segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pr. VILDECSON É APRESENTADO AO PREFEITO ELEITO DE DÁRIO MEIRA

Pr. Vildecson é apresentado ao prefeito eleito de Dário Meira, Caetano
Em visita a cidade de Dário Meira na semana passada para tirar alguns dias de folga e curtir as refrescantes águas do rio Gongogi que corta aquela cidade, o Pr. Vildecson Santana foi apresentado ao prefeito eleito José Caetano Sampaio Santana(Caetano), no momento em que descansava às margens do rio de Contas com sua família, onde por coincidência, Caetano ao saber que Vildecson era Pastor pediu pra que um amigo chamasse Vildecson, pois, desejaria conhecê-lo. Caetano que também é evangélico, foi apresentado ao Pr.Vildecson, onde conversaram bastante sobre vários assuntos, e ao despedir-se, aproveitou a oportunidade para convidar Vildecson e sua família para honrá-lo com suas presenças na sua posse de prefeito que acontecerá nesta terça-feira(1). Honrado com o convite, Pr.Vildecson, agradeceu a gentileza e confirmou sua presença ao evento.
Comente Agora!

VIXE, NÃO DEU CERTO!

O ex-diretor de Divisão de merenda escolar, Rosenildo Costa dos Santos(Pepino), abardou Joaquim Babo para uma conversa, e foi logo indagando como ficaria a sua situação no governo a partir de 2013, pois ele havia recebido uma proposta de emprego em outra cidade, mas queria saber de Joaquim como ficaria a sua situação. Foi aí então que Joaquim, educadamente,  o aconselhou:"Olha, sugiro que você agarre logo essa proposta, porque não posso lhe garantir nada ainda", disse Babo. Se Pepino pensou que o português iria comer o 'h", então deu  pra vê que ele deu com os burros n'água. É melhor agarrar o convite!
Pepino foi um dos que após passada a eleição de prefeito foi convidado a entrar na lista de "Voluntários" - denominação dada aos detentores de cargos dispensados por Dernival - recusado-se a trabalhar de graça. 
 Comente Agora!

NOME DE DANIEL BRANDÃO É VISTO COMO UMA BOA OPÇÃO PARA A SECRETARIA DE FINANÇAS

A julgar pela vontade da maioria das pessoas que gravitam a redor de Joaquim Babo, que seguramente avalizaram a indicação da enfermeira Muriel Nascimento para a Secretaria de Saúde, um outro desejo e por sinal crescente, é vê a Secretaria de Finanças também cara nova. E qual seria o nome que pudesse satisfazer a essa ala que defende ardorosamente essa mudança?Um político muito bem relacionado  e com bom transito com Joaquim Babo, como Kim (seu filho), garante que esse nome está logo ao lado da porta de entrada da comentada secretaria - lá na própria prefeitura - seria o do Diretor de Planejamento, Daniel Brandão, que é considerado como um bom quadro, além de ser visto com bons olhos pelo núcleo duro ligado a JB. Considerando que o prefeito ainda não oficializou nenhum nome para assumir a pasta a partir de primeiro de janeiro, a vontade desse grupo é levar a Joaquim Babo nas próximas hora que antecedem o dia da posse a indicação de Daniel Brandão para assumir a Secretaria de Finanças.
Na nossa opinião Daniel é um bom quadro e detém um bom conhecimento também nessa área, além disso, já ocupou a função de tesoureiro, mesmo em períodos curtos em outras administrações. É um bom nome. Só que a palavra final é a do prefeito Joaquim Babo.
Comente Agora!

TEVE QUE SE CONFORMAR COM A VICE-PRESIDÊNCIA

A eleição para nova Diretoria da Liga de Desporto de Itapitanga ocorrida no último dia 19 de dezembro, revelou uma manobra de última hora que parecia impossível de acontecer, pelo há uns anos atrás. O nome de Gilson Machado surgiu num piscar de luz avaliado pelo ex-prefeito Ney Apolinário para comandar a presidência da entidade, pelo menos nos próximos três anos, porém, uma puxada de tapete  liderada um por uma turma jovem que queria vê Gilson na chapa, mas, não na presidência, tratou de articular-se com os presidentes dos clubes e, na última hora, elegeram Ronaldo como Presidente e Gilson teve que se conformar com a vice.
Gilson garante que não pleiteava a presidência da Liga, alegando que não tem mais a idade de outrora. Entretanto, a leitura que se faz do episódio é que ele foi fritado literalmente, por ser ligado ao ex-prefeito Ney Apolinário.
A turma aprendeu  rápido, hein!
Comente Agora!

UESC OFERECE MAIS DE 1.600 VAGAS ATRAVÉS DO SISU

A UESC tem 1.676 vagas através do SISU sendo 5.496 vagas oferecidas via Sistema de Seleção Unificada são para instituições de ensino na Bahia. 1.676 delas são para a Uesc, Universidade Estadual de Santa Cruz.
As inscrições gratuitas começam no próximo dia 7 e o candidato já pode consultar as opções disponíveis através do site sisu.mec.gov.br. O candidato pode se inscrever para até duas opções de curso.
O estudante deve ainda especificar a ordem de preferência, o local de oferta, curso e turno. O Ministério da Educação vai divulgar o resultado da primeira chamada no dia 14. No dia 25 sairá a segunda lista.
Para assegurar a vaga, o candidato precisa ter boa nota no Enem, que foi realizado em todo o País nos dias 3 e 4 de novembro. As notas podem ser consultadas no site do Ministério da Educação. Sexta foram divulgadas as de redação.
Comente Agora!

MUITOS QUE USUFRUÍRAM, AGORA RECLAMAM

Durante esses oito anos da administração do prefeito Dernival, sempre foi visível aos olhos da comunidade a forma nada ética e moral com que as inúmeras vantagens financeiras bancadas com o erário público em favor de um leque selecionado de pessoas que gozavam desse direito concebido pela generosidade do gestor, abusavam cotidianamente da humildade de  nossa gente, a ponto de parecer que nunca chegaria ao fim. Tudo era motivo de farra e ostentação, enquanto o povo de fora estava a observar.
No entanto, o final do governo de Dernival está causando uma reação que jamais poderíamos imaginar que ocorresse, principalmente, se tratando de gente que há alguns dias o idolatrava de maneira avassaladora, por ter recebido muitas benesses de ordem particular ou ainda tinha esperança de continuar a receber. Pois bem. Com o final das eleições de outubro, Dernival preparou uma grande "tábua de graxa"(termo usado para demissão em massa), e dispensou um número considerado de aliados que ocupavam diretorias e chefias na estrutura do governo, com a alegação de que os índices com a folha de pagamento estava lá nas altura. Então, ele propôs a quem quisesse ficar trabalhando, que seria de forma voluntária, sem direito a salário. Muitos chiaram no primeiro momento, mas, vale a verdade dizer que em nenhuma circunstância ele impôs que alguém fizesse o trabalho voluntário, diga-se de passagem. 

TOINHO DESISTE DE CONCORRER À PRESIDÊNCIA E VAI APOIAR NÚBIA ALMEIDA

O vereador e ex-presidente da Câmara, Antônio Carlos"Toinho"(PSD), reconheceu que as circunstância não favorecia a continuar na disputa para voltar ao comando do Legislativo municipal a partir de 2013, então, resolveu desistir para apoiar a vereadora Núbia Almeida(PSB). Acompanhado do vereador Laurêncio Barreto"Lau"(PP),  Toinho comunicou a sua desistência a Núbia, onde obteve dela a garantia de que aceitaria concorrer à Presidência, delegando-lhe poderes a ele para articular a sua candidatura entre os vereadores eleitos. 
Habilidoso na articulação política, Toinho tentará fazer Núbia a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de Itapitanga. 
Comente Agora!

JOAQUIM BABO ANUNCIARÁ SECRETARIADO HOJE NA PONTAL FM

Prefeito eleito, Joaquim Babo(PP)
É com muita expectativa que a população vai está grudada nesta segunda-feira(31),  ouvindo a Pontal FM, ao meio dia, o Programa Opinião Livre, para oficialmente saber quais  serão os nomes escolhidos que irão compor o novo secretariado do prefeito eleito, Joaquim Babo(PP). A partir do meio dia, Joaquim estará sendo entrevistado no Programa, onde fará a divulgação oficial dos nomes de seus principais assessores, e os critérios usados para tal escolha, além de convidar a comunidade para a cerimônia de posse do prefeito, vice e vereadores, onde em  seguida, haverá a transmissão do cargo.
Você não pode perder. Agende aí.
Comente Agora! 

CRISTINA ESTÁ DE VOLTA E COM NOVOS PLANOS PARA AÇÃO SOCIAL, E NOSSO ARAPONGA QUER SABER

Após um período alheia aos acontecimentos políticos que começam a ferver no caldeirão da política de Itapitanga, a ex-candidata e atual Secretaria de Ação Social, Cristina Moitinho, retornou ao município nesta quinta-feira(27) e já tratou de comunicar aos mais chegados que trouxe na bagagem grandes projetos para a pasta da Secretaria de Ação Social, a qual voltará a comandar por mais quatro anos. 
Segundo um de nossos Arapongas de plantão que não aguentou ouvir que a Secretaria trouxera grandes projetos, tratou logo de abordar uma das figuras bem próxima a Cristina para saber que projetos  seriam esses, só afim de matar a sua curiosidade. Ao indagar a aliada de Cristina, o nosso Araponga ouviu como resposta, o seguinte:"Aguarde que em 2013 você verá, ela vem com tudo". Inquieto e  mais curioso ainda ficou o nosso Araponga, e passou a se perguntar: "Meu Deus, que planos ou projetos são esse que essa mulher trouxe na bagagem lá de Itamarajú, meu pai?"
Vai Cristina, abre o jogo aí, vai!
Comente Agora! 

sábado, 29 de dezembro de 2012

CAMAMU: ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DO PREFEITO ACONTECE NO DIA 03 DE MARÇO

A nova eleição para escolha do prefeito e vice-prefeito de Camamu, no Baixo Sul da Bahia, será realizada no dia 3 de março de 2013. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi publicada hoje. Dois dos candidatos a prefeito de Camamu – Ioná Queiroz (PT) e Américo José da Silva (PR) – tiveram as candidaturas indeferidas. A eleição foi anulada pois, juntos, eles obtiveram mais de 50% dos votos. Emiliana de Zequinha da Mata (PP) foi a única apta a disputar o pleito, mas obteve pouco mais de 20% dos votos válidos. O tribunal já havia anulado a eleição no início deste mês, definindo agora a data do pleito. Os partidos terão até o dia 6 de janeiro para realizar convenções para definir os nomes dos candidatos a prefeito. 
Comente Agora!

WAGNER SE ENCONTRARÁ COM DILMA NOS PRÓXIMOS DIAS EM SALVADOR

O governador Jaques Wagner e a primeira dama Fátima Mendonça irão se encontrar, nos próximos dias, com a presidente Dilma Rousseff, que chegou a Salvador nesta sexta-feira (28), com os familiares, para passar o feriado do réveillon. Recepcionada pelo governador na Base Aérea, a presidente conversou rapidamente com Wagner e seguiu de helicóptero para a Base Naval de Aratu, onde ficará hospedada nos próximos dias. Na bagagem, a presidente trouxe muitos livros para aproveitar o feriado prolongado.
Comente Agora!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TRÊS SUPLENTES TOMAM POSSE NA ASSEMBLEIA E JÁ RECEBEM R$ 20 MIL DE AUXÍLIO PALETÓ ESTE ANO

Três deputados estaduais suplentes tomaram posse hoje de manhã na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia e já vão receber R$ 20 mil do chamado auxílio paletó este ano. O jornalista Uziel Bueno (PTN), que era segundo suplente do secretário João Carlos Bacelar, que permanece no cargo durante a gestão de ACM Neto, e do prefeito eleito de Irecê, Luizinho Sobral; Marquinho Viana (PV), que vai ocupar a cadeira de Eures Ribeiro, prefeito eleito em Bom Jesus da Lapa; e Jurandy Oliveira (PRP), na vaga de Cláudia Oliveira (PSD), prefeita eleita de Porto Seguro. Caso nenhum dos titulares retornem ao cargo, os suplentes permanecem no mandato até 31 de dezembro de 2014. A cerimônia de posse foi celebrada pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia.
Comente Agora!

IBIRAPITANGA: BANCO DO BRASIL CONTINUA FECHADO APÓS ASSALTO EM NOVEMBRO

Assalto ocorreu no final de novembro (Foto: Ubatã Notícias/Giro em Ipiaú)
A Agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga continua fechada após o assalto ocorrido no dia 29 de novembro, quando cerca de 15 homens armados com armas de grosso calibre invadiram a agência e fizeram diversos reféns. Os bandidos chegaram ao município em três veículos: duas pick-up Hilux e uma pick-up Ranger.
Após espalhar o terror por cerca de 40 minutos, a quadrilha fugiu levando o gerente da agência, um segurança e um cinegrafista amador. Antes disso, os bandidos atearam fogo na Ranger utilizada na ação criminosa. Os reféns foram liberados pouco depois. Dois suspeitos foram presos, mas liberados em seguida.
Segundo informações, o Banco do Brasil quer garantias de segurança do estado e também do município, isso porque a agência ibirapitanguense foi vítima de duas ações criminosas em menos de um ano. Em tempo, o BB de Ituberá, assaltado por uma quadrilha no início de novembro, também continua fechado. Do Ubatã Notícias.
Comente Agora!

DERNIVAL É MEU AMIGO SOBRE QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, DIZ JUAREZ

Após tomar conhecimento da matéria publicada ontem, quinta-feira(27), "Rei Morto, Rei Posto...Depressa demais!", o Presidente do PSD de Itapitanga, Juarez Carlos, entrou em contato com esse blogueiro para esclarecer que em nenhum momento a consideração que ele nutre por Dernival foi ou será afetada."A minha consideração e a amizade que tenho a Dernival é em qualquer circunstância. Ele é meu amigo particular e não abro mão disso." comentou Juarez. Na opinião de Juarez, esse é momento muito delicado onde o prefeito que está saindo fica de uma certa forma fragilizado, e algumas pessoas tentam confundi o momento, jogando uns contra os outros. "Eu estou apenas ajudando o prefeito que vai tomar posse" Joaquim Babo" que ele mesmo" Dernival" quem indicou. O que há de errado nisso? A vida continua."
Sobre o episódio ocorrido no inicio do mês no Parque de Vaquejada, Juarez desconversou e não entrou na questão, nem afirmando e nem desmentindo. 
Comente Agora! 

NÚMERO DE CASOS DE MORTE POR CÂNCER NO PULMÃO CRESCE EM QUASE 100% NA BAHIA

Um ano após ter sido sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, a Lei Antifumo (12.546/11) ainda espera pela regulamentação no Congresso Nacional. A Bahia também não tomou iniciativa de restringir o tabagismo, a exemplo de outros estados como Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima, Paraíba e Paraná, que adotaram legislações próprias banindo o uso de cigarros em locais fechados e os fumódromos (áreas reservadas a fumantes).
Em dez anos (2000 a 2010), foi registrado um aumento de 98% nos casos de mortes por câncer de traqueia, brônquios e pulmões no Estado, que passaram de 390 para 774. A Bahia é o segundo do Nordeste com maior quantidade de óbitos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
“E entre 90% e 95% dos casos de neoplasias (câncer) nestas regiões são motivados pelo uso de cigarros”, assegura Francisco Hora, médico pneumologista do programa estadual de antitabagismo, da Secretaria da Saúde Estado (Sesab), e professor da Universidade Federal da Bahia.
Comente Agora!

NOME DE MURIEL É COGITADO PARA A SECRETARIA DE SAÚDE

O nome da enfermeira Muriel Santos Nascimento é dado como certo para assumir ao comando da Secretaria municipal de Saúde no governo de Joaquim Babo, a partir de 1o de janeiro. Muriel  é filha de Miguel Raimundo e Ilma Soene, formou-se em Enfermagem pela UESC em 2006, a sua primeira experiência na área se deu em Teolândia a partir de 2007 dentro do Programa Saúde da Família, prestou concurso no ano seguinte, tornando-se funcionária concursada daquele município. 
O nome de Muriel - caso se confirme oficialmente - é um bom indicativo do novo governo que já visualiza com bastante sensibilidade o material humano que a cidade oferece, não tendo que  importar mão de obra para assumir áreas estratégicas no município. 
Comente Agora!

REAJUSTE NAS TARIFAS DO DETRAN EM 2013

Quem não quiser pagar a mais pelos serviços e tarifas no DETRAN, tem até hoje para requerer pagar as pendências com o valor antigo as taxas do órgão estadual. A partir do dia 2 de janeiro, ao menos 62 tributos e 63 impostos reajustados passam a valer. A Lei 20.060/2012 – que aumenta e cria taxas – foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no último dia 12. Em razão do reajuste da tabela de serviços, teve condutor que passou cerca de oito horas para resolver as questões pendentes. Os aumentos variam entre 2,44% e 375%. A tarifa de permissão para dirigir (primeira habilitação) passa de R$ 76,50 para R$ 95. Já a segunda via do documento aumenta de R$ 37,50 para 42. O primeiro emplacamento sobe de R$ 149 para R$ 156. A transferência de propriedade eleva-se de R$ 76,50 para R$ 80. No caso de diária de veículos retidos e apreendidos o valor passa de R$ 7,60 para R$ 16. O Detran/BA aumentou o número de funcionários para atender as demandas. (Tribuna)
Comente Agora!

CONFIRA O RESULTADO DO ENEM 2012

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta, 28, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O candidato pode acessar o resultado na página do Enem, bastando informar número de inscrição no exame e a senha ou CPF.
As notas habilitam o estudante a concorrer a 129.279 vagas em cursos superiores em instituições federais e estaduais, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no sul da Bahia, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo período de inscrição será aberto no dia 7 de janeiro.
Comente Agora!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ARAPONGA JÁ CONSEGUE VISUALIZAR WALDEMAR Jr NUMA SECRETARIA

Antenados nas movimentações que se passam para a formação do secretariado e consequentemente a Festa da posse, no dia primeiro, um de nossos Arapongas de plantão já começa visualizar nas movimentações, a presença do ex-vereador e professor, Waldemar Alves  Batista Jr, à frente de uma poderosa secretaria no governo de Joaquim Babo que terá inicio na próxima terça-feira(1). Segundo ainda nosso Araponga, a movimentação tem sido intensa nos bastidores para guinchar o ex-vereador à pasta, podendo surpreender a muita gente a sua indicação. Será?
Comente Agora!

INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM EM JANEIRO

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do dia 7 de janeiro de 2013, informa a Agência Brasil. Com o Sisu, o estudante concorre a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior. O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2013. No segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30 mil vagas. De acordo com o cronograma do Sisu, publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Uma vez inscrito no Sisu, o candidato concorre a vagas em dezenas de instituições públicas cadastradas em todo o país. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita nesta sexta-feira (28).
Comente Agora!

SECRETARIADO AINDA NÃO FOI ANUNCIADO

Há um clima de suspense no ar quanto aos nomes que irão compor o Secretariado e ainda não foi anunciado oficialmente pelo futuro prefeito, Joaquim Babo.Várias especulações são feitas, mas o que se sabe até agora, é que o um dos nomes confirmados é do seu cunhado de  Babo, o atual Secretário de Obras, Beto de Abílio. Os demais, ainda permanecem em segredo, mesmo após ter sido diplomado no último dia 14 e ter conversado com amigos mais próximos e parentes na semana passada em viagem a Salvador, Babo tem procurado despistar para não falar em nomes, por enquanto. Porque será?
Comente Agora!

'REI MORTO, REI POSTO.. DEPRESSA DEMAIS!

O novo prefeito nem se quer tomou posse ainda, o Secretário de Planejamento e Presidente do PSD Juarez Carlos, já deixou bem claro para seus companheiros que a máxima "Rei Morto, Rei Posto" é o sentimento que já toma conta dele e de mais alguns que há pouco tempo gravitavam a redor do prefeito Dernival Dias Ferreira(PSB), que estar se despedindo do poder depois de oito anos governando o município de Itapitanga. Tudo isso é atribuído ao seu notório comportamento nos últimos dias em relação ao novo prefeito Joaquim Babo, que irá tomar posse na próxima terça-feira(1). A atitude de Juarez provocou a revolta de muitas pessoas que ainda tem uma fidelidade canina e consideração inabalável a Dernival, a ponto de também ser observado pelo prefeito, mesmo que de forma quase que discreta.
Para ilustrar a situação, um de nossos Arapongas ouviu do próprio Juarez: "O homem quase que não pegava na minha mão, lá no Parque de Vaquejada", comentou, referindo-se a frieza com que foi tratado por Dernival ao encontrá-lo durante a festa do Bolão de Vaquejada, realizado no inicio deste mês. Dernival nem desapeou ainda do poder, mas já passou a sentir o dessabor que é sair dele, e com isso, vê esvaziar-se ao seu redor aquele conglomerado de pessoas que agiam mais como bajuladores do que técnicos ou assessores, camuflados de amigos. 
Nas rodas de bate papo político, a conversa é que Dernival estar muito decepcionado com a outra face de Juarez que ele não tinha visto. 
Comente Agora!

43 ACIDENTES E 5 MORTES NAS RODOVIAS BAIANAS DURANTE O FERIADO DO NATAL

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou 43 acidentes, que deixaram 30 vítimas leves, 16 em estado grave e cinco mortos durante o feriado do Natal nas estradas baianas. Segundo a PRE, houve uma redução de 45% no número de acidentes e 33% no número de feridos.
A operação especial do feriado contabilizou os acidentes entre 8h de sábado (22) até às 8h desta quarta-feira (26). Ainda de acordo com a PRE, foram realizadas 2.163 abordagens, que resultou em 36 apreensões de veículos. Três pessoas foram autuadas por dirigir após o uso de bebida alcóolica.
Entre as 261 infrações registradas nesse período, as mais frequentes foram a falta do uso do cinto de segurança e a condução sem carteira de habilitação.
Segundo a PRE, os radares utilizados pela operação foi responsável por diminuir o número de acidentes.
Comente Agora!

RACHA EM ITAPITANGA

Dernival Dias Ferreira(PSB) e Joaquim Babo(PP) - prefeito eleito 
De acordo com o site Pimenta na Muqueca, é dado como certo o racha do grupo político  liderado pelo prefeito Dernival - que já está de saída - após vencer as eleições deste ano.  Ainda, de acordo com o site, Dernival Dias (PSB) é acusado de querer interferir excessiva na formação da equipe do futuro governo, Joaquim Babo (PP), que não aceitou e deu cartão vermelho às pretensões do criador.(Confira Aqui)
Comente Agora!

DISTANTE DOS ACONTECIMENTOS, CRISTINA PODERÁ NÃO RETORNAR AO COMANDO DA AÇÃO SOCIAL

Decepcionada com o desfecho da disputa judicial que tirou-lhe o direito de concorrer a eleição do comando do executivo municipal, a ex-candidata Cristina Moitinho, foi tirar umas merecidas férias lá pelo extremo sul da Bahia, em Itamarajú. Mesmo à distância, Cristina tem sido fielmente abastecida de notícias acerca das movimentações para montagem da equipe de governo que irá tomar posse com o novo prefeito Joaquim Babo a partir de janeiro de 2013. 
De acordo com um de nossos Arapongas de plantão, já é dado como certo que ela não desejaria mais voltar a comandar a Secretaria de Ação Social do município e nem tão pouco, voltar a residir em Itapitanga, pois, já ventila-se que ela tem outros projetos em vista para a sua vida a partir de 2013.
Segundo informações, Cristina teria pedido a Joaquim Babo, a indicação de três secretarias: Agricultura, Educação e Social, que foi negado pelo prefeito eleito. Talvez, tenha sido esse um dos motivos que fez Cristina mudar seus planos de vida a partir do ano que vem.
Comente Agora!

STJ: PASSAGEIRO QUE CAIU AO DESCER DO ÔNIBUS TEM DIREITO A SEGURO DPVAT

Numa discussão sobre o que pode ser considerado um acidente de trânsito típico, que é coberto pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT), o STJ entendeu que merece reparação um passageiro que caiu do ônibus devido a um movimento brusco enquanto desembarcava. Na decisão, a Terceira Turma do STJ reformou sentença da Justiça de primeira e segunda instância do Rio Grande do Sul, que não considerava a queda na hora do desembarque um acidente de trânsito. Para os ministros, mesmo que a pancada tenha se dado fora do ônibus, no meio fio, o acidente só aconteceu por uso do veículo automotor. Assim, o ônibus foi considerado parte preponderante do problema e o incidente foi configurado como acidente de trânsito passível de reparação. O STJ não fixou quanto a vítima deve receber de indenização com os recursos do DPVAT. Para o cálculo, determinou que a Justiça estadual apure e adote valor proporcional ao grau de invalidez do passageiro.  Por Lauro Jardim
Comente Agora!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DONA CANÔ NÃO RESISTE E MORRE AOS 105 ANOS

D. Canô, morreu aos 105 anos nesta terça-feira(25)
Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu aos 105 anos, nesta terça-feira (25), em sua casa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, afirmou o filho Rodrigo Veloso às 9h20 (10h20 no horário de Brasília). Dona Canô passou a noite de Natal em casa, com os filhos.
A idosa esteve internada por seis dias, recebendo alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21). Ela tinha sofrido um ataque isquêmico cerebral, que gera redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo informou o boletim médico.
De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.
A matriarca teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.
No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.
Comente Agora!

BAHIA É 2º ESTADO COM MAIS INQUÉRITOS DA PF SOBRE CORRUPÇÃO EM PREFEITURAS

A Polícia Federal conduz 3.167 inquéritos sobre desvios de recursos e corrupção que envolvem prefeituras em todo o país. De acordo com o Estadão, estão sob investigação 484 prefeitos e ex-prefeitos por violação ao Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de administradores municipais. Os dados constam de levantamento realizado pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), braço da PF que aloja setores estratégicos da instituição, inclusive o serviço de análise de dados de inteligência e a divisão de repressão a crimes financeiros. O Maranhão é a unidade federativa onde o órgão mais trabalha, com um acervo de 644 inquéritos relativos a fraudes em gestões municipais. A Bahia está em segundo lugar, com 490 inquéritos. Em seguida, vêm Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194). Esses dados são relativos apenas à atuação da Polícia Federal. Centenas de outros prefeitos e ex-prefeitos são réus em demandas movidas pelo Ministério Público nos estados, que detém competência para propor ações com base na Lei da Improbidade.
Comente Agora!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

BRASIL ESTÁ TRÊS DÉCADAS ATRÁS DO CHILE NO QUESITO EDUCAÇÃO

Trinta anos. Esse é o tamanho do atraso educacional do Brasil em relação ao Chile. Segundo o economista Ricardo Paes de Barros, o país consegue, somente agora, sua primeira geração de adultos com cerca de 30 anos de idade e aproximadamente nove anos de estudo. No Chile, isso ocorreu em 1982 (com jovens nascidos em 1952). "Apesar do progresso que vem acontecendo no Brasil, nosso atraso educacional é enorme", afirma Paes de Barros, que é secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República. 
Especialistas concordam que houve um salto educacional relevante no Brasil, mas os indicadores dessa área ainda deixam a desejar em comparações internacionais. O atraso é explicado em parte pelo descaso com a educação durante décadas, o que contribuiu para a maior desigualdade de renda no país. Embora essa situação tenha mudado nos últimos anos, especialistas alertam para o risco de uma nova reviravolta no processo. 
"O acesso ao ensino fundamental foi universalizado, mas só 60% dos estudantes concluem essa etapa. Além disso, a qualidade do ensino ainda é ruim. Sem mudanças que ataquem problemas como esses, a educação pode voltar a gerar desigualdade", afirma o economista Fernando Veloso, da FGV.(Folha)
Comente Agora!

ADOLESCENTE MAIS ALTA DO MUNDO ENCONTRA O 1º AMOR

Elisany da Cruz Silva apareceu na imprensa em 2010 demonstrando o seu sonho em se tornar modelo. Tudo normal, não fossem os seus 2,06 metros de altura aos 14 anos de idade, resultado de uma forma de gigantismo causado por um tumor na glândula pituitária. Por causa da anomalia, Elisany, de Salinópolis, no Pará, largou a escola, cansada das gozações dos colegas. A condição também lhe causava muitas dores, e a glândula foi retirada. A menina chegou a “encolher” cerca de 3 centímetros e agora, aos 17 anos de idade, está encontrando a felicidade ao lado do seu primeiro namorado.
Francinaldo da Silva Carvalho, de 22 anos, tem apenas 1,62 m de altura e tem que se esticar todo para beijar a namorada. Os amigos estranham um pouco o casal, mas Francinaldo tira de letra as provocações. “Meus amigos perguntam como eu dou um abraço nela. Eu respondo apenas que para tudo há jeito”, conta Francinaldo.
“A única coisa que realmente nos incomoda é quando andamos de mãos dadas, porque parece que ele é meu irmão mais novo”, completa Elisany, que explica que não foi o físico de Francinaldo que a atraiu: “O que me atraiu realmente foi a sua personalidade, a forma como ele trata as pessoas e como me trata”, disse a jovem.
Comente Agora!

ITAPITANGA: VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS QUASE FAZ MAIS UMA VÍTIMA

O jovem Reinan David envolveu-se numa confusão com outro jovem no sábado à noite, por volta das 19h30min e por pouco não perdeu a vida. Reinam que estava numa moto, após uma confusão na rua Alfredo Ferreira, voltou ao local e foi recebido a bala por um outro jovem ainda não identificado que disparou quatro tiros a média distância contra a vítima. Um dos tiros atingiu o pescoço da vítima e saiu nas costas. Levado para o Hospital da cidade(Itapitanga), Reinam recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para o Hospital de Base  em Itabuna, onde foi radiografado e constatado a perfuração da bala no pescoço, mas, como não havia anestesia para realizar o procedimento cirúrgico, Reinam foi encaminhado para o Hospital regional em Ilhéus, onde foi novamente examinado pelo médico que constatou que não seria necessário realizar a cirurgia. "Você nasceu de novo rapaz. A bala passou um milimetro da coluna cervical", disse o médico. 
Reinam recebeu alta no final da tarde deste domingo e passa bem. O jovem que efetuou os disparos fugiu sem deixar pistas.
Esse, já é o terceiro caso de violência entre jovens  na cidade em 2012, sendo que, nos dois anteriores, dois jovens foram mortos e a polícia não conseguiu até agora prender o suspeito de nenhum deles.
Comente Agora! 

BRASILEIRO CONFIA MAIS EM STF QUE CONGRESSO, DIZ IBOPE

Envolvido em um conflito com o Poder Legislativo em torno do mensalão, o Supremo Tribunal Federal leva vantagem na batalha pela opinião pública. Pesquisa Ibope mostra que o STF tem um índice de confiança entre a população maior do que o do Congresso Nacional: 54 a 35, numa escala que vai a 100. Marco Maia e Joaquim Barbosa, presidentes da Câmara dos Deputados e do STF, respectivamente, estão em campos opostos desde que o plenário do tribunal decidiu cassar os mandatos dos deputados federais condenados no processo do mensalão. Maia reagiu à sentença e, na semana passada, afirmou que só o Legislativo tem a prerrogativa de cassar seus próprios integrantes, o que gerou o impasse. Comparando-se aos 83 pontos do Corpo de Bombeiros – sempre a instituição mais bem avaliada pela população -, nem o Supremo nem o Parlamento estão especialmente bem aos olhos do público. Mas os 19 pontos de vantagem dos ministros de toga em relação aos congressistas estão além de qualquer margem de erro. O Estadão
Comente Agora!

domingo, 23 de dezembro de 2012

UM TERÇO DOS BAIANOS DEPENDEM DO BOLSA FAMÍLIA

Ao todo, 1,8 milhão de famílias baianas receberam, em 2012, o Bolsa Família, programa do governo federal de combate à pobreza. A Bahia fecha o ano como o primeiro estado do Brasil, proporcionalmente à população, em número de pessoas atendidas pelo programa. O segundo maior beneficiado é o estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, informa o jornal A Tarde. As famílias foram incluídas no programa, entre os 2,8 milhões inscritos, por terem renda mensal de até R$ 70, isto é, estão na faixa de extrema pobreza, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS). A média de integrantes por família, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sedes), é de três pessoas. Isso significa que pouco mais de um terço da população do Estado (cerca de 5 milhões) é diretamente beneficiada pelo programa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia conta com 14 milhões de habitantes. O aumento médio de inscrições é de 100 mil famílias por ano. Neste ano, até novembro, foi registrado um crescimento de 300 mil. "O maior acesso a informação sobre o programa facilitou o cadastro, contribuindo para o aumento. Outro fator é o enquadramento de mais pessoas às exigências do MDS", explicou ao A Tarde a coordenadora regional do Bolsa Família, Luciana Santos.Do Bahia Notícias.
Comente Agora!

sábado, 22 de dezembro de 2012

GOVERNADOR ANUNCIA ANTECIPAÇÃO DO REPASSE DO ICMS PARA MUNICÍPIOS


O governador Jaques Wagner anunciou nesta sexta-feira (21), às 10 horas, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, a antecipação do repasse da cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os 417 municípios baianos para o dia 28 de dezembro, que originalmente seria transferida na primeira semana de janeiro. O valor estimado da antecipação do repasse será da ordem de R$ 140 milhões. 
A decisão do governador Wagner visa reduzir o impacto da queda da arrecadação proveniente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que afeta o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além da CIDE, cuja alíquota passou a ser zero. 
A medida tomada pelo governador facilitará o cumprimento da regra do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe os governantes de contraírem obrigação de despesa, nos últimos dois quadrimestres do mandato, que não possam ser cumpridos integralmente no mesmo período. Com a redução do IPI, pela União, para reduzir os efeitos da crise financeira mundial no país e manter a dinâmica da economia, estados e municípios foram prejudicados com queda na arrecadação de impostos. 
Comente Agora!

COMISSÃO APROVA LEI DE INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA DE USUÁRIOS DE DROGAS

Nos últimos dias de atividade do Congresso neste ano, um projeto de lei polêmico passou despercebido. Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou texto que altera radicalmente a legislação antidrogas do país, tornando-a muito mais rígida. A proposta está agora na pauta do plenário da Câmara. O texto, aprovado sem alarde no último dia 11 na Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, permite que um usuário seja internado involuntariamente por até seis meses e aumenta a penalidade para traficantes.
Também cria um sistema de informações de abrangência nacional. A proposta, com o espírito das políticas de “guerra contra as drogas”, segue o caminho oposto de abordagens alternativas para a questão, adotadas em países como Portugal e Espanha. Os integrantes da comissão especial assinaram um pedido de urgência para que o projeto seja um dos primeiros a ser analisados no início do próximo ano legislativo, em fevereiro. O texto ainda pode receber emendas. Da Folha.
Comente Agora!

TCM REJEITOU 188 CONTAS DE PREFEITURAS BAIANAS

O número de contas rejeitadas de prefeituras baianas julgadas este ano pelo Tribunal de Contas dos Municípios alcançou 188, (entre as quais a de Salvador) equivalente a 47% dos 399 municípios apreciados pelo órgão fiscalizador. 211 foram aprovadas com ressalvas, um percentual de 52%, e nenhuma foi aprovada na íntegra.
As contas se referem ao ano fiscal de 2011. Caso as câmaras municipais aprovem os relatórios, os gestores podem ficar inelegíveis por oito anos, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.A situação das mesas diretoras das câmaras dos municípios baianos foi bem melhor, de acordo com as estatísticas do TCM. Das 406 relatadas, apenas 25 tiveram as contas rejeitadas. Um total de 23 foi aprovado na íntegra e 358 com ressalvas.
Entre as várias irregularidades apontadas pelos auditores, as mais comuns foram os gastos excessivos com pessoal, contratos sem licitação e não cumprimento da destinação dos percentuais mínimos para as áreas de saúde e educação previstos pela Constituição.
A União das Prefeituras da Bahia (UPB) realizou ao menos 12 cursos de orientação de administração, no ano passado para evitar que os gestores caíssem nas malhas do Tribunal de Contas dos Municípios, mas a iniciativa não parece ter surtido o efeito esperado. A explicação mais comum dos gestores para os resultados negativos é a falta de recursos.
Ricardo Machado, prefeito reeleito de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, que teve as contas rejeitadas reclamou muito dos seus algozes: “Não levaram em conta a queda na transferência de recursos federais do Fundo de Participação dos Municípios e na arrecadação em 2011, quando rejeitaram a conta de vários gestores na Bahia”. Informações A Tarde.
Comente Agora!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PP QUER VAGA NA CHAPA MAJORITÁRIA EM 2014 E DESCARTA JOÃO HENRIQUE

Wagner durante encontro com prefeitos do PP
Durante o encontro com o PP, terceiro partido em número de prefeitos eleitos na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) agradeceu o apoio da legenda e ouviu do deputado federal Mário Negromonte que o partido tem representatividade política para ocupar a vaga de vice-governador na próxima disputa. Os nomes mais cotados para a vaga são o do próprio Negromonte e o e do também deputado federal, João Leão. O atual gestor, João Henrique, que é filiado ao partido não estaria na lista.
Comente Agora!

ESTADO DE SAÚDE O CANTOR DOMINGUINHOS É GRAVE, DIZ BOLETIM MÉDICO

Em boletim divulgado na tarde desta quinta-feira pelo Hospital Santa Joana, no Recife, a equipe médica que cuida do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, informa que seu estado de saúde continua grave. Internado na Unidade Coronariana, o músico está sedado e respira com ajuda de aparelhos. “(Dominguinhos) encontra-se em cuidados intensivos, sedado e em assistência ventilatória mecânica”, afirma o boletim.(Estadão)
Comente Agora!

ITAPITANGA COMEMORA HOJE 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Vista aérea da cidade de Itapitanga
O município de Itapitanga comemora hoje, dia 21 de dezembro, 52 a nos de emancipação política e administrativa. A cidade já teve sete prefeitos, Laudelino David dos Santos (1o), Zeca Bettencourt, Lourival David, Vicente Possidônio Esteves, Israel de Almeida Mendonça, Dr. Ney Apolinário, Zequinha Araújo e com a eleição e reeleição de Dernival Dias Ferreira, passo a ser o oitavo prefeito que governar o município, sendo prestes a empossar o nono prefeito, Joaquim Cerqueira de Babo(PP), eleito nas últimas eleições de outubro deste ano.
Embora a data seja muito importante para os moradores, não haverá grandes festas, apenas uma missão realizada na Igreja Católica local. 
Parabéns Itapitanga! 
Comente Agora!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

LULA: “O que machuca meus adversários é meu sucesso”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta quarta-feira (19), durante evento de posse da nova presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que os “ataques” que vem sofrendo nos últimos dias são fruto da mágoa de seus adversários pelo sucesso de sua liderança. “O que mais machuca os meus adversários é o meu sucesso”, afirmou o ex-presidente, em um discurso de 42 minutos. No evento, Lula disse que compreende o “jogo” da oposição e que seus adversários não perceberam “a construção” promovida por ele em oito anos de mandato, como a ampliação do acesso a universidades e escolas técnicas pelo governo federal. Lula avisou também que a partir de 2013 voltará a viajar pelo País para ajudar a eleger mais governadores e mais prefeitos alinhados com seu projeto. “No ano que vem, para a alegria de muitos e a tristeza de outros, seguirei andando por este País”, afirmou. O petista ainda mandou um recado para seus opositores. “Só existe uma possibilidade deles me derrotarem: é trabalhar mais do que eu. Mas se ficar um vagabundo em sala com ar condicionado falando mal de mim vai perder”, finalizou o ex-presidente para uma plateia de sindicalistas e militantes do PT e de movimentos sociais. Leia mais no Estadão.
Comente Agora!

TEOLÂNDIA: PREFEITO, VICE E VEREADORES ELEITOS SÃO DIPLOMADOS

Lázaro Andrade(E) e Dioney Fernandes(D) - Prefeito e Vice
A Justiça Eleitoral em cerimonia realizada nesta quarta-feira(19), às 13 horas, no Salão Paroquial da Igreja Católica em Gandu, diplomou os prefeitos eleitos das cidades de Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Itamari e Nova ibiá. O Prefeito eleito de Teolândia, Lázaro Andrade Oliveira(PMDB), o vice, Dioney Fernandes(PMDB), além dos noves vereadores eleitos: José de Davi, Jamily(irmã do vice), Neto, Zé Bozó,Lavandeira, Avelino(quarto-mandato), Naná, Cornélio e Val, e primeiro suplente de cada coligação, também foram diplomados pela juíza Dra Kátia, na presença da Promotora de Justiça Eleitoral Fernanda e do Major Ulisses da Polícia Militar.
Vereadores eleitos e Diplomados ao lado de Lázaro e Dioney
Considerada a maior delegação presente ao evento, formada por eleitores, amigos e parentes, Lázaro e Dioney, sentiram de perto o calor e o orgulho do povo teolandense ao vê-los chegar ao local da cerimônia de diplomação. 
Filho do ex-prefeito Joaozito (1997-2000), com 26 anos de idade, Lázaro teve seu nome indicado para compor a chapa de vice-prefeito em 2008, ajudando na reeleição do prefeito Antônio Jr. Trabalhou os quatro anos para construir a sua identidade política e consolidar o seu nome. As pesquisas o apontaram como o melhor nome avaliado entre os pré-candidatos do grupo do prefeito Antônio Junior - com 30 anos de idade, Teolândia elege o jovem Lázaro Andrade, o prefeito mais novo da sua história. E para completar ainda, no dia 31 de dezembro Lázaro irá se casar com a jovem Renata, onde realizará uma grande festa na praça da cidade.  
Comente Agora!

PENSÃO DE 100 MIL PARA JOGADORES CAMPEÕES DAS TRÊS COPAS

Os jogadores que integraram as seleções brasileiras campeãs mundiais de 1958, 1962 e 1970 receberão um auxílio especial, de R$ 100 mil cada um, da Previdência Social, conforme portaria que será assinada nesta quinta-feira (20), às 9h30, pelos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O benefício está previsto na Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663), sancionada pela Presidência da República em junho deste ano e que dispõe sobre as medidas relativas aos eventos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014. Um auxílio mensal também será concedido pelo governo no valor do teto pago pela Previdência Social para jogadores sem recursos ou com recursos limitados. A solenidade de assinatura da portaria ocorrerá no auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília. Da Agência Brasil.
Comente Agora!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CONTRIBUINTES PODERÃO REGULARIZAR CPF DE GRAÇA PELA INTERNET

A partir ontem, terça-feira (18), os contribuintes com problemas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) podem resolver as pendências pela internet. A Receita Federal lançou uma ferramenta que permite a regularização cadastral no site do órgão, informa a Agência Brasil. De acordo com a Receita, o novo serviço ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Até agora, a pessoa física com problemas com o CPF só tinha a alternativa de regularizar a situação se fosse a uma das unidades da rede conveniada, nas agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Receita, a regularização será gratuita apenas na internet. Os contribuintes continuarão a pagar R$ 5,70 nos postos conveniados. O formulário eletrônico para o pedido de regularização é de fácil preenchimento. O contribuinte precisa informar o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e número do título de eleitor. 
Comente Agora!

WAGNER E OUTROS GOVERNADORES PRESTAM SOLIDARIEDADE A LULA

Lula recebeu governadores no seu instituto nesta terça-feira
O governador Jaques Wagner participou nesta terça-feira (18), no Instituto Lula, em São Paulo, de um encontro com o ex-presidente Lula, que tem sido alvo de ataques devido ao julgamento do escândalo conhecido como mensalão. “Na passagem de Lula pela Presidência, o país deu um salto jamais visto em sua história. Milhões de pessoas saíram da miséria e entraram no mercado de consumo, passando a ter uma vida digna”, disse Wagner. O legado de Lula também foi lembrado pelos outros governadores presentes como Teotônio Vilella (AL), Agnelo Queiroz (DF), Tião Viana (AC), Cid Gomes (CE), além do vice-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, representando Sérgio Cabral.
Comente Agora!

A PROFECIA MAIA COINCIDE COM O DIA DO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAPITANGA, LEMBRA UM ARAPONGA

Segundo o calendário da civilização Maia que viveram entre os séculos IV a.C e IX a.C, o mundo vai se acabar no dia 21 de dezembro de 2012.E o que o itapitanguense tem haver com isso? O problema é que não poderia ser uma data mais inoportuna para a cidade, afinal, coincide com o mesmo dia em que o município completará 52 anos de emancipação política. "A se confirmar essa profecia, convenhamos, seria muito azar da gente, principalmente depois de uma eleição conturbada que foi essa de 2012", foi o que comentou um de nossos assíduos Arapongas e leitor do blog, que prefere não ter seu nome aqui mencionado. Aproveitou então,  começou a imaginar: 
Joaquim Babo, então, não assumiria o comando do município; 
Ana Rita, também não iria sentir o gosto de ser vice-prefeita; 
Rildes, Eduardo Reis e Laurêncio não iriam assumir a vereança pela primeira vez; 
Dernival, seria então, o único prefeito reeleito de Itapitanga; 
Cristina não poderia mais ser candidata de novo; 
Cida não seria mais substituída na Direção do Colégio; 
Inconformado, e já assustado com a ideia do fim do mundo, começou então a indagar: 
Nós não iríamos vê o calçamento do canal terminar? 
Nestor não iria mais fazer a viagem dele tão sonhada para Rondônia? 
Foi aí, então que tentei interrompê-lo para avisar-lhe que isso não era verdade, mas ele não se conformou. "Ah não, vou começar a rezar desde agora para isso não acontecer" e saiu em retirada, preocupado com o dia 21 de dezembro. 
E você também tá preocupado com fim do mundo? 
Comente Agora!

ZAGUEIRO LÚCIO ACERTA COM O SÃO PAULO POR DOIS ANOS

O São Paulo acertou na tarde desta terça-feira a contratação de Lúcio. O zagueiro chegou da Itália e, do aeroporto, foi direto para o CT da Barra Funda se reunir com a diretoria tricolor. Na manhã desta quarta-feira, ele fará exames médicos e depois será apresentado no salão nobre do Morumbi, às 12h. Aos 34 anos, o pentacampeão pela Seleção Brasileira em 2002 chega para ser o comandante da defesa do Tricolor. A experiência de Lúcio é vista como importante para a disputa da Copa Libertadores de 2013. Já no Corinthians, Pato seria negociado pelo Mílan por 15 milhões de euros (R$ 41,2 milhões). Esse dinheiro seria usado pelo time italiano para contratar Drogba na próxima janela de transferências, em janeiro. O jogador africano tem contrato com o Shanghai Shenhua até 2014, mas quer deixar o clube chinês por não estar recebendo seus salários. Drogba disputará a partir do dia 19 de janeiro a Copa Africana de Nações, na África do Sul, pela Costa do Marfim. (Lance)
Comente Agora!

SOBRE O MASSACRE NA ESCOLA NORTEAMERICANA

Será necessário um imenso esforço das ciências sociais para compreender as causas dos constantes atentados praticados por certas pessoas, a tiros, em locais de concentração populacional, como escolas, hospitais, festas e salas de cinema.
A psicologia, a psiquiatria, a sociologia, a antropologia e até a filosofia têm dado suas próprias explicações para o fenômeno.
Busca-se, em primeiro plano, estabelecer um axioma: a ideia de que existe uma explicação comum aos diversos fatos assemelhados. Assim, a escola em Columbine, o Batman do Cinema, o Papai Noel e o recente atentado, além de outros, poderiam ter uma mesma causa, ou ter um sentido comum em si. Qual seria ele? 
A sociedade moderna e suas pressões sociais por aceitação, o bulling, violência na infância, a facilidade de obtenção de uma arma de fogo, são algumas das tentativas dos especialistas de fornecer explicações a esses fatos. 
Tão logo isso acontece, programas de televisão são produzidos com pessoas sentadas à mesa discutindo as possíveis causas. São ouvidos psicólogos, psiquiatras, sociólogos e antropólogos. 

CAMAMU: TRE MANTÉM CANCELAMENTO DE ELEIÇÃO; FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA GOVERNARÁ CIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) manteve na manhã desta terça-feira (18) o cancelamento das eleições municipais de Camamu, no sul baiano.
A Corte negou ação cautelar impetrada pela vencedora do pleito Emiliana Assunção (PP). Os juízes seguiram, em unanimidade, o voto do relator Roberto Maynard Frank, que manteve a decisão do juiz da 78ª Zona Eleitoral, em Camamu, João Paulo Guimarães Neto. No pleito de outubro último, mais de 50% dos votos foram para postulantes que tiveram as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Dos 18.406 eleitores que compareceram às cabines de votação, 5.993 escolheram Emiliana. Américo José da Silva (PSD) ficou em segundo lugar com 5.729 votos (31,13%) e Ioná Queiroz Nascimento (PT) obteve 4.128 sufrágios (22,43%). A soma de Américo e Ioná chega a 53% dos votos considerados nulos.
Ainda conforme decisão do juiz da comarca local, apenas os vereadores eleitos serão diplomados e empossados. O presidente da Câmara que for escolhido pela maioria dos edis, automaticamente, assume a prefeitura até o TRE-BA definir a data do próximo pleito.
Dos seis postulantes, apenas Emiliana, que substituiu o marido Zequinha da Mata (PP) na véspera da eleição, e Chico Vasconcelos (PMDB) poderão se candidatar novamente. Américo, Ioná e Zequinha da Mata estão inelegíveis.
Comente Agora!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BARBOSA PODERÁ DECRETAR PRISÕES DO MENSALÃO SOZINHO

Com o fim do julgamento do mensalão, ainda resta ao Supremo Tribunal Federal decidir quando 22 dos 25 condenados começam a cumprir suas penas. Nesta segunda-feira (17), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitou mais tempo para reafirmar o pedido de prisão imediata. Segundo a Folha, a medida pode ser uma maneira de forçar uma decisão individual do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, já que nos bastidores do Supremo, ministros já defendem que o pedido deveria ser rejeitado em plenário. Como o recesso do STF será iniciado na quinta (20) e se estende até fevereiro, a avaliação aconteceria de forma monocrática. Barbosa já declarou que, caso o pedido chegue no período, ele decidirá sozinho o que fazer. Do Bahia Notícias.
Comente Agora!

ITABUNA JÁ TEM 166 ASSASSINATOS NO ANO

Itabuna caminha para bater o recorde de assassinatos em um só ano. Entre o dia primeiro de janeiro e esta segunda-feira foram registrados 166 homicídios no município. Ultimamente a média é de um a cada 24 horas.
O número de homicídios é recorde em Itabuna. Durante todo o ano passado, por exemplo, foram registrados 148 assassinatos. Até 2010 o município vinha tendo entre 120 e 140 assassinatos por ano.
De acordo com a polícia, a guerra por pontos de venda de drogas, acerto de contas entre facções criminosas dos raios A e B do Conjunto Penal e dívidas de drogas são as principais motivações para os assassinatos.
Diversos estudos mostram que a maioria das vítimas em Itabuna não completa 30 anos. Quem acaba de entrar para a triste estatística de assassinados é o descarregador de caminhões José Carlos Ferreira de Jesus.Ele foi assassinado na madrugada desta segunda-feira, no Centro Comercial de Itabuna. A polícia investiga.
Comente Agora!

MINISTRO DO STF DERRUBA URGÊNCIA PARA VOTAÇÃO DE VETOS SOBRE ROYALTIES

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux considerou inconstitucional, em decisão liminar, a decisão do Congresso que considerou urgente a apreciação dos vetos presidenciais à nova forma de distribuição dos royalties do petróleo em contratos de exploração vigentes.Com isso, fica suspensa a apreciação dos vetos, que estava marcada para a sessão do Congresso desta terça-feira (18). Isso porque, com a perda do caráter de urgência, há, antes, outros 3.060 vetos prontos a serem apreciados.A decisão de Fux foi dada em dois mandados de segurança impetrados por parlamentares do Rio de Janeiro, principal Estado produtor e que, com o Espírito Santo, calculou perdas bilionárias de receita em caso de mudança no rateio dos royalties sobre contratos já em andamento.O presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), informou que irá recorrer da decisão.
Comente Agora!

MONTE SANTO: DEPOIS DE 18 MESES LONGE, CRIANÇAS RETORNAM NESTA QUARTA

Previsto para amanhã, o retorno dos cinco filhos da agricultora Silvânia Mota da Silva, adotados de forma irregular por famílias paulistas, tem mobilizado a população de Monte Santo, a 352 quilômetros de Salvador. O horário de chegada não foi divulgado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH). Há duas semanas, representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA) têm visitado regularmente a cidade. De acordo com a advogada do Cedeca, Isabela Pinto, que ontem estava na cidade, o trabalho é verificar a estrutura para receber as crianças e preparar a população para acolher as crianças, depois de 18 meses. “Sabemos que as famílias paulistas têm provocado as pessoas na cidade para que criem quase uma perseguição a essas crianças. Estamos aqui para esclarecer que todo esse problema é culpa do Estado e que essas crianças foram vítimas de tráfico de pessoas”, explica Isabela. Com informações do Correio.
Comente Agora!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ORGULHO ITAPITANGUENSE: JOÃO VICTOR CONCLUI DOUTORADO EM QUÍMICA PELA UFBA

João Victor defendendo sua tese de Doutorando em Química pela UFBA
Na noite de sexta-feira(14), na capital baiana, Salvador, mais um filho de Itapitanga conseguiu com muita luta e determinação, galgar o mais alto posto de Doutorado em Química por uma das melhores Universidades do Brasil, a Universidade Federal da Bahia-UFBA. João Victor da Silva Amaral, aos seus 28 anos, filho de José Carlos Ferreira(Pelé) e Maria da Conceição Amaral (D. Conça), entra para o seleto grupo de Doutores em Química do país. Defendendo a tese" Estudos de espécies metálicas presentes no material particulado emitido por motor de combustão operado com diesel e biodiesel e na atmosfera na área da Baía de Todos os Santos", na sessão pública realizada no dia 14 de dezembro, no Instituto de química da UFBA, João recebeu da junta de professores julgadores da universidade, a aprovação unanime, além de menção distinta pela grandeza, importância e segurança com que defendeu perante a eles e ao público presente, a sua tese de doutorando. 
Em 1998, José Carlos(Péle), aposentou-se e foi buscar outros horizontes para seus filhos em Itabuna, e hoje colhe os resultados. 
João é atualmente professor de química do IFBA em  Teixeira de Freitas e entra para o seleto clube dos filhos de Itapitanga que orgulham nossa terra.
Comente Agora!