam por ele e sabe que o caso impactará na eleição. Após o caso ser denunciado, Dilma informou em nota que um parecer do ex-diretor Nestor Cerveró a induziu ao erro de aprovar a transação. Também irritou Gabrielli a afirmação de Graça Foster, que o substituiu na presidência da Petrobras, de que a refinaria foi um mau negócio. Indicado por Jaques Wagner, Sergio Gabrielli presidia a Petrobras em 2006, quando foi fechada a compra da refinaria de Pasadena.
Comente Agora!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

APARELHO DE ALTA PRECISÃO PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER É INCORPORADO AO SUS

Uma das tecnologias mais modernas para diagnóstico e acompanhamento de vários tipos de câncer, o PET-Scan foi incorporado nesta quarta-feira (23) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). O exame realizado com o PET-CT, como também é conhecido, verifica a dimensão exata de 20 doenças, na maioria câncer. Pelo SUS, o exame só será coberto para câncer de pulmão, colorretal, linfoma de Hodgkin e não Hodgkin – a previsão é de que este ano pelo menos 69.790 casos sejam registrados destas doenças este ano. Já os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento para oito enfermidades. O PET-Scan tem base na medicina nuclear e por isso utiliza substâncias que emitem radiação muito pequena para conseguir imagens precisas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, há 100 aparelhos em todo país, distribuídos na proporção da densidade demográfica e em unidades de atendimento públicos e privados (entre estes, boa parte é credenciada ao SUS). Com informações da Agência Brasil.
Comente Agora!

STF NEGA LIBERDADE; PRISCO CONTINUA PRESO

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira, 23, o habeas corpus do vereador baiano Marco Prisco, um dos líderes da greve da Polícia Militar da Bahia. Prisco está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, desde o dia 18. A prisão é por 90 dias, a pedido do Ministério Público Federal, para "garantia da ordem pública". O vereador é diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra). O pedido de habeas corpus foi encaminhado primeiro à Justiça Federal, mas o desembargador José Amílcar Machado, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, avaliou que a questão, por se tratar de crime previsto na Lei de Segurança Nacional, deveria ser avaliada no STF. O Vereador responde a crimes como impedir com violência ou grave ameaça o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Diante disso o ministro atendeu ao que Código de Processo Penal prevê, a prisão de quem possa cometer novamente o crime pelo qual responde, mantendo a decisão de prisão de Marco Prisco da 17ª Vara da Seção Judiciária do Estado da Bahia do dia 15 de abril. O advogado de defesa e vice-presidente da Aspra, Fábio Brito, afirmou que a defesa do vereador vai recorrer da decisão pedindo um agravo regimentar à corte, o que submete o julgamento do habeas corpus ao pleno. Sobre a possibilidade de uma nova paralisação, Brito descartou "completamente" a possibilidade. "Como vice-presidente da Aspra, defendo que não haja. Devemos manter as atividades em respeito à população. Vamos manter nossa palavra, pois somos homens e mulheres de palavra", disse. (A Tarde)
Comente Agora!

VEREADOR COBRA REFORMA DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS

Quadra Robson Dias Pinheiro - Bairro Vicente Possidônio Esteves (Foto: Wagner Ferreira)
O vereador Eduardo Reis(DEM) apresentou na sessão da Câmara, ocorrida nesta terça-feira(22), Requerimento solicitando a reforma da Quadra Robson Dias Pinheiro e a Quadra do Colégio João XXIII. De acordo com o vereador, a situação das duas quadras tem impossibilitado da juventude praticar os esporte de quadra. Durante a discussão no pequeno expediente a vereadora Núbia Almeida(PSB), pediu um aparte para informar que também havia subscrito o requerimento, pois, no ano passado ela também já havia solicitado a referida reforma, mas, obteve a informação do governo de que a prefeitura estava aguardando a liberação da verba para a construção da quadra, próximo a nova Creche, como da reforma do Colégio João XXIII, junto ao governo federal - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -FNDE. 
A Quadra do Colégio vem sendo depredada há anos, e as condições para a prática do esporte comprometeu-se ainda mais depois que os refletores foram retirados no ano passado para ornamentar a festa de São João, e até hoje não foram repostos. Já a quadra do Bairro Vicente Possidônio Esteves, essa sofreu um processo de destruição ao longo dos últimos oitos anos e nada restou dela, nem os alambrados, que tiveram de ser aproveitados para a construção da Quadra do Distrito de Cafundó.
Comente Agora!

MUNICÍPIOS RECEBERÃO CAMINHÃO CAÇAMBA DO GOVERNO FEDERAL

Vários municípios sul baianos receberão, na próxima terça-feira (29), em Feira de Santana, um Caminhão Caçamba. O veículo, avaliado em mais de R$ 200 mil, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário contemplará mais de mil municípios.
No sul da Bahia além de Ubatã, receberão o Caminhão Caçamba no próximo dia 29 municípios como Ibirapitanga, Maraú, Barra do Rocha, Ubaitaba, Itacaré, Itagibá, Gongogi, Aurelino Leal, Dário Meira, Itajuípe, Uruçuca, Floresta Azul, Itapé, Santa Cruz da Vitória, Barro Preto, Juçari, Una, Camacan, Santa Luzia e Pau Brasil.
Os demais municípios do Médio Rio de Contas, que tem população até 50 mil habitantes, devem receber o Caminhão Caçamba até o final de junho. Ainda em meados juninos, os municípios baianos, a exemplo de Ubatã, receberão ainda, do Governo Federal, uma máquina motoniveladora. (Ubatã Notícias)
NB - O município de Itapitanga também estar relacionando no programa de distribuição de máquinas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, só que, nessa distribuição da próxima terça-feira(29), não será ainda contemplado
Comente Agora!

VEREADORES COBRARÃO DA COORPIN PROVIDÊNCIAS SOBRE ATUAÇÃO DO DELEGADO DE ITAPITANGA

Durante a sessão da Câmara de Vereadores ocorrida ontem, terça-feira(22), um dos assuntos mais abordados foi a questão da segurança do município. Não é de hoje que as queixas sobre a onda de violência que recai sobre o município de Itapitanga, onde consequentemente vem causando muitas vítimas e deixando a cidade em estado choque, passou a pautar os discursos dos vereadores sobre a tal situação. Providências vem sendo cobrada pelos vereadores quanto a presença mais constante do delegado de polícia Dr. Joaquim Tenório, no sentido de atuar no combate à violência no município. Infelizmente, não se obteve sucesso até aqui. Durante o  discurso do vereador Gildarte Marque(PSD), que mais uma vez cobrou a presença do delegado - juntamente com a viatura que estar sob comando - para que possa dar mais suporte aos policiais militares e o único civil( o agente Waldir), afim de restabelecer a paz e a segurança na comunidade. Aparteado pelo vereador Joel Fernando, o vereador Gildarte ouviu a sugestão do vereador Joel para que a Câmara, através da presidência, juntamente com todos os nove vereadores, fossem partilhar ao Coordenador Regional da Policia Civil, a situação que o município vem passando com a ausência do Delegado de polícia. A ideia foi acatada por todos os vereadores que ainda essa semana deverão estar com o Delegado Regional, Dr. Evy Paternostro, Coordenador Regional de Polícia Civil,  6a  Coorpin em Itabuna.
A ausência do Delegado Joaquim Tenório tem sido muito questionada na comunidade em geral, e também pelos vereadores, já que com ele se encontra uma viatura nova à sua disposição deixando o único agente de polícia civil sem condições de deslocar-se para fazer as diligências necessárias.
Comente Agora!

MARCO CIVIL É SANCIONADO POR DILMA EM CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE INTERNET EM SÃO PAULO

O Marco Civil da Internet foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (23), durante a cerimônia de abertura do evento NETMundial em São Paulo. A conferência reúne representantes de 80 países para discutir o futuro da governança da rede. O projeto, que teve aprovação em tempo recorde nesta terça (22), demorou pouco mais de três anos para ser aprovado. No evento, Dilma criticou a espionagem eletrônica dos Estados Unidos, revelada no ano passado. "Esses fatos são inaceitáveis e continuam sendo inaceitáveis, atentam contra a própria natureza da internet", disse. "Os direitos que as pessoas têm off-line também devem ser protegidos on-line", complementou. Alguns palestrantes elogiaram o Marco Civil, entre eles Berners-Lee, que pediu para todos os países seguirem “o exemplo do Brasil e da Europa", ao se referir, também, a uma legislação europeia que versa sobre os direitos dos usuários na web. "O Brasil defende que a governança da internet seja multissetorial, multilateral, democrática e transparente por natureza", afirmou Lee.
Comente Agora!

CÂMARA DE SALVADOR DECIDE MANTER MANDATO DE PRISCO

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador se reuniu na manhã desta terça-feira (22) e decidiu pela manutenção do mandato do vereador Marco Prisco (PSDB), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Houve unanimidade na decisão. Prisco liderou a greve da Polícia Militar da Bahia, ocorrida entre os dias 15 e 17 deste mês, período em que morreram mais de 50 pessoas em Salvador e região metropolitana. A decisão dos vereadores foi baseada no Artigo 15 da Constituição Federal de 1988, que não prevê esse tipo de punição e anula o artigo 17 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Salvador em casos de prisão. O presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), lembrou que a prisão de Prisco refere-se a um processo relacionado a outra greve liderada por ele em 2012, quando ainda não exercia mandato parlamentar. Com relação à ausência do vereador às sessões na Câmara Municipal, em decorrência da prisão, Paulo Câmara disse que o assunto, bem como a suspensão ou não do pagamento do salário de Prisco, serão tema de uma nova reunião.
Comente Agora!

terça-feira, 22 de abril de 2014

WALDENOR SERÁ RELATOR SETORIAL DO ORÇAMENTO DA UNIÃO DE 2015

O deputado federal baiano Waldenor Pereira foi mais uma vez indicado pela bancada do PT na Câmara dos Deputados como titular na Comissão Mista do Orçamento da União (CMO), desta vez como relator da temática Infraestrutura. Esta Relatoria Setorial responde por praticamente 60% do Orçamento da União e define os gastos de obras e ministérios importantes, como o dos Transportes, de Minas e Energia e das Comunicações.
Os relatores setoriais examinam emendas apresentadas ao projeto de orçamento pelos deputados e senadores e pelas comissões e bancadas do Congresso Nacional. É a segunda vez que Waldenor Pereira assume relatoria na CMO. Em 2012 respondeu pelo setor Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esportes. Agora, além da destacada função de relator de Infraestrutura, continua como membro titular das Comissões de Educação, Reformulação do Currículo do Ensino Médio (especial), presidente da Comissão Especial da Lei de Responsabilidade Educacional e suplente de Agricultura.
Economista de formação, o deputado baiano também é professor universitário e ex-reitor. Já ocupou, no primeiro ano do mandato federal, a coordenação do Núcleo de Educação do PT no Congresso e a Vice-Liderança do PT na Câmara dos Deputados.
NR - Surge então, uma boa oportunidade do deputado incluir no Orçamento, recursos para conclusão da BR 030, do trecho de Malhada até Maraú, j´a que ele é da região do sudoeste baiano.
Comente Agora!

DEPUTADO LUIZ ARGOLO TEM SEU MANDATO AMEAÇADO PELA OPERAÇÃO LAVA JATO

Depois de André Vargas(PT-PR), a Operação Lava Jato arrastará para o Conselho de Ética da Câmara outro deputado: o baiano Luiz Argôlo, do recém-criado Partido da Solidariedade, o SDD. Diálogos interceptados pela Polícia Federal indidam que o parlamentar manteve com o doleiro preso Alberto Yossef um relacionamento monetário.
Líderes dos partidos que representaram contra André Vargas no Conselho de Ética, os deputados Mendonça Filho (DEM-PE) e Antonio Imbassahy (PSDB-BA) conversaram sobre o tema nesta segunda-fiera (21). Combinaram de fazer o mesmo com Luiz Angôlo. Antes, aguardarão pelas explicações do colega, exatamente como fizeram com Vargas. 
Argôlo era filiado ao PP, partido que patrocinara a indicação do ex-diretor Internacional da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso na mesma operação policial que recolheu ao cárcere o doleito Yossef. Em outubro do ano passado, o deputado migrou para o Solidariedade, partido criado pelo presidente licenciado da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva. 
Deve-se ao repórter Rodrigo Rangel a divulgação do teor das mensagens captadas pela Polícia Federal. Revelam indícios de que o deputado mantinha com o doleiro um relacionamento lucrativo. Nessas mensagens, trocadas por celular, Youssef é identificado pelo apelido: Primo. E o o deputado, pelas iniciais: “LA”. 
Numa das conversas bisbilhotadas com autorização judicial, LA pede dinheiro a Primo. Às 15h04 do dia 16 de setembro de 2013, os dois travaram o seguinte diálogo:

— LA: E aí???

— Primo: Meninos foram para o banco agora. Vamos ver o que conseguimos e vamos para aí.

— LA: O que falo a eles que estão esperando? Tem que ser hoje. Será que sua pessoa resolve aqui?

Repare que o interlocutor do doleito deu a entender que havia um grupo esperando pelo numerário. Em 17 de setembro de 2013, LA voltou à carga:

— LA: Amigo, e aí?

— Primo: Amigo passa o endereço do ap.

— LA: 302 Norte Bloco H, Ap 603.

— Primo: Ok, arruma jantar. Bjo.

A ‘302 Norte’ é uma superquadra de Brasília. O ‘Bloco H’ é um prédio de moradias funcionais da Câmara. O ‘apartamento 603’ encontra-se cedido ao deputado Luiz Argôlo. Horas depois de passar o endereço, LA recebe um torpedo de Primo, às 16h51 do mesmo dia 17 de setembro de 2013:

— Primo: Já chegou. Desembarcando. A caminho.

— LA: Ok. Não me deixe situação difícil. Estão todos aguardando. Falo o q???? Pela manhã resolve?’
A despeito das evidências, Luiz Argôlo nega que o LA dos relatórios policiais seja ele. Porém, a Polícia Federal capturou outros diálogos. Num deles, de março passado, LA pede R$ 120 mil ao doleiro, que atende. Yossef providenciou o dinheiro e informou ao interlocutor que transferira para um tal Vanilton Bezerra. Vem a ser o chefe de gabinete de Argôlo.
O enrosco de Argôlo deixa mal o líder do Solidariedade, Fernando Francischini (SDD-PR). Ex-delegado da Polícia Federal, Francischini faz do combate à corrupção o mote central do seu mandato. Tenta convencer o colega a se antecipar, pedindo, ele próprio, a abertura de investigação no Conselho de Ética. Do Blog do Josias.
Comente Agora!

PREPARE O BOLSO: CONTA DE LUZ FICA MAIS CARA A PARTIR DE HOJE

As contas de luz na Bahia ficam mais caras até 15% a partir desta terça-feira, 22, quando começa a valer o reajuste da tarifa de energia para consumidores residenciais e empresariais aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conta residencial sobe 14,82%, empresarial aumenta 15% para consumidores de baixa tensão e 16,04% para os de alta tensão.Na fatura do mês de maio o reajuste começa a pesar no bolso do baiano.São 5,3 milhões os consumidores, em 415 municípios. Duas cidades, Jandaíra e Rio Real, terão outros percentuais porque são abastecidas pela sergipana Sulgipe.O reajuste pedido pela Coelba era de 18%, mas apesar de a companhia ter alegado aumento de custo na compra de energia, a Aneel manteve o aumento médio de 15,35%.
Comente Agora!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

ITAJUÍPE: POLÍCIA INVESTIGA ARROMBAMENTO DE FÓRUM LOCAL

O Fórum Desembargador Orlando Pereira dos Santos, localizado no Centro de Itajuípe, foi arrombado neste sábado (19), segundo informações da delegacia local. Os invasores serraram grades e entraram pela porta dos fundos. Ainda não foi confirmado se os criminosos levaram documentos judiciais. Segundo a polícia, os chefes de cada cartório ainda farão um levantamento sobre os danos. O fórum não têm câmeras de segurança que ajudem na investigação.
Comente Agora!

CIDADE BAIANA TEM POPULAÇÃO DIMINUÍDA PELA METADE EM 13 ANOS

Entre 5.570 cidades do Brasil, 1.178 (21,1%) tiveram suas populações diminuídas entre 2000 e 2013, de acordo com levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria dos municípios (98,8%) que apresentaram queda tem menos de 50 mil habitantes. A cidade que mais perdeu proporcionalmente a população foi Maetinga, na Bahia. No censo de 2000, a cidade, criada a menos de 30 anos, aparece com 13,7 mil pessoas. Em 2013, o número caiu para 5,9 mil. O estado tem 151 municípios com queda populacional. O Rio Grande do Sul é o que possui mais cidades com a característica: 211. Por outro lado, outros 4.329 municípios brasileiros tiveram crescimento da população nos últimos 13 anos.
Comente Agora!

PRISCO É TRANSFERIDO PARA CELA INDIVIDUAL

O vereador Marcos Prisco, preso desde a sexta-feira (18) no complexo penitenciário da Papuda, foi transferido para uma cela individual neste domingo (19) depois que a defesa dele divulgou uma nota em que afirma que ele estaria “desesperado” com as condições do cárcere. Em entrevista com o Correio24horas, o vice-presidente da Aspra, Fábio Brito, disse que a informação da transferência de Prisco partiu de um agente do presídio federal "de confiança" deles, e confirmou que o vereador já está em um local reservador para militares.O julgamento sobre o habeas corpus do líder da greve da Polícia Militar da Bahia pode começar a qualquer momento. Advogados da associação ingressaram ontem com pedido de habeas-corpus para Prisco na Justiça Federal em Brasília. O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) remeteu o caso ao STF (Supremo Tribunal Federal), e a ministra Cármen Lúcia deverá analisar o pedido.
Comente Agora!

sábado, 19 de abril de 2014

LUCIANO DO VALE PASSA MAL DURANTE VIAGEM E MORRE EM HOSPITAL

O narrador Luciano do Valle, 66 anos, morreu neste sábado vítima de infarto. Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia, onde narraria Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Luciano, que viajava de São Paulo, foi socorrido no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Santa Genoveva, onde às 16h15 teve a morte confirmada.
O médico cardiologista Roberto Botelho, que estava no voo e prestou os primeiros socorros, informou que o jornalista da Band sofreu uma morte súbita. "O Luciano não sofreu. O que ele apresentou é chamada de morte súbita, ela acontece menos de uma hora quando começam os sintomas", informou. 
O laudo médido divulgado na noite de sábado após a necropsia do corpo de Luciano confirmou que ele sofreu um infarto.
Luciano se preparava para narrar sua décima Copa do Mundo e acreditava em mais um título da seleção brasileira. Otimista por natureza, confiava que tudo daria certo no Mundial do Brasil e acreditava em uma evolução do país depois de receber o maior evento do futebol.
Também não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil. Do Uol.
Comente Agora!

SEM PARALISAÇÃO: PM SUSPENDE AQUARTELAMENTO APÓS REUNIÃO DE LIDERANÇAS COM ELIANA CALMON

Uma longa reunião durante a madrugada deste sábado (19) de lideranças da Polícia Militar com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, pré-candidata ao Senado pelo PSB na Bahia, Eliana Calmon, marcou o fim do movimento de aquartelamento dos PMs no estado, após a prisão do líder grevista, o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB). Segundo relato do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que assumiu a liderança do movimento depois de Prisco ser preso, Calmon explicou a situação para as lideranças presentes. "Ela nos mostrou como será agora o andamento do processo e que a continuidade do aquartelamento seria ruim para toda a população, os policiais e o próprio Prisco em sua defesa". Tadeu ainda explicou que chegou a conclamar uma nova paralisação sem realização de assembleia devido à "comoção geral" ocorrida logo após o anúncio da prisão de Prisco e que seu pedido para que os PMs ficasse aquartelados, respeitando o mínimo de 30% da força nas ruas, foi uma medida para "evitar um mal maior". "Imagine você o que seria 30 mil policiais revoltados nas ruas. Para nós, o acordo com o governo havia sido quebrado. Por esse motivo, para evitar um mal maior, já que os policiais estavam se sentindo traídos pelo governador, pedi pelo aquartelamento, preservando os policias e a população". Após o fim da reunião com a Eliana, as associações começaram, no início da manhã deste sábado a avisar seus associados da nova orientação e, segundo Tadeu, a situação deve se normalizar à medida que informação seja divulgada. O deputado do PSB disse ainda desconhecer a informação, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, que Prisco teria pedido pelo fim da paralisação. ( Do Bahia Notícias).
Comente Agora!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

JUSTIÇA FEDERAL DECRETA PRISÃO DE MARCO PRISCO NESTA SEXTA-FEIRA; PF CUMPRE DECISÃO

O vereador Marco Prisco (PSDB), líder da greve da PM na Bahia, foi preso a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), nesta sexta-feira (18). O mandado de prisão foi expedido na terça (15), no primeiro dia da paralisação. A prisão foi realizada pela Polícia Federal em um resort em Costa de Sauípe, onde Prisco se encontrava. O pedido foi feito na segunda-feira (14), dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013 , que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante o movimento paredista de 2012. A intenção do pedido de prisão preventiva foi de garantir a ordem pública. De acordo com o MPF, o vereador é processado por crime político grave e qualquer recurso contra sua prisão só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal. A prisão será cumprida inicialmente em presídio federal localizado fora do estado da Bahia. Do Bahia Notícias.
Comente Agora!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

POLÍCIA MILITAR ANUNCIA FIM DA GREVE

Chegou ao fim a greve da Polícia Militar da Bahia. Um documento assinado por todas as partes foi encaminhado à assembleia que homologou a decisão. Representantes do movimento anunciaram o fim da greve. O coordenador-geral da Aspra, o vereador Marco Prisco, apresentou os itens da contra-proposta elaborada pelo Governo do estado, em assembleia realizada no Wet'n Wild, na tarde desta quinta-feira (17), e perguntou aos policiais se eles aprovavam. A maioria levantou as mãos, em sinal de que aprovava o fim da paralisação, aos gritos de "ô, ô, a PM voltou". A Câmara de Salvador, agora, está analisando a cassação do mandato do vereador, por quebra do decoro parlamentar.
Comente Agora!

CAIXA REAJUSTARÁ PREÇOS DE LOTERIAS A PARTIR DE MAIO

A Caixa Econômica Federal deve aumentar os preços das apostas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina a partir de maio. A autorização para o ajuste foi dada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda em portaria publicada hoje no Diário Oficial da União. Conforme o documento, a aposta mínima da Mega-Sena, com 6 números, por exemplo, passará a custar R$ 2,50 a partir de 11 de maio. O jogo com 15 prognósticos da Lotofácil será R$ 1,50 a partir de 10 de maio. Já o valor da aposta mínima (5 números) da Quina custará R$ 1,00 a partir de 11 de maio. Os preços de apostas com outras quantidades de prognósticos das três loterias também sofrerão ajustes. A Caixa deverá divulgar os novos preços das apostas com, no mínimo, 10 dias de antecedência das datas estipuladas. Os ajustes serão efetivados mediante publicação de ato específico do banco no Diário Oficial da União até 30 de abril, determina a portaria.
Comente Agora!

SOLICITAÇÕES DA PM CUSTARIAM R$ 600 MILHÕES; GOVERNO aguarda 'proposta razoável', DIZ BARBOSA

O custo das reivindicações das associações de policiais militares apresentadas nesta quarta-feira (16) representam um aumento anual de mais de R$ 600 milhões, segundo o governo do Estado. “Essa nova pauta nos causa muita surpresa. Falamos que já estávamos no nosso limite e, hoje, recebemos a proposta com mais coisas inseridas. Esses pontos nos dariam um gasto anual de mais R$ 600 milhões. Consideramos isso um retrocesso”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Mesmo sem poder atender à nova pauta, o titular da pasta afirma que “o canal de negociação continua aberto”. “Vamos ficar aguardando para que eles encaminhem uma proposta razoável. Esperamos isso rápido porque dependemos desta resposta para chegar a um consenso”, avisou. Ainda segundo Barbosa, o aumento da gratificação por Condições de Serviços Especiais (CET), um dos pontos requeridos pelos grevistas que foi incluído na proposta do governo, custará R$ 50 milhões aos cofres estaduais.
Comente Agora!

EM REUNIÃO COM REPRESENTANTES, WAGNER AFIRMA QUE DECISÃO ESTÁ MANTIDA

Wagner em reunião com representantes ( Foto: Metropress)
A reunião entre o governador Jaques Wagner com os representantes estaduais e federais, realizado nesta quarta-feira (16), na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia), não avançou nas reivindicações propostas pela corporação de policias militares e bombeiros.  Em entrevista à imprensa, Wagner disse que vai manter a mesma postura da greve de 2012 e que já tomou as próprias decisões juntamente com o Tribunal de Justiça, as forças armadas e até a presidente Dilma Rouseff. 
Ainda de acordo com o governador, a decisão do Governo está mantida e disse que arquem com as consequências àqueles que estão promovendo o caos.
O general de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, comandante da 6ª Região Militar do exército informou que tropas do Exército estão vindo de outros estados. Cerca de 8.500 homens das forças armadas estarão nas ruas ainda nesta quarta-feira (16). 
Muito calmo e confiante, Wagner salientou que foram apresentadas todas as propostas e que em cima da hora alguns sindicatos mudaram as solicitações, o que emperrou o acerto. 
Estiveram na reunião os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, o chefe do Ministério Público Estadual, procurador Marcio Fahel, o representante do Ministério Público Federal na Bahia, Pablo Coutinho, além de Jaques Wagner. Do Metro1.
Comente Agora!