quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EXCLUSIVO: POPULAÇÃO DE ITAPITANGA CHEGA A 10.799 HABITANTES, SEGUNDO IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (29),a a nova Resolução n. 10 de 28 de agosto de 2013 com a estimativa populacional de estados e municípios brasileiros. A data de referência da estimativa é 1º de julho. Ainda sentido literalmente na pele (na administração), os efeitos da negligência de alguns assessores do governo anterior cometida em 2012(Reveja Aqui - Aqui e Aqui), ao não dar a devida atenção e tentar corrigir a queda do número de habitantes - apenas oito - que provocou a redução das receitas mensalmente em mais de duzentos mil reais, o município de Itapitanga vai poder voltar a receber em 2014 os valores de recursos que recebia em 2012, acrescidos das correções que o governo federal fará no repasse aos cofres municipais. De acordo com IBGE, o município de Itapitanga tinha uma estimativa populacional de 10.181, segundo a Resolução N.07 da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicada no Diário Oficial da União, na edição do dia 31 de agosto de 2012. Agora, com a nova Resolução do IBGE, publicada no DOU de hoje, o município passará a ter uma população de 10.799 habitantes.Um ganho de 618 habitantes, que corresponde a  6,07% em relação ao número anterior(Veja Aqui).
Vale lembrar que um dos fatores que certamente contribuiu para que o número de habitantes de Itapitanga chegasse a esse patamar, sem dúvidas, foi a incorporação de uma área da zona rural conhecida como Região de Vinte Um, onde vários habitantes que possuem pequenas propriedades nessa área não eram contabilizados pelo censo do município,e sim por Aurelino Leal; porém, a vida do dia a dia e os serviços públicos que eles utilizam(saúde, escola entre outros), são oferecidos pelo município de Itapitanga. 
O IBGE está atualizando a população brasileira todos os anos após o Censo de 2010.O Governo Federal divulgará nos próximos dias se haverá aumento ou queda de receitas nos municípios após a última atualização. Em tempo, a população estimada do Brasil é de 201.032.714 habitantes. São Paulo continua sendo o estado com o maior número de habitantes com 43.663.672. Roraima é o menor, com apenas 448.072.
Comente Agora!

Um comentário: