terça-feira, 9 de setembro de 2014

CURIOSIDADE: O QUE MUDA NOS CONCURSOS PÚBLICOS EM ANO ELEITORAL?

A ideia de que são proibidos concursos nesse período é um mito. O que a lei eleitoral estabelece são algumas restrições ao ingresso na carreira pública para impedir abuso de poder e garantir eleições limpas.
De 05 de julho de 2014 até a posse dos eleitos, estão impedidas nomeações, contratações ou quaisquer formas de admissão, bem como demissões por justa causa, remoções, transferências e exonerações de servidores públicos.
A proibição existe porque nomeações e contratações, por exemplo, poderiam ser usadas por um candidato como forma de propaganda eleitoral. Para evitar que se troquem cargos por votos, a lei se impõe.
As normas estão descritas na lei nº 9.504/97, a chamada lei das eleições, e também na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.404, que estabelece normas para as eleições de 2014.
O agente público que não seguir a lei pode pagar multa entre 5.320,50 e 106.410,00 reais. O próprio candidato beneficiado, agente público ou não, também pode ter seu registro ou diploma cassados.

Exceções
Apesar das restrições, a própria lei estabelece situações em que seriam toleradas nomeações, contratações e outras formas de admissão no período.
Abre-se exceção, por exemplo, para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República.
Também é liberada a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 05 de julho de 2014, sem necessidade de esperar a posse dos eleitos para começar a exercer atividades.
Outro caso é o de profissionais cuja contratação é necessária para que funcionem serviços públicos essenciais, desde que haja autorização expressa do chefe do poder executivo. Da Revista Exame.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário