quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COMPROMETIMENTO DE VEREADORES COM O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO

O jovem Fernando Matos, editor do site Naideia.net, tem se saído um verdadeiro defensor dos direitos do cidadão, principalmente itapitanguense. Dessa  feita, a sua mais nova matéria que leva o título acima, chamou à atenção desse blogueiro que resolveu republicá-la aqui também no nosso Blog - apesar que toda regra tem exceção -leia abaixo na íntegra:

Uma forma de prefeitos corruptos obterem apoio aos seus esquemas é buscando, de forma explícita ou sutilmente, o comprometimento dos vereadores com o desvio de dinheiro público.
O envolvimento pode dar-se de forma indireta, por meio de compras nos estabelecimentos comerciais do vereador, o qual por sua vez é ameaçado pela interrupção dessas aquisições e por isso, muitas vezes, faz vistas grossas aos atos do prefeito. Outras maneiras que o alcaide usa para ganhar a “simpatia” de vereadores é pelo oferecimento de uma “ajuda de custo”, pela nomeação parentes dos membros do legislativo municipal para cargos públicos e outras práticas de suborno e nepotismo.
Há, ainda, os casos em que os vereadores participam diretamente do esquema de corrupção, sendo recompensados por seu silêncio com uma importância mensal “doada” pelo prefeito. Não é de admirar, assim, que tais vereadores sejam contrários a qualquer tipo de investigação que se proponha contra o prefeito. Qualquer apoio desses vereadores a processos que apurem irregularidades na prefeitura (como criação de CPIs, processos de cassação etc.) traria como consequência a revelação do seu envolvimento. Do Site na Ideia.Net.
Comente Agora!

DEPUTADO QUER PROPORÇÃO DE PM’S POR HABITANTES NA BAHIA RECOMENDADA PELA ONU

O deputado estadual Sandro Régis (DEM) apresentou à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (24), um projeto de lei de sua autoria que visa obrigar a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia a garantir, em todos os municípios baianos, o efetivo da Polícia Militar na proporção de três policiais para cada mil habitantes – ou seja, um PM a cada 333 habitantes –, conforme a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, de acordo com o parlamentar, há um policial para 475 habitantes. Para o democrata, há um déficit de estrutura da Segurança Pública do Estado, mais precisamente no trabalho preventivo e ostensivo, que recai diretamente no contingente de policiais. A matéria prevê também a criação de novas companhias independentes da PM (CIPMs) em cidades-pólo que não ultrapassem a distância de 50 km, além de postos da Polícia Rodoviária Estadual nas estradas baianas. Ainda de acordo com a proposta, o Estado deverá arcar com os custos decorrentes da implementação da lei, seja com pessoal – remuneração e demais benefícios dos oficiais – ou com equipamentos – como viaturas, material bélico, equipamentos de segurança, motos, cavalaria –, mas poderá realizar convênios com as prefeituras.
Comente Agora!

AGU COMPROVA QUE TERRAS EM PAU BRASIL PERTENCEM AOS PATAXÓS

A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu na Justiça que um fazendeiro obtivesse reintegração de posse de imóveis rurais localizados no interior da Terra Indígena (TI) Caramuru-Catarina-Paraguaçu, em Pau Brasil (BA). De acordo com a AGU, os procuradores comprovaram que o fazendeiro não era o legítimo possuidor das áreas. As Procuradorias Regional Federal da 1ª Região (PRF1), Federal no Estado da Bahia (PF-BA) e a Federal Especializada junto à Fundação Nacional do Índio (PFE-Funai) recorreram de sentença que julgou procedente o pedido de reintegração de posse. As procuradorias federais esclareceram que as terras são, tradicionalmente, ocupadas por índios pataxós e se encontram demarcadas de maneira administrativa desde 1938. Na ação, os procuradores alegaram que a comunidade indígena Pataxó obtém a posse em caráter permanente e o usufruto exclusivo dessas terras, o que exclui a ocupação de terceiros.Do Correio.
Comente Agora!

PELEGRINO COBRA COERÊNCIA A ACM NETO

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) exige coerência do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ante a crise que envolve o secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo Costa Ribeiro. “A sociedade espera de ACM Neto a mesma postura que tinha quando líder do DEM na Câmara, sempre foi o primeiro a defender a demissão dos ministros de Lula e Dilma” – sustentou Pelegrino. Ribeiro era secretário de Finanças de São Paulo no período em que a prefeitura registrou rombo de R$ 500 milhões. Os principais suspeitos, que faziam parte da sua equipe, já estão presos. 
O prefeito de São Paulo à época, Gilberto Kassab (PSD), afirmou nesta quarta-feira (30) que todos os secretários tinham autonomia para montar suas equipes. Considerado como um dos maiores escândalos de São Paulo pelo atual prefeito Fernando Haddad (PT), o esquema pode ter desviado mais da metade do ISS (Imposto Sobre Serviço) do município. Os funcionários cobravam propina para emitir guia do ISS abaixo do valor. Se não pagassem, os empreendimentos não eram liberados.
Comente Agora!

SESAB SUBMETE À CONSULTA PÚBLICA O “MANUAL DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE – MANUAL DO GESTOR” - PELO PRAZO DE 15 DIAS

Por meio da Portaria n.° 1612 de 18 de outubro de 2013, a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) submeter à Consulta Pública, pelo prazo de 15 (quinze) dias, o “MANUAL FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, MANUAL DO GESTOR”.

O objetivo da consulta pública é permitir a ampla divulgação das propostas referentes às normas e procedimentos de gestão dos Fundos Municipais de Saúde, com intuito de receber sugestões de órgãos, entidades ou pessoas interessadas em contribuir para formatação final do referido manual.
O manual estará disponível no endereço eletrônico www.saude.ba.gov.br e as sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser enviadas para o endereço eletrônico sesab.asplan@saude.ba.gov.br, até o dia 14//11/2013.
Esta é uma das raras oportunidades que o Cidadão pode participar diretamente do processo de gestão dos recursos públicos, portanto, ao invés de reclamar, agora é a vez de propor idéias que traga soluções para os problemas sociais que aflige nossa sociedade.
Comente Agora!

AGENTES DA PF PARAM NO ‘Dia das Bruxas’ CONTRA CASTIGO DE DILMA POR COMBATE À CORRUPÇÃO

Policiais federais de todo o país prometem realizar uma manifestação nesta quinta-feira (31), intitulada “Dia das Bruxas”, em alusão ao halloween. Entre os atos programados está a presença de agentes vestidos como monstros em aeroportos de todo o país e distribuição de panfletos com críticas a presidente Dilma Rousseff, por “um boicote oficial aos agentes federais como castigo pelas operações anticorrupção”. Em nota, o sindicato nacional da categoria afirma que nas cidades de todo o Brasil, inclusive Salvador, os protestos vão acontecer em frente às sedes da PF, que na capital baiana fica em Águas de Meninos. Atendimentos emergenciais serão mantidos para “não prejudicar a população”. “Pesquisa realizada recentemente com 1.732 policiais federais revelou que 94% dos policiais federais acredita que a atual falta de investimentos na Polícia Federal é um castigo pelas investigações sobre corrupção. E segundo dados oficiais do Ministério do Planejamento, é fácil perceber que os agentes receberam na última década a metade dos reajustes concedidos às demais carreiras do Executivo, o que tem causado uma evasão recorde de servidores”, diz a nota do sindicato. A entidade classifica como “sucateamento institucional” a redução no orçamento da PF, em especial nos terminais aéreos.
Comente Agora!

PM DIVULGA E-MAIL PARA DENÚNCIA

O Setor de Missões Especiais da Polícia Militar divulgou mais um canal para receber denúncias. Além do telefone (73) 3215-7470, o cidadão pode fazer denúncias também pelo email: denuncia15bpm@hotmail.com.
De acordo com o comando, a divulgação do email para receber denúncias e informações de crimes visa estimular ações para “reduzir a criminalidade” e estimular a “participação da comunidade”, tendo em vista “o crescente número de ocorrências”.
Comente Agora!

ORÇAMENTO 'IMPOSITIVO' É APROVADO POR CCJ DO SENADO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) a proposta que estabelece o chamado Orçamento “impositivo”, que torna obrigatória a execução de emendas parlamentares ao Orçamento da União, informa a Folha. O colegiado já havia aprovado no começo de outubro a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) referente ao tema, mas a matéria retornou à CCJ para a avaliação de emendas ao texto. Em ano pré-eleitoral, a comissão ampliou de 1% para 1,2% a destinação das emendas parlamentares individuais, o que equivale a um aumento superior a R$ 1 bilhão nos valores dos recursos. A primeira versão da proposta determinava o percentual de 1% da receita corrente líquida orçamentária, mas o Palácio do Planalto negociou a alteração com o objetivo de viabilizar a sua aprovação e de outras matérias de interesse do governo no Congresso, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Comente Agora!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A LUTA PELA REINTEGRAÇÃO DOS CONCURSADOS QUE NÃO INGRESSARAM NA JUSTIÇA NA PRIMEIRA VEZ

Com a decisão da justiça que reconheceu a legalidade do concurso anulada em janeiro de 2005,e julgou definitivamente como legal em fevereiro deste ano no Supremo Tribunal Federal-STF, agora, começa uma nova etapa para tentar estender os direitos para os concursados que na época não estavam no município ou não quiseram assinar a procuração para que os advogados Dr. Deraldo José e Dr. Marcio Tude os representassem na justiça.
Nesta sexta-feira(1), uma nova luta começa encabeçada mais um vez pelo vereador Joel Fernando(PCdoB), onde contará com a ajuda de Dra.Daniela Sousa que se junta à causa com Dr. Deraldo José para ingressarem  na justiça pedindo também, a reintegração dos servidores que foram aprovados, tomaram posse, mas não ingressaram na justiça no primeiro momento.
Todos os concursados nessa situação estão convidados e deverão comparecer à Câmara de Vereadores  nesta sexta-feira(1), a partir das 18 horas, munidos de RG e CPF para assinar procuração que autoriza os advogados a representá-los perante a justiça. 
Maiores informações pelo cel 73 8834 5237(Joel Fernando), 73 8856 5622(Dr. Deraldo José) e 73 8864 0319(Dra. Daniela Sousa).
Comente Agora!

VEREADOR PROPÕE CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA E SENAC PARA VIABILIZAR CURSOS PARA CUIDADOR DE IDOSOS, MANICURE E PEDICURE

Durante a sessão plenária de ontem, o vereador Joel Fernando(PCdoB), apresentou Requerimento de sua autoria propondo que a prefeitura, via a Secretaria de Ação Social firme Convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –SENAC para viabilizar alguns cursos para a Comunidade, do qual destaca-se o Curso de Cuidador de Idosos e Manicure e Pedicure. Segundo o vereador, a função de Cuidador de Idosos já é considerada uma profissão e aqui no município, já há um número considerável de pessoas que exercem essa função, mas que precisam passar por uma qualificação para aprimorar a disciplina comportamental e sensibilidade para acompanhar o dia a dia do público da terceira idade. 
De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010, o novo Atlas 2013 diz que expectativa de vida de um itapitanguense é de 70,81 anos, podendo atingir até uma longevidade maior. "Não temos dados precisos, mas, acreditamos que só aqui em nossa comunidade temos mais de 30 pessoas que cuidam de idosos no dia a dia.E perguntamos: Como essas pessoas, mesmo dedicadas a esse serviço estão sendo preparadas para desempenhar essa função? Não sabemos. Não há registros que possam garantir que essas pessoas passaram por alguma orientação, por mais que tenham a imensa boa vontade e necessitem desses serviços para melhorarem suas rendas ou até mesmo, para sobreviverem", justificou. 
Segundo o vereador, há no município uma demanda muito grande nessa área que já é reconhecidamente de suma importância para muitas famílias que tem idosos no seu seio familiar. O Requerimento ainda propôs também cursos para manicure e pedicure junto ao SENAC, com a entrega de um Kit com alicates, toalhas, algodão, acetona, lixa e palitos  para os cursistas participantes, após o curso.
Comente Agora!

PROCUROU O CARA ERRADO

Abordado pelo ex-prefeito Dernival Dias Ferreira para que assinasse o parecer de aprovação das contas referente aos recursos da saúde do exercício de 2012, Rosivaldo"Eno" decepcionou o ex-gestor ao revelar que ele não era o presidente do Conselho Municipal de Saúde, órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador dos recursos e ações  na área de saúde no município. 
O problema é que as contas do ex-gestor  ainda  não  tem o parecer opinativo do conselho, e o Tribunal de Contas dos Municípios-TCM já cobrou de Dernival que apresente-o, como prova de que ele cumpriu as exigências da legislação em vigor. Só que as contas não foram submetidas ao Conselho e o presidente é Raimundo"Mundo" que já disse que o Conselho  não teve conhecimento das conturbadas contas, até a presente data.
Comente Agora!

NESTOR GIL E SUAS PIADAS DE DUPLO SENTIDO

Ninguém pode  negar que Nestor Gil sempre gostou de levar a vida fazendo uma graça aqui outra ali. Dessa feita, o ex-vereador e Secretário de Planejamento, usou da sua fértil inteligência e saiu-se com a piada relacionada a segunda luta de Cain Veslasquez e Junior Cigano realizada este mês, numa breve analogia a uma turma que gosta de fazer cobranças consideradas nada convencionais aqui por essas terras.
- Cain Velasquez deveria abrir uma acadêmia em Itapitanga para encher de porrada Cigano e botar pra correr - sugeriu Nestor.
Com essa analogia de senso cômico e crítico Nestor despertou, mesmo que sem querer, uma comparação que, de fato faz sentido a sua sugestão, já que o lutador de UFC derrotou pela segunda vez Cigano, onde na visão dele"Nestor" a solução seria essa para espantar a turma que leva o nome do sobrenome do lutador brasileiro.
Ah, Nestor!
Comente Agora!

MAIS DE 70% DOS BENEFICIADOS PRECISAM ATUALIZAR OS DADOS DO BOLSA FAMÍLIA

Um balanço parcial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aponta que 1,2 milhão de famílias beneficiárias do Bolsa Família ainda precisam atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Essas famílias, que estão há mais de dois anos sem atualizar suas informações, têm até 13 de dezembro para fazer a revisão cadastral, ou terão o benefício bloqueado a partir de janeiro de 2014. Na Bahia, 73,8% das famílias precisam atualizar seus dados. “O gestor precisa das informações atualizadas para verificar se a família está atendendo às regras do programa e recebendo de acordo com a situação atual, pois existem casos em que a família poderia até estar recebendo outros valores”, explica a coordenadora-geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba. (Tribuna da Bahia).
Comente Agora!

MEC DIVULGA GABARITOS DO ENEM

O Ministério da Educação divulgou ontem à noite, os gabaritos das provas do ENEM. Isso estava previsto para hoje (quarta-feira, 30), mas, os dados já estão disponíveis no site do INEP (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa). 
Para acessar o site do INEP, clique aqui.
Comente Agora!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

POLÍCIA CIVIL INVESTIGA DECLARAÇÃO DE VEREADOR SOBRE MENDIGOS

Apesar de o vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), ter afirmado “estar arrependido das suas declarações sobre moradores de rua”, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a conduta. A declaração foi feita em um pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Piraí, no dia 8 de outubro. Durante a sessão, o político afirmou que mendigo “deveria até virar ração para peixe”. Segundo o Extra, ao tomar conhecimento das declarações, o delegado titular da 94ª DP (Piraí), Marcelo Haddad, determinou a realização de um registro por apologia ao crime ou criminoso. A polícia já solicitou a ata da sessão e a cópia da fita com a gravação das declarações de Russo e o presidente da Câmara e o vereador serão intimados a depor. Em entrevista, ele reconheceu que foi “infeliz” na sua colocação e contou que pediria desculpas publicamente durante a sessão desta terça-feira (29). Segundo Russo, ele foi “tomado pela emoção da recordação de um acontecimento de 17 anos atrás”, quando seu irmão mais velho foi assassinado, em Além Paraíba, por um morador de rua que abrigou em seu sítio. Uma manifestação foimarcada para as 17h desta terça-feira, na porta da Câmara. O ato foi batizado de “terça-feira suja”, e os manifestantes foram convidados a comparecer com roupas velhas com pequenos rasgos. Veja o Vídeo abaixo.

LULA ELOGIA SARNEY E DIZ QUE IMPRENSA AVACALHA A POLÍTICA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a importância da atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) na convocação da Assembleia Nacional Constituinte, ao receber a Medalha Ulysses Guimarães, durante a solenidade em comemoração aos 25 anos da Constituição de 1988, no Senado, nesta terça-feira (29). “Quero colocar sua presença na Presidência [da República] no momento da Constituição em igualdade de forças com o companheiro Ulysses [Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte], porque, em nenhum momento, mesmo quando o senhor era afrontado no Congresso, o senhor não levantou um único dedo para colocar qualquer dificuldade aos trabalhos da Constituinte, e certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu”, disse Lula. O petista destacou que a negação da política pode levar o país a regimes autoritários. “Na história deste país, se a juventude lesse a biografia de Getúlio Vargas, de Juscelino Kubitschek e outras biografias, provavelmente não iriam desprezar a política, e muito menos a imprensa ia avacalhar a política como avacalha hoje. Não há nenhum momento da história, em nenhum lugar do mundo, que a negação da política tenha trazido algo melhor do que a política. O que aparece sempre quando se nega a política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura”, afirmou.
Comente Agora!

COM DISCURSO DE UNIÃO CONTRA O PT, OPOSICIONISTAS DISPUTAM INDICAÇÃO DE CANDIDATO

Apesar do discurso afinado em defesa da “união das oposições” no pleito de 2014, representantes de três partidos de oposição ao governo Wagner demonstraram nos últimos dias que a aliança pode dar trabalho para ser efetivamente firmada. Com pequenos intervalos, os deputados estaduais Leur Lomanto Júnior (PMDB) e Augusto Castro (PSDB), defenderam o protagonismo de suas respectivas forças políticas no comando do projeto contrário à atual gestão petista. Na última quinta-feira (24), o democrata declarou que o ex-governador Paulo Souto era o candidato mais “provável” do grupo. No dia seguinte, veio a reação. Por meio de nota, Lomanto Jr. classificou Geddel Vieira Lima, presidente estadual do PMDB, como o candidato “natural” das oposições e mencionou a “vontade” e “disposição” do ex-ministro. “São fatores primordiais. Para ser candidato, primeiro é preciso querer ser”, disse o peemedebista ao Bahia Notícias. Ao contrário de Geddel, Souto tem desconversado sempre que é questionado sobre a sucessão de Wagner e não manifestou desejo de disputar as eleições do próximo ano. (Bahia Notícias)
Comente Agora!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MORADORA GRAVOU VÍDEO QUE MOSTRA QUEDA DE HELICÓPTERO EM ILHÉUS

Reportagem do Jornal da Manhã (Rede Bahia) traz imagens captadas por uma moradora do pontal no exato momento em que o helicóptero modelo esquilo caiu no aeroporto de Ilhéus. O fato aconteceu por volta das 16h30 de ontem (domingo, 27). Confira:

MÉDICOS REALIZAM CIRURGIA INÉDITA NA BAHIA

No último domingo, 20, no Hospital Santo Amaro, o esforço de uma equipe de médicos possibilitou a realização de uma cirurgia pouco comum, e até então inédita na Bahia, salvasse a vida de um bebê.O procedimento, conhecido pelo nome de Ex-utero Intrapartus Treatment (exit), consiste na operação de bebês com problemas respiratórios ainda ligados à placenta, ou seja, antes mesmo do seu nascimento.No caso baiano, foi diagnosticado no pré-natal que o bebê sofria de uma síndrome congênita rara que provoca a oclusão da traqueia e que atende pelo nome de chest high airway occlusion syndrome (chaos).Após o corte do cordão umbilical, portanto, a criança que sofre de tal patologia não consegue respirar e morre pouco depois de nascer. Porém, o médico que acompanhava o caso, o obstetra Luis Carlos Santos, resolveu ir além e realizar a cirurgia capaz de salvar a vida da criança.O procedimento é especialmente delicado, uma vez que é necessário preservar o fluxo sanguíneo no cordão umbilical, proteger a placenta e evitar contrações no útero, normais no trabalho de parto. A Tarde.
Comente Agora!

SENADOR CRISTOVAM BUARQUE CRITICA OS GASTOS DO GOVERNO DILMA COM PUBLICIDADE

O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou os gastos do governo da presidente Dilma Rousseff com publicidade. O senador citou dados publicados nos jornais que apontam gastos de R$ 3,56 bilhões com publicidade em 2010 e 2011. Para o senador, o valor parece ainda mais alto se comparado ao que foi gasto na construção de creches, por exemplo.
- É um absurdo esse uso do orçamento em que se gasta 50 vezes mais em publicidade do que em creches. Eu não vou comparar com outros itens, mas também daria para comparar – afirmou o senador, ao informar que o valor gasto em creches no período foi de R$ 100 milhões.
Para Cristovam, os gastos com publicidade têm como objetivo passar a impressão de que o Brasil vai bem e disfarçar os problemas como a falta de creches, por exemplo
Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que o governo"parece sabonete, refrigerante ou cerveja", que precisam de propaganda. Para Taques, é preciso fazer propaganda institucional sobre saúde, educação e segurança, sem gastar o orçamento de "uma produtora de Hollywood”.

Campanha

No mesmo pronunciamento, Cristovam criticou a proposta de redução no tempo de campanha eleitoral. A mudança é uma das medidas que podem fazer parte do pacote de minirreforma eleitoral para 2014, que deve ser anunciado em breve pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Para Cristovam, diminuir o tempo de campanha é uma forma de manter no poder os que já têm mandatos.
- Ao reduzir o tempo de campanha, estamos amarrando a democracia brasileira àqueles que já têm mandatos. Isso não é o que o povo quer. O povo quer exatamente o contrário. O povo quer é mudar a gente e colocar outros no lugar.
Comente Agora!

domingo, 27 de outubro de 2013

ESTUDANTES POSTAM FOTOS DAS PROVAS DO ENEM NAS REDES SOCIAIS; MEC PROMETE PUNIR

Apesar de ser proibido pelo Ministério da Educação com pena de anulação da prova, pouco antes do início oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, já circulavam fotos na internet dos testes e gabaritos postados por estudantes neste sábado (26). “Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso”, avisou o ministro Aloizio Mercadante. No entanto, as fotos já circulam pelo Instagram e, em duas delas, é possível identificar até o nome completo e os dados dos documentos dos inscritos. O MEC afirma que está monitorando as redes sociais. Em 2012, 65 candidatos foram retirados das salas pela prática. 
Até o momento já foram identificados vinte e quatro estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) e postaram fotos no local da prova, foram desclassificados pelo Ministério da Educação.
Comente Agora!

sábado, 26 de outubro de 2013

BAHIAGÁS PATROCINA PRÊMIO MELHOR ESCOLA DO ANO

Presidente da Bahiagás elogiou iniciativa do Ministério Público
O Prêmio Melhor Escola do Ano, premiação que reconhece o esforço escolas públicas da Bahia para melhorar seu desempenho, com foco em um ensino de qualidade, será entregue neste sábado (26) a 15 escolas públicas baianas. A iniciativa é da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (Fesmip/BA), como parte do programa “O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”, que conta com o patrocínio exclusivo da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás.
As escolas receberão equipamentos de cozinha, instrumentos musicais e material esportivo, entre outros itens, durante a programação do I Congresso Integrador Nacional do Programa “O MP e os Objetivos do Milênio”, que começou nesta quarta-feira (23) e prossegue até sábado (26), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.
Na abertura do evento, o promotor público Clodoaldo Anunciação, idealizador do programa que fiscaliza as condições de funcionamento de escolas e unidades de saúde públicas na Bahia, agradeceu o patrocínio da Bahiagás à iniciativa e observou que a premiação é uma forma de incentivar o empenho de quem trabalha pela educação. A cerimônia contou com a presença do diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, de representantes de universidades baianas, fundações José Silveira e Odebrecht e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). “Nós fiscalizamos o serviço e cobramos qualidade na educação, mas não basta apontar os erros. É preciso reconhecer quando as escolas passam a funcionar melhor”, disse o promotor Anunciação.
Comente Agora!

APÓS DENÚNCIAS, DIRETOR DO PRESÍDIO DE ILHÉUS FOI EXONERADO

No último sábado, dia 19, um decreto assinado pelo governador do estado, Jaques Wagner, exonerou o major Fábio Santana (foto) da direção do Presídio Ariston Cardoso.
No mês de setembro, a Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares do Estado da Bahia (ASPRA) publicou, em seu site, denúncias envolvendo detentos do presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.
Os presidiários tinham acesso a telefones celulares e chegavam a atualizar seus perfis na rede social Facebook.
Após a publicação, uma vistoria foi realizada. Além de celulares, foram encontradas armas brancas, dinheiro, aparelhos de DVD e som, balança de precisão e uma plantação de maconha dentro do presídio. Todo o material estava à disposição dos detentos. (Com informações do Ilhéus 24h)
Comente Agora!

BRASILEIRO ESTÁ MAIS ENDIVIDADO, APONTA BANCO CENTRAL

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro cresceu em agosto pelo oitavo mês consecutivo e bateu novo recorde. O valor total das dívidas correspondia, naquele mês, a 45,36% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central, ante 45,10% em julho (recorde anterior). No final do ano passado, estava em 43,44%. Em agosto de 2012, em 43,8%. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 30,38% da renda em agosto, ante 30,41% em julho. Nesse caso, o recorde ainda é 31,51%, registrado em agosto de 2012. O BC também informou que o comprometimento de renda dos brasileiros, que considera valores mensais para renda e para as prestações pagas aos bancos, recuou pelo terceiro mês seguido em agosto. As prestações correspondiam a 21,4% da renda mensal dos trabalhadores em agosto, ante 21,46% em julho. É o porcentual mais baixo desde junho de 2011 (21,17%). O recorde para o indicador são os 22,98% registrados em janeiro do ano passado. Informações do Estadão.
Comente Agora!

RECURSOS DO BOLSA FAMÍLIA SUPERAM VALORES DO FPM EM MAIS DE 400 CIDADES

O valor dos benefícios para o Bolsa Família supera a receita obtida com o Fundo de Participação dos Municípios em 457 cidades brasileiras. A maioria dos casos está nas regiões Norte e Nordeste. O dinheiro do programa cai diretamente na conta das famílias contempladas, enquanto os recursos do FPM, composto pela receita de tributos como o IPI e o Imposto de Renda, entra no caixa da prefeitura e é usado basicamente para o custeio da máquina pública e pagamento de funcionários. Pequenas cidades ainda têm no FPM a sua principal fonte de financiamento mensal, em geral com características comuns de elevado número de famílias do Bolsa Família e barreiras para encontrar outras formas de arrecadação. Na cidade cearense de Tianguá, o repasse a aos beneficiados, que representam mais da metade de seus 72 mil habitantes, somou em três meses R$ 1,1 milhão a mais do que a verba obtida pelo FPM. No ano passado, o volume do benefício pago na localidade foi equivalente a 20% da receita total da prefeitura. O programa federal, que completa dez anos, pagou no ano passado R$ 21,1 bilhões a 14 milhões de famílias. No mesmo ano, o fundo somou R$ 67,7 bilhões. O volume de recursos do Bolsa cresce em ritmo superior ao da verba do FPM. Com a iniciativa do governo de desonerar produtos como automóveis e eletrodomésticos, menos recursos têm sido destinados ao fundo. Informações da Folha.
Comente Agora!

SANDRO RÉGIS VISITA ITAPITANGA

Deputado Sandro Régis visita o município de Itaanpitga
O deputado estadual Sandro Régis(DEM) chega hoje no final da manhã à Itapitanga para um encontro com amigos e lideranças políticas local. Durante sua visita Sandro fará contatos políticos para consolidar e ampliar a sua base de apoio político na cidade, além de fazer um breve balanço da conjuntura política nacional e estadual. As lideranças políticas também levarão ao conhecimento do deputado a situação política do momento no município. No município ele já conta com o apoio de Dr. Deraldo José, do vereador Joel Fernando e demais lideranças, e vai tentar ampliar ampliar ainda mais o leque em prol de sua reeleição na cidade. Sandro que estar no seu terceiro mandato como deputado reúne-se com outras lideranças políticas em Coaraci e Itapetinga ainda nesse final de semana.
Comente Agora!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PREFEITA DE PINDAÍ REDUZ O PRÓPRIO SALÁRIO, DE VICE E SECRETÁRIOS

A prefeita do município de Pindaí, no centro sul baiano, sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a reduzir 30% do salário de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na Administração. A lei, publicada na última quarta-feira (23), incluiu ainda a redução do pagamento direcionado à própria gestora, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado (PSDB), e do valor recebido pelo vice-prefeito, Jidásio Alves. 
Todo o secretariado municipal autorizou a diminuição dos vencimentos, que tem como objetivo adequar o percentual gasto com folha de pagamento ao limite estabelecido na lei de responsabilidade fiscal. “Apesar de todas as medidas adotadas pela gestão para manter a austeridade, a constante queda no repasse dos recursos federais nos obriga a adotar novas medidas para preservar o equilíbrio financeiro, visando atender às demandas da população”, explicou a prefeita Rosane. 
Comente Agora!

OUVINTE PEDE AJUDA NO PROGRAMA OPINIÃO LIVRE

D. Vera Lucia recebendo alimentos doados pelo Programa Opinião Livre
Ontem, durante o programa Opinião Livre da rádio Pontal FM, que vai ao ar das 12h às 13h30min, apresentado pelo comunicador Joel Fernando, a ouvinte D. Vera Lucia, moradora da rua Alfredo Ferreira, ligou para pedir uma ajuda ao comunicador, pois estava passando muitas necessidades e até fome. 
- Joel, tô ligando para pedir a tua ajuda, porque tô passando fome e não tenho  nada para comer em casa, desabafou Vera.
O desabafo da ouvinte sensibilizou o comunicador e muitos ouvintes que ouviam o programa naquele horário. As declarações da D.  Vera foram ouvidas com um choro de uma criança ao fundo, provocando uma reação de solidariedade tanto do comunicador Joel Fernando que garantiu a entrega de uma cesta básica e de alguns ouvintes que também se sensibilizaram e ligaram para doar alimentos, como a  Sr. Marinalva que entregou pessoalmente feijão e arroz; Beto Jamaica que doou R$ 20,00; Miguel Nascimento"Sopa" que doou uma cesta básica e Zé Mário que ligou e comprometeu-se a entregar uma cesta básica a dona de casa que diz não ter emprego e vive de uma pequena quantia do Bolsa Família e  tem sete filhos pequenos.
Após o final do programa o Presidente da Rádio Pontal FM, Adriano Santos Gonçalves recebeu D. Vera para entregar as alimentos arrecadados.
"Essa não é a primeira  vez que o programa Opinião Livre consegue sensibilizar a comunidade para casos como esse. É uma demonstração de que a nossa comunidade tem sensibilidade para compreender a necessidade das pessoas  que estão passando dificuldades de alimentar-se", declarou Adriano.
Comente Agora!

PREFEITURA DE ITAPITANGA ADERE AO MOVIMENTO "SOS MUNICÍPIOS"

A Prefeitura de Itapitanga também aderiu nesta sexta-feira, 25, à luta dos prefeitos liderados pela União dos Municípios da Bahia(UPB),Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e demais associações municipalistas, suspendendo o atendimento dos serviços prestados ao público. Em apoio ao Movimento SOS Municípios, o prefeito Joaquim Babo, assinou decreto de "Ponto Facultativo", na prefeitura, porém, os serviços de educação, saúde e limpeza pública continuam funcionando normalmente. As instituições de defesa do municipalismo definiram 25 de outubro como a data em que os municípios marcariam posição em torno da revisão do pacto federativo e pela autonomia financeira.
Comente Agora!

PIPOCA COM SUSPEITA DE PROVOCAR CÂNCER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do Lote 123 do produto Pipoca Nacional, da marca Brasileira. O motivo é o excesso de aflatoxina, substância que, se consumida em grande quantidade, tem potencial tóxico. A determinação está em resolução da Anvisa publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União. O lote suspenso tem data de fabricação de 1°de abril de 2013 e vencimento em 1° de março de 2014. O teor de aflatoxinas, superior ao limite máximo permitido, foi constatado em laudo emitido pelo Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais. As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas por muitas das espécies do fungo Aspergillus. As substâncias são tóxicas e podem causar câncer em seres humanos e animais. O Terra tentou contato com a fabricante, mas não obteve resposta.
Comente Agora!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UNA: PROFESSORA SE ACORRENTA EM FRENTE À PREFEITURA

A professora Gilmaria Barbosa Santos se acorrentou na frente da prefeitura da cidade, na manhã de ontem, quarta-feira (23), em protesto por causa da redução da carga horária de serviço. Ela trabalhava no Colégio Municipal Alice Sush com regime de 40h e precisou entrar em licença médica. Ao retornar ao trabalho descobriu que as horas tinham sido cortadas. Os alunos do colégio acompanharam o protesto. Segundo o Sindicato dos Servidores de Una, a prefeitura reduziu a carga horária de vários professores para enxugar a folha de pagamento. A secretária de Educação da cidade, Rosana Margarete Figueiredo não quis comentar o assunto. Até o final do noite de ontem a professora continuava acorrentada.
Comente Agora!

CONTAS DA PREFEITA JOSEFINA É APROVADA PELO TCM

As contas da prefeita de Coaraci, Josefina Castro(PT), referentes ao exercício de 2012, foram aprovadas ontem à tarde pelo Tribunal de Contas dos Municípios(TCM). O relator foi o conselheiro Paolo Marconi.
Pela quarta vez seguida a gestora tem suas contas aprovadas. Josefina Castro, que acompanhou a votação no TCM, em Salvador, comemorou o resultado. “Para nós e nossa equipe, é uma satisfação mostrar o zelo que temos com a coisa pública”, declarou.
Segundo o Parecer Prévio, o TCM constatou que a administração da gestora cumpriu todos os índices constitucionais destinados para a saúde, educação e pagamento de pessoal.
Comente Agora!

FIM DO VOTO SECRETO AVANÇA NO SENADO

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna as votações abertas no Legislativo. A medida, que ainda depende de análise do Senado, tem efeito cascata para Assembleias e Câmaras de Vereadores.Os membros da comissão rejeitaram duas emendas que mantinham sigilo nas votações de vetos presidenciais e indicação de autoridades.A comissão já havia aprovado a abertura total das votações há um mês, mas a PEC voltou à análise da comissão após a apresentação das emendas. A Câmara aprovou a proposta em setembro determinando o fim do voto secreto no Legislativo, mas ainda não há consenso entre os senadores.Isso porque um grupo de congressistas insiste na manutenção do voto secreto na análise de vetos presidenciais e indicações de autoridades – como previsto atualmente pela Constituição. Além dessas duas situações, a Carta estabelece votação secreta para a cassação de mandatos.
Comente Agora!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

JURISTAS DISCORDAM DE REGISTRO DE PATERNIDADE SEM COMPROVAÇÃO FORMAL

O projeto aprovado no Senado sobre direitos iguais para pais e mães na hora de registrar o nascimento dos filhos, gerou polêmica sobre o registro do nome do pai na certidão de nascimento.
Juristas discordam da interpretação de que as mães poderiam registrar, sem comprovação formal, o nome do pai da criança. O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado há menos de uma semana.
Logo após a aprovação, o relator chegou a dizer que as mães poderiam registrar o nome do pai sem precisar apresentar uma comprovação. Ontem (terça, 22) ele mudou o tom e disse que o projeto não dispensa a comprovação formal da paternidade.
Internamente, a avaliação de técnicos do governo é que o texto da proposta possibilita muitas interpretações diferentes. E que só uma regulamentação pode, de fato, fixar os limites do projeto – que é terminativo. Se não houver recurso ao plenário, vai direto à sanção da presidente, que pode fazer mudanças. (Com informações do G1)
Comente Agora!

CASA PRÓPRIA CONTINUA COMO SONHO DE CONSUMO PARA 30% DA POPULAÇÃO, DIZ SPC

Três em cada dez brasileiros têm como principal sonho de consumo comprar uma casa ou mobiliar e reformar o imóvel próprio, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para traçar o perfil comportamental e hábitos do consumidor. Além da questão patrimonial, o estudo constata que muitos clientes são movidos por impulsos e não têm maiores cuidados em relação a só gastar dentro dos limites do próprio orçamento. Caso, por exemplo, dos 47% de entrevistados que admitiram ter comprado, por impulso, algum produto que sequer chegaram a usar. Segundo a Agência Brasil, a questão orçamentária não inibe também os 62% que, antes mesmo de receber o salário, já pensam nas compras supérfluas que farão no mês seguinte, nem os 59% que se presenteiam apenas porque “eu mereço”. O mesmo porcentual dos que admitem ter ficado “no vermelho” porque compraram algum bem sem necessidade imediata. Tem, ainda, os que são movidos pela aparência. Caso dos 33% que confessaram ter dado presentes acima de suas posses para impressionar; dos 43% que quando compram um produto recém-lançado, fazem questão de exibir a novidade; ou dos 21% que, em companhia de amigos ou parentes em compras, extrapolam as próprias finanças apenas para “não fazer feio”.
Comente Agora!

ITABUNA PODE GERAR MIL EMPREGOS NA NATAL

Itabuna deve gerar até mil empregos temporários neste final de ano, segundo projeções do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna). As contratações para o período natalino já começaram. Pelo menos 40% delas serão feitas por lojas do Shopping Jequitibá. José Aboboreira, secretário executivo do Sindicom, disse ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, que a maior parte será em lojas de calçados e confecções. Na sequência, vêm as do segmento de cosméticos. A boa notícia para quem consegue um emprego temporário é que, em média, 10% acabam efetivados, segundo Aboboreira. De acordo com o secretário executivo, é boa a expectativa do comércio itabunense quanto às vendas de Natal neste ano. A projeção é de aumento em torno de 10% em relação às vendas do mesmo período de 2012. A Região.
Comente Agora!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ATENDIMENTO DO SAC EM ITABUNA TEM NOVA SEDE


A Secretaria Estadual da Administração (Saeb) disponibiliza a partir desta terça-feira (22) uma unidade provisória de atendimento do SAC para a população de Itabuna.
O posto vai substituir o atendimento que vinha sendo prestado pela Rota 2 do SAC Móvel, após a interdição da unidade fixa da cidade, que precisou ser fechada por problemas estruturais.
A unidade provisória funcionará no prédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), localizado na Avenida Manoel Chaves, no bairro de São Caetano. O atendimento será das 7h às 15h30.
Para mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Rede SAC em Itabuna, a pessoa pode acessar o site www.sac.ba.gov.brou entrar em contato pelos telefones 0800-071-5353 (fixo) e 4020-5353 (móvel).
Comente Agora!

MESMO SEM HORÁRIO DE VERÃO BAIANOS PRECISAM TER MUITA ATENÇÃO AO RELÓGIO

O horário de verão começou mo domingo e, mais uma vez, a Bahia, assim como os estados do Norte e Nordeste, não aderiu à mudança. O resultado é uma confusão de horários que muitas vezes interfere na vida pessoal ou profissional dos baianos. Com isso, a população acaba ficando refém de serviços baseados pelo horário oficial de Brasília, como postagens dos correios, operações bancárias por meio de caixas eletrônicos, internet ou telefone. Até os apostadores de loteria devem ficar atentos aos novos horários para não perder o jogo.
Comente Agora!

ILUSIONISTA CORTA DOIS CORPOS AO MEIO E MISTURA-OS NUM TRUQUE INACREDITÁVEL

O mágico Criss Angel fez um inacreditável e... arrepiante truque de magia num jardim público, rodeado por pessoas que estavam a observar. O ilusionista chamou dois voluntários, cortou os seus corpos ao meio e depois... misturou-os... deixando toda a gente aos gritos de horror!
Em tempo: Numa cidade do interior do sul da Bahia também tem um mágico da administração pública que está conseguindo esconder no balancete um passivo financeiro de mais de 1 milhão de reais e ainda há quem diga que  ele é o" Cara".
Comente Agora!

PRÉ-CANDIDATO, CAMPOS PREGA ALTERNÂNCIA DE PODER PARA EVITAR CORRUPÇÃO E BRIGA POR CARGOS

O governador de Pernambuco e um dos prováveis candidatos a presidente do Brasil em 2014, Eduardo Campos (PSB), recomendou alternância de poder para evitar que partidos agreguem "defeitos" como corrupção e briga por cargos. A posição do socialista vem depois de entrevista do ex-presidente Lula, em que falou de vícios acumulados pelo PT, ao jornal espanhol El Pais. De acordo com o comandante nacional do PSB, "o que blinda as instituições dos vícios e distorções é a capacidade de se inovarem, de estarem submetidas ao controle social, à alternância de papel que passa a cumprir na vida política do país", disse nesta segunda-feira (21), durante vistoria de obras de ampliação do Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, no Recife. "Por isso é importante que todo tempo os partidos possam governar, fazer oposição, cuidar com responsabilidade do seu papel naquele determinado momento histórico", completou. Sobre os possíveis desvios dentro do PSB, Campos declarou que o partido tem a "obrigação de aprender com os erros dos outros", precisa "estar preparado para assumir responsabilidades e, na medida em que assume responsabilidades maiores, ter a preocupação para não reproduzir os velhos erros". Informações da Agência Estado.
Comente Agora!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ILHÉUS: ACAMPADOS SÃO RETIRADOS DA FRENTE DA PREFEITURA PELA POLÍCIA

A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Ilhéus retiraram, no início da manhã desta segunda-feira (21), integrantes do movimento "Reúne Ilhéus", que estavam acampados há 100 dias em frente à prefeitura do município do sul baiano. De acordo com informações do jornal Bahia On Line, cerca de 60 policiais militares e 30 guardas municipais participaram da ação. Não há registro de confrontos ou resistência por parte dos jovens que permaneciam em frente à sede do governo. O ato era em protesto pela não redução da tarifa do transporte coletivo e pela abertura da “caixa preta” do contrato de concessão firmado entre a prefeitura e as empresas de ônibus. Cerca de 20 pessoas estavam acampados no momento da desocupação, entre eles um grupo de malabaristas argentinos que se apresenta em cruzamentos no centro da cidade. Tendas e utensílios utilizados pelos protestantes foram levados em um caminhão da administração ilheense. Representantes do movimento afirmaram que registrariam ocorrência na polícia para garantir a devolução dos objetos levados.
Comente Agora!

'No momento em que Lídice sair candidata, não são duas candidaturas da base', DIZ WAGNER

O governador Jaques Wagner reiterou que terá um candidato único para disputar a sua sucessão, ao descartar a possibilidade de um palanque duplo na Bahia, com uma possível candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB). Em entrevista à Tribuna da Bahia, o chefe do Executivo estadual deixou claro que a socialista não será a sua escolhida. “Só para ser claro, Lídice é da base, mas no momento que ela sair candidata com uma candidatura nacional outra, não são duas candidaturas da base. Até porque eu não vou fazer nenhum tipo de palanque duplo. Vou fazer a campanha da Dilma”, declarou o petista. Sobre a definição do candidato do PT, Wagner não assumiu preferência pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, mesmo com as declarações de aliados sobre o favoritismo oudemonstrações públicas. “É que Rui Costa talvez, dos nomes que estão colocados aí, é a pessoa com quem eu tenho maior tempo de relação. É nesse sentido que as pessoas identificam. Mas tenho uma relação excepcional com [Luiz] Caetano, com [José Sérgio] Gabrielli, com [Walter] Pinheiro, então não tem nenhum problema. O pessoal fala de Rui porque está há mais tempo no time, desde o Sindiquímica, desde o Polo Petroquímico, me ajudou como articulador político no primeiro governo e está me ajudando agora, tocando as questões da execução. Efetivamente, é um nome, como todos”, argumentou.
Comente Agora!

EX-PREFEITO DECIDE VOLTAR A MORAR EM ITAPITANGA

O ex-prefeito Dernival Dias Ferreira confidenciou a uma amiga e ex-professora, que a partir de janeiro de 2014 ele estará voltando a morar em Itapitanga para acompanhar de perto o desenrolar da administração atual. Previsível ou não, essa revelação aponta para o ano eleitoral que se avizinha, já que o ex-gestor vai tentar se cacifar para emplacar os seus candidatos a deputados Federal e Estadual. Por outro lado, já há quem afirme que a sua volta estar relacionada a boa notícia de que o município irá ter a partir de janeiro de 2014 um acréscimo de cerca de trezentos mil reais à mais mensalmente na sua principal receita - o Fundo de Participação dos Municípios-FPM - devido a estimativa do IBGE apontar um aumento no número de habitantes de 10.181 para 10.799 habitantes, elevando a distribuição das receitas transferidas pelo governo federal ao município de 0.6 para 0.8.
Para algumas pessoas mais próximas de Dernival, a decisão de voltar a morar em Itapitanga servirá de termômetro para ele analisar quem são realmente os seus amigos que ele têm, já que em outrora, a sua arca de amigos e colaboradores era de fazer fila, onde tinha até disputa de palitinho pra saber quem iria sentar-se à mesa e tomar uma gelosa em sua companhia.
Comente Agora!

BRECHA NA LEI ELEITORAL FAVORECE PALANQUE DUPLO NOS ESTADOS

A polêmica sobre a articulação de palanques duplos nos Estados, formados por partidos que serão adversários no plano nacional, mas aliados no local, expõe uma zona cinzenta da regra eleitoral que já preocupa os futuros candidatos à Presidência em 2014. Como a regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que está em vigor não é clara sobre os limites da campanha casada e pode ser derrubada a qualquer momento, dirigentes regionais estão se articulando à revelia de orientações dadas pelos prováveis candidatos à Presidência. O último acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata do assunto, de 12 de agosto de 2010, estipula que “é permitido ao candidato da eleição majoritária presidencial ou militante de partido político participar de propaganda eleitoral gratuita de candidato em âmbito estadual, desde que estejam coligados no plano nacional”. O redator do acórdão, feito a partir de consulta do então senador Marconi Perillo (PSDB), é assinado pelo então ministro Ricardo Lewandowski. No caso de Dilma Rousseff, seu principal aliado na campanha pela reeleição, o PMDB, pode enfrentar o PT em até 15 Estados. Em todos eles, segundo a regra vigente na Justiça Eleitoral desde 2010, os candidatos peemedebistas a governador podem usar livremente a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma na TV em suas campanhas de TV e rádio, mesmo que o PT conte com um postulante na disputa.
Comente Agora!

MACONHA NO URUGUAI CUSTARÁ R$ 2 A GRAMA, DIZ GOVERNO

O governo do Uruguai pretende iniciar a venda de maconha, em lojas controladas pelo Estado, a partir do segundo semestre de 2014. Segundo o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, o preço será fixado em torno de um dólar por grama (R$ 2,17, na cotação da última sexta). O chefe da pasta disse, em entrevista ao jornal uruguaio "El País", que a quantidade é suficiente para elaborar "um cigarro grosso ou dois ou três mais finos". Calzada afirmou ainda que a erva a ser vendida terá entre 5% e 12% de tetrahidrocanabinol (THC) – principal constituinte psicoativo da planta. Cada usuário que se cadastrar poderá comprar até 40 gramas por mês. O projeto do governo uruguaio que pretende legalizar a venda da droga foi aprovado na Câmara dos Deputados em julho último e aguarda votação no Senado. Como a presidência do país acredita em uma nova vitória, já trabalha para colocar o sistema em funcionamento. Segundo Calzada, o Estado irá "oferecer um lugar seguro para comprar e um produto bom pelo mesmo preço. O mercado ilegal tem muito risco e má qualidade".
Comente Agora!

domingo, 20 de outubro de 2013

IPIAÚ: UM MORRE E TRÊS FICAM FERIDOS EM ACIDENTE NA BR-330

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão, na madrugada deste domingo (20), na BR-330, próximo ao distrito de Pedra Branca, em Ipiaú, no sul baiano. De acordo com informações do site Giro em Ipiaú, um Fiat Siena – placa policial JQL-3697 – e ocupado por quatro homens, todos da cidade, rodou na pista e colidiu em um caminhão carregado de telhas de cerâmicas. O motorista do Siena, José Carlos de Oliveira, de 57 anos, ficou preso nas ferragens do automóvel, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Os demais ocupantes foram encaminhados para o Hospital Geral de Ipiaú, dois deles estavam com várias escoriações, o outro sofreu um corte na cabeça. Não há informações sobre o atual estado de saúde das vítimas. O motorista do caminhão com placa de Taperoá, Matheus da Silva de Souza, de 35 anos, não sofreu ferimentos. Do Giro Ipiaú.
Comente Agora!

sábado, 19 de outubro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO MODIFICA FUNCIONAMENTO DE SERVIÇOS NA BAHIA

Com o início do horário de verão às 0h do domingo (20), os moradores dos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país adiantarão seus relógios em uma hora, e como a Bahia ficou novamente de fora da mudança, os baianos devem ficar atentos às alterações nos horários de funcionamento dos serviços que possuem sede em âmbito nacional. Os aeroportos levam em consideração o horário de Brasília para voos, portanto é bom estar atento a possíveis alterações no embarque e desembarque, no caso de quem comprou passagem antecipada. Na televisão, a programação nacional, gravadas no eixo Rio-São Paulo, será alterada. Novelas, jornais e os programas começarão uma hora antes. O horário de postagem dos Correios é outro serviço que sofrerá mudanças. Quem precisa ou deseja enviar uma correspondência deve fazê-lo uma hora antes do horário habitual de fechamento dos serviços, que depende de acordo com o local de onde a postagem é realizada, como por exemplo na agência dos Correios do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, onde as correspondências podem ser enviadas até às 19h. Já a sede soteropolitana, localizada na Pituba, realiza postagem até às 18h. A exceção fica por conta dos bancos, que na Bahia atuarão em horário normal de funcionamento durante o período. (Correio)
Comente Agora!

LULA CONDENA AÇÃO DOS 'BLACK BLOCS' NO RIO DE JANEIRO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou com veemência a ação de grupos de mascarados nos atos de rua que ocorrem no Rio de janeiro e em São Paulo, além da depredação de patrimônio público e privado. Em eventos nas duas cidades, o petista voltou a defender a realização de manifestações pelo país, mas ressaltou que elas devem ser pacíficas. Lula afirmou ainda que protestar de máscara significa ação envergonhada, referindo-se à atuação dos black blocs, que fazem quebra-quebra na ruas da capital fluminense. “Eu fiz muito movimento de rua. Eu nunca coloquei uma máscara porque nunca tive vergonha do que eu fiz. Nunca!”, disse o ex-presidente, que condenou também o abandono da política, especialmente pelos mais jovens. “Sabe uma coisa que me assusta? A facilidade que as pessoas têm de falar mal de políticos. Não é? Humorista fala mal de político. Pergunte quais foram as pessoas em quem eles votaram nas últimas eleições, para saber que tipo de voto que ele deu. Eu queria dizer a vocês: nunca neguem a política. Esses que ficam trabalhando contra a política não têm noção, que não existe saída fora da política. A política garante a democracia. A política garante a alternância de poder. Somente através da política e da democracia um peão como eu pôde chegar à Presidência. Um índio pôde chegar na Bolívia. O negro pôde chegar nos Estados Unidos. Quando não tem isso, vem o fascismo. É o nazismo. É a ditadura”, afirmou Lula em discurso no evento da Fecomércio no Rio de Janeiro.
Comente Agora!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ITABUNA: HOMEM ACUSADO DE MATAR TAXISTA DIZ QUE MATOU O CARA ERRADO

Preso no final da tarde de quinta-feira, 17, no bairro de Fátima, em Itabuna, "Júnior Fedor", assassino confesso do mototaxista José Urbano Oliveira Simões, de 41 anos, disse que foi enganado pelos mandantes do crime.O acusado, que afirma ser do Raio B, alegou que matou a vítima porque pensava se tratar de um rival do Raio A. "Matei o cara errado, armaram pra mim", garantiu. Urbano foi executado com três tiros na manhã da última terça-feira, 15, na Avenida Juracy Magalhães, próximo ao Supermercado Meira, enquanto trabalhava. A história que envolve o caso é muito mais complexa do que se pode imaginar. Para executar o mototaxista, Júnior teria acertado com os mandantes um valor R$ 2 mil. Dois homens são apontados pelo criminoso. Um deles, segundo investigações da polícia, teria sido baleado, recentemente, a mando da vítima que, supostamente, descobriu que estava sendo traído.
Comente Agora!

REGIÃO PODERÁ TER NOVOS MUNICÍPIOS

Com a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) n. 98/2002 que fixa novas regras para criação, desmembramento, fusão e incorporação de novos municípios, onde o objetivo é regulamentar uma emenda constitucional que havia sido aprovada pelo Congresso seis anos antes. Agora, a possibilidade de criação de novos municípios na região sul da Bahia começa a ganhar força. A emenda tirou da esfera estadual a autonomia para estabelecer os critérios para o nascimento das novas unidades. Entre as localidades que correm risco de perder parte de seu território estão Itacaré, Ibirapitanga e Itagibá. Esses municípios contam com distritos com mais de 8 mil moradores. A quantidade de habitantes é uma das exigências da lei aprovada na noite desta quarta-feira(16) pelo Senado Federal. Outra exigência é a realização de um plebiscito entre os moradores. Mas, antes disso, a lei precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Se sancionada, possibilitará a criação de até 188 municípios no Brasil. No sul da Bahia, podem conseguir emancipação política e administrativa os distritos de Itamarati, em Ibirapitanga; Taboquinhas, em Itacaré, e Japumerim, em Itagibá.
Comente Agora!

TYLENOL CAUSA 150 MORTES/ANO NOS EUA SEGUNDA ONG

Um levantamento feito pela organização sem fins lucrativos Pro Publica, dos EUA, mostra que, de 2001 a 2010, cerca de 150 americanos morreram por ano por intoxicação após o consumo de paracetamol, princípio ativo do analgésico Tylenol. Segundo a Pro Publica, que consultou dados dos CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), essas mortes ocorreram por ingestão acidental de doses maiores do que as recomendadas na bula. O problema, diz a organização, é que a diferença entre a dose máxima por dia para adultos (4 g) e a quantidade que pode causar danos ao fígado é pequena, facilitando a overdose acidental. Outro problema é que a FDA (agência reguladora de remédios nos EUA) demorou muito para incluir na bula alertas importantes sobre o uso da droga, em especial para pessoas que bebem álcool regularmente ou tomam outros remédios. O paracetamol é metabolizado no fígado. Em caso de doses excessivas ou de pessoas desnutridas, que bebam álcool regularmente ou que tomem outros remédios, esse metabolismo produz uma substância tóxica que pode levar à falência hepática. O hepatologista, Raymundo Paraná, que é professor da faculdade de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), afirma que a dose máxima do remédio deveria ser reduzida de 4 g por dia para 3 g. “É uma droga segura, mas se usada no limite terapêutico. Até 3 g por dia não causa problemas. Entre 3 g e 4 g já houve casos [de intoxicação] em pacientes que usavam outras medicações.” (AFP)
Comente Agora!