terça-feira, 22 de abril de 2014

DEPUTADO LUIZ ARGOLO TEM SEU MANDATO AMEAÇADO PELA OPERAÇÃO LAVA JATO

Depois de André Vargas(PT-PR), a Operação Lava Jato arrastará para o Conselho de Ética da Câmara outro deputado: o baiano Luiz Argôlo, do recém-criado Partido da Solidariedade, o SDD. Diálogos interceptados pela Polícia Federal indidam que o parlamentar manteve com o doleiro preso Alberto Yossef um relacionamento monetário.
Líderes dos partidos que representaram contra André Vargas no Conselho de Ética, os deputados Mendonça Filho (DEM-PE) e Antonio Imbassahy (PSDB-BA) conversaram sobre o tema nesta segunda-fiera (21). Combinaram de fazer o mesmo com Luiz Angôlo. Antes, aguardarão pelas explicações do colega, exatamente como fizeram com Vargas. 
Argôlo era filiado ao PP, partido que patrocinara a indicação do ex-diretor Internacional da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso na mesma operação policial que recolheu ao cárcere o doleito Yossef. Em outubro do ano passado, o deputado migrou para o Solidariedade, partido criado pelo presidente licenciado da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva. 
Deve-se ao repórter Rodrigo Rangel a divulgação do teor das mensagens captadas pela Polícia Federal. Revelam indícios de que o deputado mantinha com o doleiro um relacionamento lucrativo. Nessas mensagens, trocadas por celular, Youssef é identificado pelo apelido: Primo. E o o deputado, pelas iniciais: “LA”. 
Numa das conversas bisbilhotadas com autorização judicial, LA pede dinheiro a Primo. Às 15h04 do dia 16 de setembro de 2013, os dois travaram o seguinte diálogo:

— LA: E aí???

— Primo: Meninos foram para o banco agora. Vamos ver o que conseguimos e vamos para aí.

— LA: O que falo a eles que estão esperando? Tem que ser hoje. Será que sua pessoa resolve aqui?

Repare que o interlocutor do doleito deu a entender que havia um grupo esperando pelo numerário. Em 17 de setembro de 2013, LA voltou à carga:

— LA: Amigo, e aí?

— Primo: Amigo passa o endereço do ap.

— LA: 302 Norte Bloco H, Ap 603.

— Primo: Ok, arruma jantar. Bjo.

A ‘302 Norte’ é uma superquadra de Brasília. O ‘Bloco H’ é um prédio de moradias funcionais da Câmara. O ‘apartamento 603’ encontra-se cedido ao deputado Luiz Argôlo. Horas depois de passar o endereço, LA recebe um torpedo de Primo, às 16h51 do mesmo dia 17 de setembro de 2013:

— Primo: Já chegou. Desembarcando. A caminho.

— LA: Ok. Não me deixe situação difícil. Estão todos aguardando. Falo o q???? Pela manhã resolve?’
A despeito das evidências, Luiz Argôlo nega que o LA dos relatórios policiais seja ele. Porém, a Polícia Federal capturou outros diálogos. Num deles, de março passado, LA pede R$ 120 mil ao doleiro, que atende. Yossef providenciou o dinheiro e informou ao interlocutor que transferira para um tal Vanilton Bezerra. Vem a ser o chefe de gabinete de Argôlo.
O enrosco de Argôlo deixa mal o líder do Solidariedade, Fernando Francischini (SDD-PR). Ex-delegado da Polícia Federal, Francischini faz do combate à corrupção o mote central do seu mandato. Tenta convencer o colega a se antecipar, pedindo, ele próprio, a abertura de investigação no Conselho de Ética. Do Blog do Josias.
Comente Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário