sexta-feira, 31 de maio de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DEFINE AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO

Prefeito Joaquim abrindo a 2a Conferência Municipal
Marcada pela presença de um público considerável - diante do feriado de Corpus Christis - a  2a Conferência Municipal da Cidade deu inicio na manhã e foi até o final da tarde de ontem na Câmara municipal. A prefeitura fez a convocação e a comunidade atendeu comparecendo. Sob a batuta do Maestro Carlos Veloso,  o Coral Centro do Viver, apresentou-se cantando o hino de Itapitanga, emocionando a todos.
Com o tema "Quem muda a cidade somos nós" o prefeito Joaquim Babo abriu oficialmente o evento, onde em seguida o conferencista Marcos Lessa, Membro do Conselho Estadual das Cidades, abriu a 2a Conferência Municipal, em sua palestra explicou a importância do evento para a definição das políticas públicas para o município de Itapitanga, haja vista que outros municípios também estão realizando suas Conferências, afim de cumprirem as exigências do Ministério da Cidades, para terem acesso ao Fundo de Desenvolvimento Municipal que será implantado a partir de 2016.
A participação da comunidade, principalmente da juventude, fez suscitar debates de alguns temas importantes para o município, como a questão ambiental, saneamento básico, infraestrutura viária(asfaltamento da BR 030), cursos técnicos de qualificação para a juventude ingressar no mercado de trabalho, aquisição de um ônibus para atender a demanda crescente dos estudantes que cursam nível superior, além da sugestão para a implantação de um Centro de Recuperação para atender os Dependentes Químicos da comunidade.
Presentes os Secretários Juarez Carlos(Administração),Cristina Moitinho(Ação Social), Luiz Alberto(Obras e Serviços) e Nestor Gil(Planejamento), os vereadores Eduardo Reis, Joel Fernando e Núbia Almeida e Gerente do Escritório da Embasa, Carlos Alberto, Estudantes Universitários e a equipe do site Na Ideia.net que contribuíram, e muito com o debate. No final da Conferência, foram escolhidos e apresentados os quatro Delegados indicados  pelos segmentos presentes para 5a Conferência Estadual das Cidades que acontecerá de 5 a8 de agosto deste ano em Salvador: Nestor Gil de Oliveira(Rep. do Poder Executivo); Lázaro Lessa(Rep. dos Estudantes Universitários); José Carlos (Rep. das Igrejas Evangélicas) e Joel Fernando(Rep. do Poder Legislativo).
Comente Agora!

TEOLÂNDIA: 9ª EDIÇÃO DA FESTA DA BANANA COMEÇA HOJE, (31).

O prefeito de Teolândia, Lázaro Andrade(PMDB), mantém a tradição e promove a 9ª Edição da FESTA DA BANANA, que começará na noite desta sexta-feira, (31). Confiram o que vai rolar hoje: Apresentações Culturais; Desfile para a escolha da Rainha e Rei da FESTA DA BANANA e muita musica com TIMBÓ E BANDA do mosaico baiano e RAIO DE SOL.
Amanhã, (01/06) a agitação dos foliões ficará por conta de: Ney Araújo; Forrozão; Neto Azevedo e Cezar Menoti e Fabiano.
Comente Agora!

VILA CULTURAL ABRE O SÃO JOÃO DE ITAGIBÁ

Praça Duque de Caxias local da vila junina que começa hoje
O São João de Itagibá será aberto oficialmente nesta sexta-feira, dia 31, com a instalação da Vila Cultural, na Praça Duque de Caxias. O espaço vai funcionar nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho e 7, 8 e 9 de junho, com atividades como concurso quadrilha junina, concurso Garota junina, quebra pote, pau de sebo, trança fita samba de roda, apresentações de bandas de forró, danças populares, manifestações de cultura popular, gastronomia, etc.
A Vila Cultural foi idealizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itagiba, com o objetivo de oportunidade a grupos e produtores da cultura local, democratizando o acesso da cultura para toda a comunidade. “Estamos resgatando e preservando esse festejo que hoje é nosso patrimônio histórico e cultural”, afirma o prefeito de Itagiba, Marcos Barreto, o Marquinhos.
Em 2013, a Vila Cultural vai homenagear a Dra. Hilda Philadelpho, que foi uma das precursoras do São João de Rua. Juntamente com outros moradores de Itagibá, ela trouxe para a Praça os festejos juninos que eram realizados nas escolas. folguedos.
Neste final de semana a Vila Cultural terá abertura solene, Cerimonial da Fogueira, Quadrilha Chamego Dengoso, Casamento Matuto, e show com Perkata de Sola, além de barracas com comidas típicas e outras manifestações artísticas com a participação da comunidade local.
Comente Agora!

EXERCENDO O DIREITO DE CIDADÃ ITAPITANGUENSE

As contas públicas do exercício de 2012 do ex-gestor Dernival Dias Ferreira estão à disposição na sede da prefeitura de Itapitanga até o dia 01 de junho de 2013, conforme manda a legislação em vigor, e, por lá, uma presença tem sido bastante notada quase que todos os dias, é a da cidadã itapitanguense e eleitora, Marilândia Barreto que, no exercício de seu direito constitucional de fiscalizar as contas públicas do gestor, está literalmente passando um "pente fino"  nos processos de pagamento das depesas e licitações ocorridas no último ano da gestão passada.
Vale lembrar que  Marilândia é funcionária  aposentada do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM e tem um grande conhecimento quando o assunto se refere a contas públicas.
Comen te Agora!

ESTÃO QUERENDO SUJAR A FICHA LIMPA

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados responsável pelo projeto que modifica a legislação eleitoral em vigor no Brasil, uma espécie de minirreforma política, vai entregar, na próxima terça-feira, as propostas que abrandam a Lei da Ficha Limpa e facilitam a vida dos gestores que tiveram contas reprovadas. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo, declarou que o projeto de lei complementar será inicialmente levado ao colégio de líderes e, no mesmo dia, ao plenário. A expectativa é de que a matéria seja aprovada até o fim de junho. Pela Lei da Ficha Limpa, os gestores que tiverem as contas rejeitadas pelos tribunais de contas não podem se candidatar nas eleições dos próximos oito anos. Um dos pontos a serem modificados é justamente este, para muitos a razão de ser da Lei da Ficha Limpa. A proposta de mudança esvazia o poder dos tribunais de contas. Pelo novo texto, a palavra final sobre as irregularidades nos balanços contábeis dos chefes de executivo seria dada pelas respectivas casas legislativas. Na prática, aqueles que tiverem as contas reprovadas apenas pelos tribunais de contas vão poder se candidatar normalmente. A Folha.
Comente Agora!

ITABUNA: MÃE TENTA VENDER FILHO RECÉM-NASCIDO POR R$2,00 E DEPOIS O OFERECE PARA CACHORRO

Uma mãe tentou vender o filho por R$2,00 em um posto de gasolina na esquina entre a Av. Princesa Isabel e Kennedy, no bairro São Caetano e em seguida o ofereceu para um cachorro de rua. O fato aconteceu por volta das 01h30 da madrugada desta quinta-feira (30). A mulher aparentemente transtornada procurou algumas pessoas no posto oferecendo a criança, conversando sozinha ela caminhou até um bar próximo onde continuou a conversar sozinha ao mesmo tempo em que amamentava a criança, entre palavras confusas ela chegou a falar para o cachorro “toma para você cuidar, já que o pai não quis, ele se separou de mim” apontando o recém-nascido para o animal. SAMU e PM foram acionados e um dos policias conseguiu se aproximar da mãe e após alguns minutos de conversa, pegou a criança da mulher. Mãe e filho foram levados para o Hospital de Base para exames e segundo o policial que resgatou o bebê, o médico Cristiano Conrado, junto com a assistência social assumiram a responsabilidade de cuidar de ambos. Do Radar Notícias.
Comente Agora!

ASTEROIDE PASSARÁ A 5,8 MILHÕES DE QUILÔMETROS DA TERRA

Um asteroide de 2,7 quilômetros de diâmetro se aproximará da Terra nesta sexta-feira sem trazer riscos ao planeta. Ele passará a 5,8 milhões de quilômetros da Terra — ou cerca de 15 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua, de acordo com a Nasa. O asteroide, denominado 1998 QE2, estará mais perto às 20h59 GMT (17h59, horário de Brasília), no que será seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos. "O asteroide 1998 QE2 é um objeto de grande interesse para o radiotelescópio de Goldstone, na Califórnia, e para o telescópio de Arecibo em Porto Rico, porque esperamos conseguir imagens de alta resolução que podem revelar muitas características de sua superfície", disse o astrônomo Lance Benner, principal encarregado científico do radar Goldstone no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia. As imagens deste telescópio permitem ver claramente uma porção de 3,75 metros de comprimento a uma distância de quase seis milhões de quilômetros. "Cada vez que um asteroide se aproxima da Terra, proporciona uma oportunidade científica importante para estudá-lo em detalhe e, assim, compreender seu tamanho, forma, rotação e as características de sua superfície, e tudo o que nos permite esclarecer suas origens", disse.
Comente Agora!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

ITAPITANGA REALIZA A 5a CONFERÊNCIA DA CIDADE

Prefeito Joaquim Babo
A prefeitura de Itapitanga fez uma ampla divulgação convidando a comunidade para discutir as políticas públicas nas áreas de habitação saneamento básico, mobilidade urbana, ordenamento territorial e meio ambiente, entre outros, estarão em debate na 5ª Conferência da Cidade que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, a partir das 10 horas da manhã na Câmara de Vereadores de Itapitanga e contara com a presença do prefeito Joaquim Babo e demais assessores.
O objetivo é discutir idéias que possam contribuir para a definição de políticas públicas capazes de alavancar, de modo organizado, o desenvolvimento do município, juntamente técnicos de diversas áreas, dirigentes de entidades de classe, sindicalistas, políticos, líderes populares e a comunidade em geral.
Comente Agora!

ITAPITANGA RECEBERÁ OS SERVIÇOS DO SAC MÓVEL

A Secretaria da Administração Estadual-SAEB, responsável pela coordenação do SAC Móvel, confirmou a  visita do caminhão da cidadania à Itapitanga nos dias 04 e 05 de junho.
O SAC Móvel oferece os seguintes serviços: Certidão de Nascimento; Carteira de Identidade; Recadastramento de Pensionistas do Estado; Antecedentes Criminais, Críticas, denúncia, elogios, orientações e reclamações sobre serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.
A ultima vez que a caminhão do SAC Móvel esteve em Itapitanga foi em de novembro de 2010, nos dias 10 e 11, ou seja: há mais de dois anos e meio.
Comente Agora!

CLAUDIA LEITTE DEVE QUASE MEIO MILHÃO

Uma bomba explodiu nos bastidores do axé music, afirmando que a cantora Claudia Leitte deve cerca de R$ 497 mil à seis empresas.
Segundo a informação, repercutida em vários sites e jornais, tal dívida foi contraída no Carnaval pela Ciel Empreendimentos Artísticos Ltda, que tem a cantora como sócia majoritária, e vão de impressão de publicidade, bebidas e confecção de abadás a consultoria financeira, caso do Banco Safra, credor que aguarda para receber R$ 310 mil.
O diretor de uma das empresas, com medo de um possível calote, disse que até agora só ouviu promessas. “Fomos contratados em janeiro e até agora ela não pagou pelo trabalho. Ficam nisso de ‘hoje, amanhã’ e, até agora, nada de concreto”, afirmou.
A Ciel Empreendimentos declarou à Receita Federal um faturamento anual de R$ 24 milhões. Claudia tem 69% de participação na empresa, que estaria suja nos cadastros oficiais, como Serasa.
Comente Agora!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GOVERNADOR RESPONDE SOLICITAÇÃO DO VEREADOR JOEL FERNANDO

Governador Jaques Wagner e o Vereador Joel Fernando
O vereador Joel Fernando(PCdoB), aproveitou a visita do governador Jaques Wagner durante a inauguração da Usina de beneficiamento de leite em Coaraci, no último dia 11 de maio e entregou-lhe um oficio, relatando a situação da obra do Galpão Cidadão, concluída há mais de um ano e meio. Acompanhado do Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, o deputado Marcelo Nilo e do secretário da Associação do Vale do Poço da Caça,Jackson William, o vereador Joel Fernando, disse ao governador sobre a importância de colocar em funcionamento o mais rápido possível, o Industria Cidadã de Itapitanga, já que o treinamento e os estudos realizados pelo Sebrea e Sudic, favorecem a implantação e utilização daquela obra, que encontra-se há anos sem uma efetiva utilidade. Ao tomar conhecimento, Wagner, disse que desconhecia o pleito, mas, imediatamente solicitou que o seu assessor, Nelson Simões ligasse para o Secretário James Silva Gomes Correia, ordenando prioridade e agilidade na solicitação.
Jackson Wiliam(Lula) e o Governador Jaques Wagner
Nesta terça-feira(28), o vereador Joel Fernando recebeu um ofício do Sub-Chefia de gabinete do Governador, comunicando, que por ordem do governador Jaques Wagner fosse encaminhado a solicitação do vereador à Secretaria de Industria, Comércio e Mineração afim de oficializar e agilizar a implantação das ações que visam a geração de emprega e renda para os associados da Associação Vale do Poço da Caça, na Industria Cidadão, com aquisição dos equipamentos necessários para a indústria. Confira em Mais Informações o Oficio da Sub-Chefia de Gabinete do Governador.

POLÍCIA RECUPERA DINHEIRO ROUBADO EM CASA LOTÉRICA DE IBIRATAIA

A operação conjunta das polícias Civil e Militar da 55ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) resultou na recuperação do dinheiro roubado na manhã desta quarta-feira na Casa Lotérica, Axé Loterias, quando dois homens armados renderam os clientes e funcionários do estabelecimento comercial e roubaram o dinheiro, fugindo em seguida. De acordo com a polícia, o grupo de quatro homens estava parado numa estrada da região dos Buris, zona rural de Ibirataia, quando percebeu a aproximação dos policiais, e começaram a atirar. Houve um tiroteio durante alguns minutos, mas os supostos assaltantes conseguiram fugir a pé, deixando para trás, uma mochila com roupas, a quantia de mil e setenta reais e as duas motos com placas de Ipiaú e numeração adulterada com uma fita isolante. Os veículos provavelmente foram usadas no assalto. A polícia ainda realizou buscas nas roças da localidade, mas não encontrou os criminosos. Do Giro Ipiau.
Comente Agora!

CONTAS DE 2010 DO EX-PREFEITO É APROVADA PELA CÂMARA

Momento da apuração dos votos secretos - Sessão plenária de terça-feira(28)
As contas do ex-prefeito Dernival Dias Ferreira, referente ao exercício de 2010, foram submetidas à votação e aprovadas ontem, terça-feira,28, pela Câmara de Vereadores de Itapitanga. As contas foram encaminhadas, antes, à Comissão de Finanças e Orçamento formada por Hiberlon Guimarães- Presidente, Eduardo Reis(DEM) e Joel Fernando(PCdoB), onde o o presidente da Comissão indicou o vereador Eduardo Reis, para relatar e emitir parecer sobre o  Parecer Opinativo do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM que aprovou as contas do gestor com ressalvas. O relator apresentou seu parecer opinando pela rejeição das contas, o qual foi aprovado pelos membros da Comissão de Finanças e Orçamento e submetido à apreciação do plenário, onde foi derrubado por cinco votos contrários, obtendo apenas quatro votos. Votaram favoráveis ao Parecer  do Relator, o vereador Hiberlon Guimarães, Joel Fernando, Eduardo Reis e Laurêncio Barreto. Contrário ao parecer votaram o vereador Antônio Carlos, Neilton Nascimento, Rildes Magalhães e Nubia Almeida. Como a votação ficou empatada, o presidente da Câmara, José Roberto, foi obrigado a desempatar, votando também contrário ao Parecer que Opinava pela Rejeição das Contas do ex-gestor, ficando assim prevalecendo o Parecer do TCM para em seguida ser julgado em votação secreta.
O mesmo placar se repetiu na votação secreta que julgou a aprovação ou não do Parecer do TCM: cinco a quatro. Dessa forma, ficou mantido o Parecer do TCM  que aprovou o com ressalvas as contas do exercício financeiros de 2010 do ex-prefeito Dernival Dias Ferreiras. Os vereadores ainda apreciará as contas de 2011 do ex-gestor que também foram aprovadas com ressalvas, bem como, as contas de 2012 que ainda não foram julgadas pelo TCM.
Comente Agora! 

BAHIA PRORROGA A 1ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

A 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa será prorrogada até o dia 21 de junho em todo território baiano. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), anunciou a medida hoje (29) para todas as coordenadorias regionais. “Consideramos a mudança climática favorável sobre parte significativa nos municípios atingidos pela seca e a possibilidade de estimular a vacinação dos rebanhos nestas áreas. Nossa preocupação agora é de salvaguardar a pecuária baiana quanto ao risco da reintrodução do vírus da Febre Aftosa”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que o Ministério da Agricultura facultou aos Estados, ajustar o calendário de vacinação nos municípios atingidos pela seca. Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, o criador tem até quinze dias, contabilizados após a vacinação, para fazer a declaração. “Com a prorrogação, o prazo é até 06 de julho para declarar a imunização junto à Adab”, disse, lembrando que, com a melhora da condição do gado diante da ocorrência de chuvas, os pecuaristas destes municípios devem cumprir com o compromisso de vacinar os bovinos e bubalinos e comparecer ao escritório mais próximo da Adab para declarar todo o rebanho.
Comente Agora!

ILHÉUS,COARACI E ITAPÉ PERDERAM MORADORES

Dados apresentados nesta terça-feira,28, durante o I Seminário Regional Litoral Sul, em Ilhéus, mostram que a maioria dos municípios do sul da Bahia teve redução significativa no número de habitantes entre 2000 e 2010.
O levantamento foi apresentado pelo diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, José Geraldo dos Reis. Entre os municípios que mais perderam moradores estão Coaraci, Barro Preto e Itapé.
Essas localidades tiveram uma redução de 33% no número de moradores. Em Ilhéus a redução foi menor, de 13% no período de 10 anos. Já Itabuna teve aumento na quantidade de moradores em 4%.
O crescimento deve ser maior a partir do próximo ano, quando começa a funcionar a Universidade Federal do Sul da Bahia. A expectativa é de que o município ganhe de 10 a 20 mil novos habitantes em 2014. A Região.
Comente Agora!

QUANTOS FERIADOS AINDA TEREMOS ATÉ O FINAL DO ANO?

30 de Maio – QUINTA-FEIRA – Corpus Christi
02 de Julho – TERÇA-FEIRA – Independência da Bahia
07 de Setembro – SÁBADO – Independência do Brasil
07 - de Outubro - SEGUNDA-FEIRA - Padroeira de Itapitanga
12 de Outubro – SÁBADO – Padroeira do Brasil
02 de Novembro – SÁBADO – Finados
15 de Novembro – TERÇA-FEIRA – Proclamação da República
21 de Dezembro - SÁBADO - Emancipação política de Itapitanga
25 de Dezembro – QUARTA-FEIRA – Natal. 
Já que teremos ainda nove feriados este ano, sendo que duas terças-feiras, culturalmente o brasileiro e o baiano irá enforcar a segunda-feira que ninguém é de ferro. Agora é só programar o merecido descanso.
Comente Agora!

terça-feira, 28 de maio de 2013

BAHIA PODE TER MAIS 50 CIDADES CASO CÂMARA APROVE PROJETO DE PETEBISTA

Itamarati, distrito de Ibirapitanga, também quer a emancipação
Com atualmente 417 municípios, a Bahia pode ganhar mais 50 cidades, caso seja aprovado na Câmara Federal um projeto de lei complementar que devolve às assembleias legislativas o poder de criar municípios. De autoria do deputado José Augusto Maia (PTB-PE), a proposta deve ser votada no próximo dia 4 de junho. Se a matéria tiver o apoio da maioria na Câmara Federal, o deputado estadual João Bonfim (PDT) poderá tentar a aprovação do seu Projeto de Lei Complementar 100/2011, referente a critérios para a formação de novas cidades. Presidente da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia baiana, o pedetista defende que, na maior parte dos casos, os distritos que desejam o status de municípios recebem pouca assistência. Na Bahia, cerca de 50 distritos desejam a mudança. (Bahia Notícias)
Comente Agora!

PREFEITURA PUBLICA AVISO PARA AQUISIÇÃO DE UMA VAN

Carro Modelo Van - Foto Ilustrativa - Google
A prefeitura de Itapitanga, publicou ontem, dia 27, no seu Diário Oficial, o Aviso de Pregão Presencial n.19/2013 cujo objeto é aquisição de uma Van zero quilometro, que certamente deverá atender à Secretaria de Saúde do município.  O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.
Os recursos para aquisição de veículo  vem dos valores referentes ao imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos - ITBI, pagos nos últimos meses com a venda de duas grandes fazendas dentro da área do município de Itapitanga - em torno de 400 mil  reais - onde o governo ainda não confirmou, mas especula-se que sejam desses impostos.
A licitação acontecerá no próximo dia 07 de junho às 10h3 min no prédio da prefeitura, onde o edital está à disposição das empresas interessadas em vender. 
Comente Agora!

BARROCAS: HOMENS INVADEM CASA DE EX-PREFEITO E MATAM SUPLENTE DE VEREADOR

Polícia busca assassinos, mas ninguém foi preso - Foto: Calila Notícias
O suplente de vereador da cidade de Barrocas Reginaldo Oliveira Souza, conhecido como Regi Experimenta, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (27), por dois homens que invadiram a casa do ex-prefeito da cidade, que fica a 191 quilômetros de distância de Salvador. Reginaldo estava reunido com o ex-prefeito Edilson Lima na residência, por volta de 20h, quando foi surpreendido pelos homens que chegaram ao imóvel em uma moto Honda Bros 150, de cor preta, sem placa. Segundo informações da polícia, os políticos pensaram que se tratava de um assalto e levantaram as mãos e até deram risadas. Os suspeitos entraram na casa atirando e Edilson conseguiu fugir pelo quintal. Um dos disparos atingiu Reginaldo na região do tórax, que foi levado ao Hospital Municipal, mas já chegou ao local sem vida. A polícia investiga também se um carro da marca Gol que foi incendiado e encontrado pouco depois do crime tem relação com a o assassinato de Reginaldo. Do Correio.
Comente Agora!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

DIVULGADA A GRADE DE ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE ITAPITANGA

Foto do São João 2012 de Itapitanga
Durante a Festa da 2a Cavalgada, realizada neste domingo(26), na AABB de Itapitanga, representantes da Comissão Organizadora dos Festejos Juninos de 2013, divulgou as Bandas que farão o nosso São João deste ano, são elas: Tony Fernandes, Rian Girotto e Henrique, Zinho da Perfil, Sambão Moleque, Banda Pró Jovem, Cheiro Bom, Rasta Chinela, Camisa Suada, Urubu Fogoso, Minha Banda, Zabumbada da Bahia e Originais do Forró. As seis primeiras atrações são consideradas artistas de nossa terra, como forma de prestigiar os nossos músicos. O evento acontecerá de 22 a 25 de junho.
Agora, é só preparar a alegria e a saúde para cair na folia.
Comente Agora!

ESTUDO ALERTA: BOLSA FEMININA TEM MAIS MICRÓBIOS QUE SANITÁRIO

O professor do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maulori Cabral, confirmou que bolsas femininas têm mais micróbios do que na maioria dos vasos sanitários, como é apontado por estudo da empresa Initial Washroom Hygiene, do Reino Unido, especializada em limpeza de banheiros públicos.
“Tem mais micróbios na superfície das bolsas das mulheres do que na superfície dos vasos sanitários. As mulheres colocam a bolsa em tudo que é lugar. Pegam na bolsa o tempo todo e ficam passando micróbios da mão para a bolsa. E ninguém passa água sanitária na bolsa”, diz.
O estudo feito pela companhia britânica revela que o creme de mãos, batons e estojos de maquiagem são os itens mais sujos que as mulheres carregam nas bolsas. Maulori Cabral concorda com a pesquisa. “É o que ela [mulher] toca mais, mas, pelo lado de fora”. Ele explicou que os batons, sozinhos, já têm agentes antimicrobianos. O mesmo ocorre em relação ao creme para mãos. Já os frascos que contêm o creme estão a todo momento sendo segurados pelas mãos femininas.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL INICIA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI NESTA QUARTA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira a Operação Corpus Christi, que deve terminar à meia noite de domingo. Este ano a ação utilizará parte da força operacional que será usada na Copa das Confederações. A estimativa é que o fluxo de veículos aumente em 40% durante os dias de saída (quarta-feira) e retorno (domingo). O foco serão medidas preventivas para reduzir a violência no trânsito e acidentes relacionados a embriaguez, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, entre outros. O reforço compreende equipe táticas de vários estados, um helicóptero, equipes de motopoliciamento, auxílio de 38 bafômetros e 13 radares (portáteis e fotográficos) para coibir a combinação entre consumo de bebida alcoólica e direção. Os esforços serão direcionados para o combate à criminalidade, a exploração sexual de menores e o comércio e uso de drogas. Além da fiscalização nos transportes interestaduais e internacionais de passageiros em locais estratégicos, a PRF contará com viaturas operacionais, resgates, posto móvel e veículos gaiolas. Veículos de carga, de transporte de veículos e portadores de autorização especial de trânsito terão a circulação restrita das 16h às 22h no dia 29, e, das 16h às 00h do dia 2. (Correio*)
Comente Agora!

BORGES RECLAMA DA FALTA DE PODER EM MINISTÉRIO, DIZ COLUNISTA

Borges pode deixar Transportes para sair candidato a deputado federal
Nomeado há menos de dois meses, o ministro dos Transportes, César Borges tem reclamado da falta de poder no cargo. Em uma conversa com um amigo, na semana passada, queixou-se de que ainda não conseguiu uma audiência com a presidente Dilma Rousseff e nem teve autorização da Casa Civil para contratar assessores.A equipe do gabinete é praticamente a mesma que herdou do antecessor, Paulo Passos. Ele já avisou à cúpula do seu partido, o PR, que se sua situação não melhorar pode deixar o cargo no ano que vem para se candidatar a deputado federal. (Veja)
Comente Agora!

INSCRIÇÕES PARA O ENEM TERMINA HOJE

Termina às 23h59 de hoje, o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Para aqueles que se inscreveram e ainda não fizeram o pagamento da taxa, o prazo para quitação termina na quarta-feira. A inscrição só será confirmada após esse procedimento. Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos. O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição.
Comente Agora!

domingo, 26 de maio de 2013

BISPO DE ILHÉUS É ASSALTADO E FEITO DE REFÉM

Guardado a sete chaves tanto pela polícia quanto por lideranças da igreja católica, o Jornal Bahia Online apurou que o bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli é uma das mais recentes vítimas da violência na cidade. Dom Mauro foi mantido como refém por um bandido armado, no último dia 10. O fato ocorreu no momento em que o bispo chegava em casa, à noite. O bandido aproveitou um vacilo da autoridade católica ao tentar estacionar o veículo e anunciou o assalto. Segundo informações obtidas com exclusividade pela reportagem do JBO, uma das exigências do bandido foi entrar na casa de Dom Mauro e ter acesso aos seus pertences.O bandido levou dinheiro e, depois, fugiu no carro da diocese. O carro já foi recuperado. A queixa foi prestada na Corpin mas, a pedido do próprio bispo, bastante abalado com o acontecimento, a situação e a investigação são mantidos em sigilo. OJornal Bahia Online resolveu, duas semanas após o episódio, quebrar o silêncio, por entender que tanto a violência quando a delicada situação passada por uma das maiores autoridades do município devem servir como parâmetros para um debate amplo sobre os caminhos que a violência toma na cidade. O silêncio não nos parece ser o melhor caminho.
Comente Agora!

sábado, 25 de maio de 2013

NEYMAR É DO BARÇA, CLUBE PAGARÁ 120 MILHÕES DE EUROS

Nem a proposta do Real Madrid nem a do Bayern, melhores que a do Barcelona, convenceram o craque de abandonar seu sonho e fechar com o Barça. O total a ser pago pelo Barcelona, incluindo contrato, luvas mais a parte do Santos e da Dis, somando aí os cinco anos de salário do jogador, chega a mais de 120 milhões de euros. Santos e Barcelona vão realizar dois amistosos -um na Espanha e outro no Brasil, com as presenças de Messi, Xavi, Iniesta e Cia. A renda das duas partidas ficará com a equipe brasileira, pelo combinado na última sexta. A diretoria do Peixe também poderá negociar direitos de transmissão do evento no Brasíl. Aspectos como o modo como Neymar irá participar e locais ainda não estão definidos. Na Espanha, o jogo deve ser realizado no Camp Nou, casa do Barça. As datas também estão abertas, mas é certo que seria após a Copa das Confederações.
Comente Agora!

SÃO JOÃO 2013 LEVARÁ O NOME DE "ARRAIÁ DO BAFORÉ"

Foto da entrada de cidade - Bairro do Texaco - Antigo Bafioré
O prefeito Joaquim Babo e certamente, com a sua equipe, deu uma demonstração exemplar de que, mesmo fazendo um São João com poucos recursos, não adotará a postura personalista de auto promover-se diante da festa mais tradicional realizada pelo município, conforme era sempre notada na forma narcisista de batizar o Arraía do São de Itapitanga  nos últimos oito anos com o nome de Vaquerin (apelido dado ao ex-prefeito Dernival na época de campanha em 2004). 
O novo nome de "Arraiá do Baforé" batizado pelo prefeito Joaquim Babo, indiscutivelmente é  o mais original e o mais cultural que a festa pode receber - pelo menos até aqui - devido a sua grandeza. Afinal, o Baforé foi o nome dado por Bendito Cardoso em 1913 ao Arraial, devido a inúmeras festinhas que faziam no arraial na época, onde mais tarde, 1931, devido a quantidade de pedras e pitangueiras, Benedito Cardoso achou um nome: Itapitanga. ITA = Pedra; PITANGA = Vermelha.
Dessa forma, o narcisismo dá lugar ao nome de origem de  nossa cidade, fazendo justiça e enaltecendo a nossa história. Parabéns, pela ideia do novo nome para o nosso Arraiá. Viva Itapitanga!
Comente Agora!

ELIANA CALMON VÊ INCERTEZA SOBRE PRISÕES NO MENSALÃO

Eliana Calmon mostra-se cética em relação a prisão dos condenados do Mensalão
A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostrou-se cética em relação à possibilidade de os condenados à prisão no processo do mensalão irem efetivamente para a cadeia. Depois dos recursos dos condenados à decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal, ela considera que a situação ficou incerta.- Agora, as coisas começam a ficar muito tumultuadas, porque já se fala em embargos infringentes para haver uma mudança. Os jornais noticiam que pelo menos quatro ministros (do STF) já se posicionaram a favor dos embargos infringentes - afirmou a ministra em passagem ontem por Salvador.Eliana Calmon alegou ter "uma posição como magistrada, como técnica do Direito" sobre os embargos infringentes. Explicou que eles existem em todos os tribunais, mas que funcionariam como recurso a uma Corte superior.
Comente Agora!

NEYMAR ADIA ESCOLHA ENTRE BARCELONA E REAL MADRID

Depois de horas de reunião, diversas especulações e muita expectativa, nada foi resolvido. Neymar será vendido pelo Santos para Barcelona ou Real Madrid, mas não anunciou sua decisão na madrugada deste sábado. Ele saiu de seu escritório, foi até a Vila Belmiro, conversou com dirigentes santistas, mas não tomou qualquer decisão. Pelo menos foi isso que anunciou o pai do atacante, ao sair do local. "Estou indo para a minha casa no Guarujá agora e lá pensaremos sobre as propostas", anunciou ele, acompanhado do craque e também do empresário Wagner Ribeiro. O trio chegou na Vila Belmiro por volta da 0h (de Brasília) deste sábado e conversou por cerca de 40 minutos com os dirigentes santistas. Antes, tinha acontecido uma reunião no local com outros empresários e também o dirigente do Barcelona, Raul Sanllehí. Neymar se recusou a estipular qualquer prazo para tomar sua decisão: "vamos analisar a proposta, mas não sei quantos dias, horas ou minutos vamos demorar para decidir", falou rapidamente o atacante, apoiado por seu empresário: "agora estamos levando as propostas para Dona Nadine (mãe do jogador) para que possa ter conhecimento", contou Wagner Ribeiro.
Comente Agora!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CANTOR TONY FERNANDES LANÇA SEU NOVO CD DE FORRÓ

Tony Fernandes e seu novo CD " Forró pra Homem"
O cantor  Tony Fernandes vem a cada dia melhorando a sua performance de trabalho. Dessa vez, o cantor selecionou um repertório de músicas de forró, pra lá de animado.O seu novo CD batizado de "Forró pra Homem" traz músicas consideradas tradicionalíssimas, músicas essas que relembram o ingresso dele no mundo música no final da década de 80, além de  preservar a tradição junina, o repertório do novo trabalho de Tony Fernandes é pra deixar ninguém parado com as músicas de Luiz Gonzaga, Jorge de Altino, Mastruz Com Leite e outros mais. 
Tony Fernandes que atualmente reside em Itabuna,  é mais um orgulho da gente(Itapitanga) que está na estrada já algum tempo e vem se firmando como um grande cantor que sabe adequar-se aos diversos estilos, além do forró e musicas para cavalgadas.
O nome de Tony Fernandes é aguardado com muita expectativa na grade da programação do São João de 2013, patrocinado pela Prefeitura de Itapitanga e organizado pela Sena Eventos.
Vale a pena conferir o novo trabalho de Tony Fernandes galera. Tá bom demais.
Comente Agora!

LEASING: SE CARRO FOR ROUBADO, CLIENTE NÃO PRECISA PAGAR, DECIDE JUSTIÇA

O consumidor que tiver comprado um carro por leasing e ainda não tiver quitado o produto, caso tenha o veículo roubado não precisará continuar pagando as parcelas. A decisão é da 2ª vara Empresarial do Rio de Janeiro, e válida para todo o país. Ainda cabe recurso das empresas de leasing. No contrato de leasing, o carro é comprado pela instituição financeira, que o “aluga” para o consumidor. Assim, o cliente pode usar o veículo enquanto paga as parcelas – uma espécie de aluguel. O veículo fica no nome da empresa de leasing até o fim das prestações. Só após pagar todas as parcelas, o consumidor passa a ser dono do carro. A Justiça considerou que, já que o banco é o real proprietário do veículo enquanto o consumidor paga as prestações do leasing, é a própria instituição financeira quem deve arcar com o prejuízo caso o carro seja roubado. A decisão foi tomada em uma ação movida pela Comissão de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro contra os maiores bancos que fazem financiamento e leasing de carros –entre eles, Bradesco, Itaú e Santander, além de bancos das próprias montadoras, como Fiat, Ford, Volkswagen e GMC. (Fonte: UOL)
Comente Agora!

ILHÉUS: QUADRILHA ROUBAVA DESEMPREGADOS

Está preso na cidade de Ilhéus, um grupo que vinha aplicando golpes usando o seguro-desemprego. Sidnei Aquino dos Santos, 41, Flávio Gomes, 23, e Cariza Pereira de Araújo, 20, foram presos em flagrante e encaminhados ao plantão da Polícia Federal com diversos objetos e documentos em nome de “laranjas”. Nos pertences apreendidos estão Carteiras de Trabalho (CTPS), documentos de identidade e Cadastros de Pessoa Física (CPF), formulários de cadastramento e solicitação de seguro-desemprego junto ao Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Diversos carimbos e documentos de empresas, também “laranjas”, bem como do próprio MTE, utilizados para o cometimento das fraudes também foram encontrados. A polícia também apreendeu documentos falsos, utilizados pela quadrilha para efetuar saques junto às instituições financeiras, além de um cofre eletrônico e uma maleta contendo mais de cem cartões de seguro-desemprego do Governo Federal. A Tribuna.
Comente Agora!

PT E GOVERNO TENTAM MINAR SUA CANDIDATURA, DIZ EDUARDO CAMPOS

Eduardo Campos(PSB) governador de (PE) e pré-candidato a presidente 
Em conversa com deputados estaduais, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) disse que está havendo um "esforço incomum" do PT e do governo federal para evitar sua candidatura à Presidência no ano que vem. "Eu sei que eles vão me jogar na cerca, mas eu vou arrebentá-la", disse a interlocutores ouvidos pela Folha. Ontem, no Recife, Campos foi a estrela de um evento que reuniu integrantes de Assembleias de todo o país. Nele, voltou a falar como candidato e repetiu o bordão de que "o Brasil pode mais". O desabafo contra o PT e o governo federal se deu em conversas reservadas. Ao longo do dia, deputados participaram de audiências com o governador e fizeram fila para cumprimentá-lo. Para o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), líder do PSB na Câmara e um dos principais defensores da candidatura de Eduardo Campos, as resistências no próprio partido "têm o dedo do governo e de gente do PT".
Comente Agora!

COELBA MUDA A CAIXA DE MEDIÇÃO DE LUZ

Já a partir do dia 1º de junho, será exigida a nova caixa que, em conjunto com o sistema de aterramento, condutores e outros acessórios, compõem o padrão de entrada necessário à energização das instalações elétricas de um imóvel. A nova caixa de policarbonato transparente recebeu um visor de vidro que oferece maior segurança e durabilidade. Mas segundo informou a Coelba, a instalação do padrão de entrada é de responsabilidade do cliente e a empresa não fará a ligação de novas unidades consumidoras fora das conformidades. A empresa informou ainda que a nova caixa já está disponível em estabelecimentos que comercializam material de construção em todo o Estado, lembrando que as antigas caixas só precisam ser trocadas à medida que o desgaste natural exija a sua substituição. O gerente de Novas Ligações da Coelba, Juvenal Melvino, comentou que a adoção do novo padrão é porque a tampa de vidro da nova caixa é mais resistente, não embaça com o passar dos anos e sob alterações climáticas. Outro motivo está associado à segurança dos clientes da Coelba, já que o material da caixa temtecnologia contra choques elétricos e cobertura anti-chama. O equipamento tem ainda garantia de cinco anos contra a quebra ou trinca do visor. (Fonte: Tribuna da Bahia)
Comente Agora!

ENTRA EM VIGOR LEI QUE ESTABELECE PRAZO PARA INÍCIO DE TRATAMENTO DE CÂNCER PELO SUS

Desde ontem, quinta-feira(23), pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A determinação consta da Lei 12.732/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro do ano passado, que entra em vigor nesta quinta-feira. Para ajudar estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, há uma semana, a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponibilizado gratuitamente para as secretarias de Saúde, vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan. Na ocasião, o ministro alertou que estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos para atendimento oncológico. Com o objetivo de acompanhar o processo de implantação do Siscan e a execução de planos regionais de oncologia, uma comissão de monitoramento, de caráter permanente, visitará hospitais que atendem pelo SUS. O grupo vai avaliar as condições de funcionamento e a capacidade de oferecer atendimento oncológico com agilidade.
Comente Agora!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PREFEITURA CONFIRMA O SÃO JOÃO, MAS NÃO DIVULGOU AINDA A PROGRAMAÇÃO

Foto da ornamentação da Praça no São João 2011
Enfim, a indecisão que gerou muito estresse, até mesmo para os mais próximos ao governo(se haveria ou não o São João 2013), chegou ao fim. A realização dos festejos juninos "São João de 2013" de Itapitanga, está confirmada e acontecerá de 22 a 25 de junho. Porém, a grade de atrações da festa ainda não foi divulgada, a qual deverá ocorrer até segunda-feira(27).
Ontem, o prefeito Joaquim Babo reuniu-se com o empresário Osmário Sena(dono da empresa Sena Eventos) para selar os últimos acertos para a realização da festa. A empresa de Sena foi contrato para realizar o São João em Itapitanga em outras gestões, em meados das décadas de 80 e inicio da década de 90, na primeira administração de Dr. Ney Apolinário(1989-1992) e na gestão de Israel Mendonça(1993-1996).
O São João de Itapitanga é a principal festa do seu calendário, além de ser considerado um dos mais animados e melhores do sul da Bahia, onde a cidade recebe várias foliões para curtirem a festa.
Comente Agora!

ITABUNA DEFENDE EM BRASÍLIA PROJETOS PARA 30 BAIRROS NO VALOR DE R$ 143 MILHÕES

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e os secretários de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, e de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, acompanhados de técnicos do governo municipal, fazem amanhã, no Ministério das Cidades, em Brasília, a defesa de dois projetos no valor global de R$ 143,24 milhões. O primeiro, no valor de R$ 108.270.000,00, se destina ao esgotamento sanitário e o segundo de R$ 34.970.000,00 é destinado a melhorias no sistema de abastecimento de água no município.
A defesa técnica é a segunda etapa do processo para garantir a inclusão dos projetos no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC – II). A próxima fase deverá ser, se houver aprovação nesta segunda etapa, a elaboração do projeto executivo para apresentação à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades. Passando por todas essas fases, será feito o empenho pelo Governo Federal e a licitação para o início das obras.
Comente Agora!

CÂMARA APROVA NOVA LEI ANTIDROGAS QUE PREVÊ INTERNAÇÃO FORÇADA

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (22), projeto de lei que modifica o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad). De autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), a proposta prevê o aumento da pena para o tráfico, de cinco para oito anos, a possibilidade de internação involuntária de usuários a pedido da família e de agentes públicos e a isenção fiscal às empresas que empregarem dependentes químicos em recuperação.
De acordo com deputado Osmar Terra, depois das negociações com a Casa Civil da Presidência da República, o projeto foi modificado para estabelecer que a internação involuntária poderá ocorrer a pedido da família e com recomendação médica e, na ausência de parentes, poderá ser requerida por agente da área social também depois de avaliação médica.
Sobre o aumento da pena, Terra explicou que houve mudança no conceito de organização criminosa para poder atingir as chamadas bocas-de-fumo. “O governo aceitou que a associação de até quatro pessoas para tráfico já entrará no aumento de pena”, explicou.
O relator da proposta, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), ressaltou que a punição mais rigorosa, com o aumento da pena para o tráfico, é necessária para diminuir as mortes provocadas pelas drogas no país.
Desde o início da tarde, o plenário tenta votar a matéria, mas deputados contrários a diversos pontos do texto obstruíram a votação. Neste momento, a Casa analisa os 13 destaques que visam a alterar o texto principal aprovado.
Comente Agora!

CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE GONGOGI COMEÇA NO DOMINGO

Campeonato reunirá oito equipes de Gongogi e região
O  Campeonato Municipal de Futebol de Gongogi, terá inicio neste domingo(26). O evento, que será realizado no Estádio da cidade e terá a reconhecimento da Federação Baiana de Futebol, terá a participação de oito clubes, que serão distribuídos em dois grupos.
O Campeonato deve movimentar as tardes de domingo e reunirá também escretes de outros municípios da região, a exemplo de Ubatã e Itapitanga. O Campeonato deve ser finalizado no dia 30 de junho e expectativa é que o público compareça em massa ao Estádio Municipal aos domingos.
O Campeonato tem o apoio Prefeitura de Gongogi, e a Liga Gongogiense de Futebol é e responsável pela realização.
Comente Agora!

FAZENDA EM ARATACA MANTINHA 9 PESSOAS EM TRABALHO ESCRAVO

Os proprietários de uma fazenda no município de Arataca, há sete quilômetros da BR-101, vão ser indiciados pela prática do trabalho escravo. A denúncia foi confirmada durante uma operação realizada pela Policia Rodoviária Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.No local, foram descobertos nove trabalhadores em situação irregular. Na fazenda, os policiais rodoviários ainda apreenderam quatro espingardas, sendo três da marca Rossi, calibres 28, 20 e 22 e uma de fabricação artesanal. seis cartuchos calibre 28 intactos, além de cinco pássaros silvestres, presos em gaiolas.Segundo a PRF, os responsáveis pela propriedade rural, cujo nomes não foram divulgados, vão sofrer penalidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho, em relação de emprego desvirtuada e da Constituição do desrespeito as normas de saúde e segurança.
Comente Agora!

RELATOR PROPÕE DEPÓSITO MAIOR NO FGTS PARA INDENIZAR DOMÉSTICA

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da regulamentação dos direitos trabalhistas das domésticas, apresentou nesta quarta-feira uma proposta que aumenta de 8% para 11% do salário o depósito mensal a ser feito pelo patrão na conta do empregado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo é garantir que, em caso de demissão, o empregado doméstico receba indenização equivalente a 40% sobre o saldo do fundo (caso o depósito fosse de 8%, percentual válido para os demais trabalhadores). Inicialmente, Jucá propunha que a indenização para o doméstico fosse paga em forma de multa, mas de 5% ou 10% do saldo, para não sobrecarregar o patrão. O governo, porém, defende que a doméstica receba como multa, caso seja demitida, o mesmo que um trabalhador comum. A alíquota maior (de 11%) é uma forma, segundo o senador, de diluir o pagamento da multa e evitar que o empregador pague a indenização de uma só vez, no momento da demissão, como ocorre com os demais trabalhadores. 
Comente Agora!

PMDB PROTOCOLA CPI DA PETROBRAS E SURPREENDE PLANALTO

Uma semana depois do susto com a MP dos Portos, o Palácio do Planalto foi surpreendido no início da noite de quarta-feira com a informação de que a base aliada conseguiu as assinaturas necessárias e já protocolou na Câmara dos Deputados a CPI da Petrobras. Ao todo, 199 assinaturas foram conferidas. Para a instalação de uma CPI são necessárias pelo menos 171 assinaturas. O autor do requerimento, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), trabalhou em silêncio nas últimas semanas e ganhou o apoio de deputados do PP e do PR, além das bancadas de oposição. Quintão era cotado para assumir o Ministério da Agricultura, mas foi vetado pelo PT de Minas Gerais. Para o Planalto, tem o dedo do líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), na CPI da Petrobras. Blog do Camarotti.
Comente Agora!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PSC ACIONA STF CONTRA CASAMENTO HOMOAFETIVO

O partido do pastor e deputado Marco Feliciano, PSC, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta-terça-feira (21) pedindo a suspensão de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga cartórios de todo o Brasil a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e converter a união estável homoafetiva em casamento. De acordo com o PSC, a resolução não pode ter validade sem passar pelo processo legislativo, etapa em que a legenda poderá “exercer em plenitude as suas prerrogativas legais e constitucionais” e se manifestar “seguindo os princípios cristãos e estatutários que norteiam a vontade de seus filiados e de seus congressistas”. O PSC informa ser “totalmente contrário a união entre pessoas do mesmo sexo”, e diz que “sempre se posicionará neste sentido, no exercício de suas prerrogativas legais, junto ao Congresso Nacional” quando o assunto for discutido no Legislativo.
Comente Agora!

RILDES E NEILTON ELEVAM O TOM DAS CRÍTICAS AO GOVERNO

Após quase cinco meses sem verem as suas demandas serem atendidas pelo governo municipal, o vereador Neilton Nascimento(PSB) e Rildes Magalhães(PSD), resolveram elevar o tom das críticas à administração do prefeito Joaquim Babo. Neilton cobrou mais uma vez a nomeação do administrador do Distrito de Cafundó, além de criticar a falta de respeito com os atletas do Distrito, pois a prefeitura ainda não designou uma pessoa para dá a manutenção nos refletores da Quadra Esportiva. Já a vereadora Rildes, lamentou, e disse que o governo está precisando tomar um rumo, e já é mais que na hora de começar a trabalhar, pois, nem a manutenção do telhado da biblioteca de Cafundó - pedido feito por ela - não foi atendido ainda. 
Se não fosse triste, seria considerado cômico. O Distrito de  Cafundó ganhou dois vereadores e perdeu  um administrador. Todos sabem que ambos são ferrenhos adversários políticos, mas, só mesmo a inércia do governo, fez Neilton e Rildes concordarem num mesmo ponto de vista.
É o chamado Fogo Amigo pra cima do governo.
Comente Agora! 

LAU QUER SABER: VAMOS VOLTAR A ÉPOCA DA LUZ DE FIFÓ ?

Iluminação de Fifó - Foto Ilustrativa (Google)
O chamado fogo amigo já começa a pautar o pronunciamento de alguns vereadores da base do prefeito, prova disso é que vereador Lau Barreto(PP),  na sessão da câmara de vereadores, realizada ontem, causou uma grande risada, tanto por parte dos edis presentes, como por parte do público que prestigiava a sessão. Lau cobrou uma posição mais enérgica tanto do prefeito, como do secretário de obras, principalmente no tocante à iluminação pública da  cidade, que está muito precária, e passou a provocar:"Vamos voltar a época da luz de fifó? questionou o vereador. De acordo com o vereador, há um volume queixas crescente sobre a situação da iluminação pública da cidade que encontra-se às escuras e nenhuma providência está sendo tomada pelo secretário.
A insinuação da volta do fifó foi motivo de muita gargalhada no plenário da Câmara. Fifó não vereador, ninguém merece!
Comente Agora!

CPI DO FUTEBOL É ARQUIVADA

Presidente da Assembleia, Dep. Marcelo Nilo(PDT)
O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, arquivou a criação CPI para investigar o futebol baiano proposta pelo deputado estadual Uziel Bueno. Como precisava de 21 assinaturas e conseguiu apenas 18, a CPI acabou arquivada. Dos 25 deputados que haviam assinado como favoráveis à CPI, sete retiraram os nomes. A CPI passaria por votação na plenária desta terça-feira (21), e precisaria de 32 votos dos 665 deputados para ser aprovada. Proposta pelo deputado Uziel Bueno, a CPI investigaria a utilização de dinheiro público no futebol baiano. Um dos principais alvos das CPI, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho afirmou que o clube está à disposição para as investigações. Os nomes dos deputados que retiraram suas assinaturas foram divulgados por Uziel Bueno, autor da proposta, que foi chamado de "delator" por alguns colegas. Veja a lista de quem retirou sua assinatura: Sildelvan Nobrega (PRB), Jurandir Oliveira (PRP), Sargento Isidoro (PSB), Maria Luiza (PSD), Ivana Bastos (PSD), Adolfo Menezes (PSD), Deraldo Dasmasceno (PSL).
Comente Agora!

terça-feira, 21 de maio de 2013

ILHÉUS : PROFESSORA DESCOBRE ABUSO SEXUAL POR DESENHO DE ALUNA

Está preso na cidade de llhéus, um homem de 57 anos suspeito de abusar de uma menina de cinco anos. Ele era conhecido da família e era responsável por levar e buscar a criança e seus dois irmãos na escola. A prisão foi realizada na segunda-feira (20).
Desconfiada, foi a professora quem percebeu a mudança de comportamento da menina na sala de aula. Depois de conversar com a criança e pedir para ela fazer um desenho, veio a confirmação do abuso sexual. “Ela estava fechada no ‘eu’ dela. Fui perguntando o que era aquilo que ela estava desenhando, e ela falando… ‘É isso aqui, isso daqui dele… Ele fez desse jeito…’ As partezinhas íntimas estavam com lesão mesmo”, descreve a professora Adilma Ramos.
Imediatamente, ela avisou o caso a uma tia da menina, que disse que também percebeu o problema e denunciou à polícia. “Ela falou que estava doendo muito e que tinha um tio que tinha mexido nela, na casa dele. Viemos diretamente na delegacia falar com a polícia. Todos os dias ele ia às 7h levar as crianças na escola e às 17h pegava e levava a criança diretamente para a casa dele. Quando era 20h, pegava e levava elas para a casa da mãe”, afirmou a tia.

MEC SUSPENDE 14 FACULDADES BAIANAS DE CONVÊNIO COM PROUNI

O Ministério da Educação resolveu suspendeu 330 faculdades do convênio do convênio com o Programa Universidade para Todos (Prouni), com o argumento de que as associações mantenedoras dos estabelecimentos não comprovaram regularidade fiscal. Das instituições de ensino superior suspensas do Prouni, 14 estão na Bahia, como a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), Faculdade 2 de Julho e a Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão (Unibahia), por exemplo. No entanto, segundo o ministério, os alunos de tais instituições que já são beneficiados pelo programa não serão afetados pela decisão, que passa a valer para os aprovados nos próximos processos seletivos. Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas totais e parciais para cursos de nível superior. Com a decisão do MEC, haverá um corte de 20 mil vagas em todo o país, segundo o A Tarde. A Bahia é o estado da região Nordeste que mais distribuiu bolsas do Prouni desde 2005: foram 67.805. (Bahia Notícias)
Comente Agora!