sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GONGOGI: WAGNER ANUNCIA NOVA LICITAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DA BA 120

O governador Jaques Wagner (PT) anunciou ontem, quinta-feira(29), durante evento oficial em Ilhéus, a abertura da licitação para a recuperação e pavimentação da BA-120, que liga Gongogi a Ubatã. O aviso de pregão de licitação, com informações sobre o processo, está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (30). A obra já havia sido licitada em outubro de 2011, orçada em R$ 4.994.348,50, cuja empresa vencedora foi a Delta SA. A empresa chegou a iniciar a obra, mas esta foi paralisada meses depois após a Delta figurar como protagonista no escândalo do bicheiro Carlinho Cachoeiro, preso em março e solto em novembro deste ano. A empresa foi considerada inidônea pela Controladoria Geral da União (CGU) e acabou perdendo o contrato. A reconstrução e pavimentação da BA-120 foi uma indicação dos deputados estaduais Maria del Carmem (PT) e Roberto Carlos (PDT). A obra deve recomeçar no segundo semestre de 2013. Informações do Ubatã Notícias.
Comente Agora!

DILMA VETA NOVA DISTRIBUIÇÃO DE ROYALTIES PARA ÁREAS JÁ LICITADAS


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira, 30, com vetos, o projeto aprovado pelo Congresso com a nova fórmula de rateio da compensação financeira paga pelas empresas que exploram petróleo e gás no País. A informação foi dada pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, durante entrevista coletiva.
Os vetos fazem parte da estratégia do Planalto para tentar evitar uma batalha jurídica entre Estados por conta dos royalties do petróleo e, ao mesmo tempo, garantir que o dinheiro seja aplicado na área de Educação.
De acordo com Gleisi, a Medida Provisória com a nova distribuição valerá para contratos firmados a partir da data de hoje. Essa medida atende ao pleito de Estados como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, responsáveis por mais de 90% da produção de petróleo brasileira.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a lei votada pelo Congresso violava um direito assegurado e os vetos, portanto, asseguram os contratos já firmados. "Estamos fazendo um aperfeiçoamento da lei", disse Lobão.
Já o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que os royalties de futuras concessões irão para a área da Educação. "Não há futuro melhor do que investir na Educação", disse. Do Estadão.
Comente Agora!

JOSÉ PAIXÃO É O NOVO ADMINISTRADOR DE CAFUNDÓ

A onda de demissão promovida pelo prefeito Dernival, principalmente nos cargos de confiança, atingiu também em cheio o Distrito de Cafundó, mais precisamente, Djacir Nunes"Maninho" que era o administrador daquela comunidade. Demitido do cargo após a eleição, Maninho foi substituído pelo servidor concursado, José Paixão"Paixão", designado para assumir a Administração de Cafundó, pelo menos nesses meses finais da administração de  Dernival. Paixão assumiu pela segunda vez o comando do Distrito e já deu uma Cara Nova  àquela comunidade, foi que ele mesmo havia nos dito na semana passada ao nos visitar.
Alegando dificuldades para honrar o pagamento da folha dos servidores nos três últimos meses do final de seu mandato, Dernival começou a"demitir" os cargos comissionados - cargos de confiança - provocando revolta nessas pessoas, que por sinal foram seus eleitores.  Por outro lado, as explicações foram dadas a essas pessoas, e solicitou delas a devida compreensão, e que colaborassem com o final do seu governo, prestando seus serviços como voluntários, afim de serem aproveitados por Joaquim Babo quando fosse empossado.
Comente Agora!

PEGADINHA DO SILVIO SANTOS É VÍDEO MAIS VISTO DA SEMANA NO MUNDO

A pegadinha veiculada no Programa Silvio Santos, no SBT, no último domingo, se tornou o vídeo mais visto no YouTube mundialmente nesta semana. A câmera escondida da menina fantasma no elevador ganhou destaque internacional e virou um hit na internet. Uma das versões do vídeo, postada ainda no domingo, já tem mais de 10,7 milhões de visualizações no site. Outra, com título em inglês, tem mais de 13 milhões. No ranking mensal do YouTube, o vídeo aparece na 12ª posição, superando hits como o discurso da vitória do presidente americano Barack Obama nas eleições dos Estados Unidos e outro vídeo em que chora ao agradecer aos voluntários pela participação na campanha. A pegadinha brasileira aparece à frente também do vídeo do gol marcado por Zlatan Ibrahimovic na vitória da Suécia por 4 a 2 sobre a Inglaterra.
Comente Agora!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MORRE O JORNALISTA JOELMIR BETING

Internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein, o jornalista Joelmir Beting, 75, morreu na madrugada desta quinta-feira (28). Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico na noite de domingo (25) e respira com auxílio de aparelhos. Beting passava por um tratamento para combater uma doença autoimune desde 22 de outubro. Especializado em economia, Joelmir Beting publicou de 1970 a 1991, por 21 anos, uma coluna diária na Folha - onde também foi editor do caderno "Economia", hoje "Mercado". Joelmir trabalhava nos veículos do Grupo Bandeirantes. (Folha)
Comente Agora!

A CADA 18 HORAS UMA PESSOA ESTÁ SENDO INFECTADA COM O VÍRUS DA AIDS NA BAHIA

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que de janeiro a maio deste ano 208 novos casos de AIDS foram registrados na Bahia. Dos infectados, 130 são homens e 74 mulheres, sendo que do total, quatro em menores de 13 anos. O órgão afirmou não disponibilizar no momento do número exato em ralação a todo o ano.
Ainda de acordo com a Sesab, em 2011 foram diagnosticados 302 casos da doença na Bahia, sendo que desse total, 121 do sexo feminino e 181 do sexo masculino. A estatística ainda pode ser maior que a divulgada, já que os dados foram atualizados somente pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e muitos infectados pelo vírus não procuram atendimento médico. Desde 1984, a capital baiana registrou quase 7 mil casos de AIDS.
Comente Agora!

NESTOR GIL QUER FORMAR NOVO GRUPO POLÍTICO

Pasmem! Menos de dois meses do final das eleições municipais e há quatro anos da sucessão de 2016, Nestor Gil, já tratou de convidar o Pr. Vildecson na tarde desta quarta-feira(28), para formar um novo grupo político. Ressabiado com as atitudes de Nestor, Vildecson, confidenciou aos mais chegados que não iria cair nessa jogada, e se ele quisesse, que botasse a  cara para bater, começando a apoiar sozinho um candidato a deputado agora em 2014 para testar o seu prestígio político. De acordo ainda com Vildecson, essa é uma estratégia manjada de Nestor, só para tentar valorizar-se frente ao seu grupo. Afinal, ninguém sabe até agora, qual o cargo que ele irá ocupar no  governo de Joaquim - se é que vai ocupar algum.
Em outras palavras, o homem quer chamar à atenção para ser lembrado.
Comente Agora!

OPOSIÇÃO COBRA RECADASTRAMENTO ELEITORAL EM SANTA CRUZ DA VITÓRIA

Nesta terça-feira(27), alguns moradores de Santa Cruz da Vitória realizaram uma manifestação cobrando o recadastramento eleitoral no município. Os manifestantes interditaram a BR 415.
Eles alegam que mesmo a população do município diminuindo, de 2008 até 2012 aumentou o número de eleitores, e atualmente esse número representa 79% da população. 
Os manifestantes fazem parte do grupo de oposição, eles alegaram que esse aumento expressivo de eleitores foi decisivo para a reeleição do prefeito. 
A manifestação foi tensa, algumas pessoas foram agredidas, como mostra a foto. Informações do Políticos do Sul da Bahia. 
Comente Agora!

LIGAÇÕES SUCESSIVAS PARA O MESMO NÚMERO SERÃO COBRADAS UMA VEZ

A Anatel determinou ontem, quarta-feira (28), que ligações sucessivas feitas para os mesmos números de origem e destino só poderão ser cobras somente uma única vez. A medida foi aprovada pelo conselho diretor da agência e altera o regulamento de serviço móvel. A medida entrará em vigor dentro de, no máximo, 90 dias após sua publicação no Diário Oficial.
O intervalo entre as ligações deverão ser de no máximo de dois minutos para que a segunda cobrança não seja efetuada. Segundo a Anatel, se a “chamada for interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até 120 segundos, essa segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida”.
Comente Agora!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

JOAQUIM BABO QUER A FILHA DE Dr. ISRAEL NO CONTROLE INTERNO

Ligado à família do ex-prefeito Israel de Almeida Mendonça(1993-1996), onde foi Secretário de Administração, Joaquim Babo, já comentou para pessoas  mais próximas que deseja trazer a filha do ex-prefeito, Aninha - como é mais conhecida por aqui - para assumir o comando de uma área muito importante no seu governo, a Controladoria Municipal. Aninha tem uma vasta experiência, conhecimento técnico na área, é funcionária do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM e tem a confiança irrestrita de Joaquim Babo. 
Um de nossos Arapongas de plantão, afirma que Joaquim, ao manifestar a sua intenção de trazer Aninha para assumir o Controle Interno à partir de janeiro, foi questionado por um político influente:"Mais aqui em Itapitanga, tem gente preparada para assumir essa função, você não acha?" indagou. Joaquim respondeu que não abriria mão de indicá-la para trabalhar no seu governo. 
Caso se confirme a vinda de Aninha, já há quem garanta que ela será uma peça importantíssima nas decisões administrativas a serem tomadas pelo prefeito Joaquim Babo, uma espécie de primeira Ministra, devido a importância do cargo e o seu conhecimento técnico.
Pessoas ligadas à família de Dr. Israel e D. Luíza(os pais dela) negam que ela já tenha confirmado a sua vinda, mas  não descartaram o convite.
Comente Agora!

CAMINHO ABERTO PARA CAFUNDÓ

Depois de vê seus seus serviços profissionais preteridos quase sempre pelos os de Jô França, nos eventos de grande porte, promovidos durante esses últimos oito anos pela prefeitura no governo de Dernival, Gildásio Carvalho"Cafundó", tem caminho aberto para assumir a primeira posição, deixando Jô França - pelo menos, nos próximos quatro anos do governo de Joaquim Babo - na geladeira, lá pelas terras grapiúnas, em Itabuna.
Ninguém pode negar que os principais eventos promovidos pela administração de Dernival, Cafundó até que participou, mas como locutor coadjuvante, e nunca como protagonista das apresentações desses eventos. Com Joaquim Babo e Ana Rita, Cafundó tem um bom trânsito e tem tudo para reviver os tempos de outrora, onde era titular absoluto da posição. Há quem afirme que ele já está escaladíssimo para o cerimonial da posse de Babo no dia primeiro de janeiro.
É o que se espera, né! O homem tá com a bola toda agora.
Comente Agora!

PRETENSÕES DE COMANDAR O PT

Durante o aniversário do deputado federal Geraldo Simões(PT), realizado na última segunda-feira(22), na Churrascaria Los Pampas, várias lideranças políticas da base de apoio e professores ligados à Direc 07 em Itabuna, foram convidados pela Diretora Rita Dantas, para homenagear mais uma primavera de Simões. Por lá, a convite, apareceu também a Diretora do CEAD, Sandra Manuela"Noni", e com sua habilidade peculiar, deixou de lado as questões educacionais e resolveu tratar de política, mais precisamente do comando do PT  de Itapitanga, apresentada a um assessor do deputado, perguntou:
- Como faço para comandar o PT de Itapitanga?
Atento às pretensões da diretora Noni, o assessor respondeu:
- No PT não é assim, tomar de um e dá pra outro outro não. Tem que se filiar para participar do Programa de Eleições Diretas-PED, se você ganhar no voto da maioria dos filiados, comandará o partido.
Ouvindo atentamente as explicações do assessor, Noni percebeu que não era tão fácil assim, como na maioria dos demais partidos, assumir o comando do PT de Itapitanga.
Para fazer a digestão do almoço de comemoração do aniversário de Geraldo, o assessor tratou logo de ligar para o Pastor Vildecson que não estava no evento e avisou: 
- Pastor, sabe àquela Diretora  do Colégio aí de Itapitanga que o senhor nos apresentou?
Respondeu o Pastor: 
- Sei irmão, a Diretora do CEAD, Noni!
-Isso mesmo. Cuidado, ela quer furar seu olho, Pastor! Tá de olho no PT. 
Entramos em contato com o Pastor Vildecson para averiguar a informação, ele disse que preferia não comentar o episódio, mas não desmentiu a versão. 
É coisa, viu!
Comente Agora!

MAJOR SERPA É CORTEJADO PARA CANDIDATAR-SE A DEPUTADO ESTADUAL PELO PCdoB

O Partido Comunista do Brasil(PCdoB), através do vice-prefeito eleito de Itabuna, Wenceslau Jr, vem estreitando o diálogo com o pré-candidato a deputado estadual Major Serpa - atualmente sem partido - que comanda o 19o Batalhão de Polícia Militar em Jequié. A boa relação que Serpa construiu ao longo de sua carreira militar tanto na corporação, somado ao seu trabalho eficiente reconhecido pela sociedade em geral por onde passa, tem sido um dos principais requisitos para oxigenar as suas pretensões de chegar à Assembléia Legislativa da Bahia em 2014. Por conta da sua viabilidade eleitoral de seu nome e dos apoios arregimentados que vem costurando em diversas regiões na Bahia, Serpa está sendo bastante cortejado por vários partidos, inclusive o PCdoB de Itabuna que já abre os seus braços para recebê-lo de olho numa dobradinha com Davidson Magalhães(pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB), aqui no sul da Bahia, e quem sabe, em outras regiões do território baiano.
Cauteloso e bastante observador, Serpa vai ouvindo as propostas de vários partidos e discutindo com seus amigos e colegas que o assessoram, para mais à frente decidir, por qual legenda irá disputar como candidato a deputado estadual.
Segundo Wenceslau, as conversas estão bastantes avançadas quanto a entrada de Serpa no partido, caso seja confirmada a sua filiação, o PCdoB promete realizar um grande ato político regional com a presença das principais figuras baianas do partido, inclusive a do deputado federal e Presidente do partido na Bahia,Daniel Almeida.
Comente Agora! 

Pr. VILDECSON IRRITADO COM GERENTE REGIONAL DA EMBASA,CLAUDIO FONTES

Não chame para mesma mesa o vice-prefeito Vildecson Santana(PT) e o Gerente regional da Embasa, Claudio Fontes. A irritação do Pr. Vildecson se deve ao fato de que não vem conseguindo espaço ser atendido pela gerência, quanto a alguns nomes sugeridos por ele para prestar serviços na empresa terceirizada que serve à Embasa e m Itapitanga.  
Na última quinta-feira(22), Claudio Fontes esteve visitando o escritório da Embasa de Itapitanga e deixou bem claro ao gerente Carlos Alberto(Beto), que todas as indicações estavam suspensas até segunda ordem dele, pois há uma jogada política em curso, é as empreiteiras que vão fazer as indicações e não políticos. A notícia e os modus operandi de Claudio Fontes, deixou muito irritado o Pr. Vildecson que é ligado a Geraldo Simões e fez questão de levar ao conhecimento do deputado no dia seguinte a visita de Fontes.
"Numa cidade pequena como Itapitanga, tem ser considerado, mesmo que em pequena escala, alguns pedidos legais para ajudar a nossa gente. Afinal, representamos o governador Jaques Wagner e seu partido aqui no município", desabafou Vildecson. 
Outro episódio que deixou o Pastor numa situação difícil, foi quando Claudio Fontes ordenou a realização de um processo seletivo no mês de julho para preencher uma vaga em aberto no escritório da Embasa de Itapitanga, onde quatro candidatas foram estimuladas a se inscreverem e até hoje não houve contratação nenhuma, já Fontes garante que não autorizou. 
O que mais surpreende nisso tudo é que Geraldo Simões, numa certa oportunidade, chegou a apresentar Dr. Claudio Fontes ao Pr. Vildecson como um grande aliado de ambos. 
Que aliado, hein!
Comente Agora!

BRASIL TEM 550 MIL PRESOS ONDE HÁ VAGAS PARA 300 MIL

A coordenadora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, Mara Fregapani Barreto, disse que é bastante complicado assegurar formação educacional para a população carcerária do País, informa a Agência Câmara de Notícias. “É grande a dificuldade de garantir educação, quando não há espaço para dormir”, explicou a coordenadora, que participa na tarde desta terça-feira (27) de seminário sobre o sistema carcerário brasileiro, na Câmara dos Deputados. Segundo Mara Barreto, o Brasil conta hoje com uma população carcerária de 550 mil habitantes enquanto existem apenas 300 mil vagas em presídios. Assim, seu departamento é obrigado a priorizar questões de saúde, documentação adequada e formação profissional, antes da educação propriamente dita. “Em 2011, a prioridade foi aparelhar as unidades prisionais na área de saúde. Já este ano, o foco é estabelecer oficinas permanentes para capacitação de presos”, detalhou. Ainda de acordo com a coordenadora, a política do departamento é articular com outros órgãos formas de inserir a população carcerária nos programas governamentais. Do Bahia Notícias.
Comente Agora!

LADRÃO É PRESO, AMARRADO E ESPANCADO EM ITAGIBÁ


Um jovem foi preso na zona rural de Itagiba, na tarde deste domingo (25), acusado de praticar vários furtos e roubos no povoado de ”Japumerim”. Ele foi detido por populares até a chegada da Polícia Militar. Ronaldo Santos Nunes, 19, apelidado de ”Dente”, confessou que já possui passagens pela polícia por prática de furto. No momento em que foi capturado, Ronaldo teria sido flagrado por moradores tentando furtar objetos no interior de uma casa. Os populares amarraram o rapaz e o espancaram até ensangüentar a vítima, mas de acordo com a polícia, os mesmos devem ser indiciados por lesão corporal e tentativa de homicídio. Ronaldo Santos foi levado para uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico, sendo apresentado posteriormente na Delegacia Territorial de Itagibá, na região Sul. Do Giro Ipiaú.
Comente Agora!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

JUSSIAPE: MORADORES VIOLAM TÚMULO DE ATIRADOR E TENTAM QUEIMAR CAIXÃO

O túmulo onde foi enterrado o corpo de Claudionor Galvão de Oliveira, o Colon, autor do triplo assassinato que abalou a cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina, foi violado ontem e algumas pessoas tentaram queimar o caixão. A informação foi confirmada pela família da vítima. Segunda uma parente de Colon, uma nova camada de concreto teve que ser colocada no túmulo. Entretanto, o coordenador da 20ª Coordenadoria Regionais do Interior (Coorpin / Brumado), Leonardo Rabelo, afirmou que não tinha conhecimento do fato. Sábado, Colon matou o prefeito da cidade, Procópio Alencar, a primeira-dama, Jandira, e o gerente local da Embasa, Ordelange Novaes. Depois, ele foi morto em confronto com a polícia. No confronto, atingiu a cabeça do policial militar Givanildo dos Santos Alves, que segue internado em estado grave em Vitória da Conquista. Leia mais no Correio.
Comente Agora!

MULHERES PASSAM MAIS CHEQUES SEM FUNDO DO QUE OS HOMENS

Pesquisa mostra que a inadimplência com cheques é maior entre as mulheres do que entre os homens.
De acordo com levantamento da Telecheque, as mulheres são maioria quando o assunto é passar cheque voador. Entre aqueles que passaram cheque sem fundo entre agosto e outubro, 57 por cento eram mulheres e 43 por cento homens. 
O descontrole financeiro, está no topo da lista dos principais motivos de inadimplência. Segundo a pesquisa, esse é o problema de 36 por cento das pessoas que passam cheques sem fundo. Em seguida, aparece o empréstimo de nome a terceiros, com 12 por cento. 
A maioria dos valores emitidos no cheque sem fundo varia de 50 a 500 reais e é feita para comprar roupas. Em seguida aparecem gastos com alimentação, acessórios automotivos e manutenção. A pesquisa da Telecheque ouviu cerca de mil e 100 pessoas, das quais 58 por cento ganham até dois mil e 40 reais por mês. 
Comente Agora!

ZÉ HENRIQUE PODERÁ IR PARA O PRB

O ex-vice-prefeito José Henrique poderá migrar para o Partido Republicano Brasileiro-PRB, talvez ainda esse ano. Zé foi convidado pelo vereador recém eleito do partido em Coaraci para ingressar na legenda e abandonar o PDT, pois não vem tendo nenhuma visibilidade política na atual legenda, ofuscada pelo comandado do ex-prefeito Nei Apolinário. 
Pra quem tem uma certa aproximação com Zé Henrique, quando o assunto é política, ele deixa escapar que não descarta voltar à vida pública nos próximos pleitos. 
Comente Agora!

COARACIENSE É ESCOLHIDA SUBSTITUTA DE DULTRA CINTRA NO TRE-BA

A Coaraciense desembargadora Maria do Socorro Santiago Barreto foi escolhida, nesta segunda-feira (26), para substituir o vice-presidente Carlos Alberto Dultra Cintra no Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), com o término do mandato do magistrado. Ela recebeu 22 votos. Como seu suplente, foi eleito o desembargador Clésio Carrilho Rosa, com 18 votos. Os concorrentes de Socorro foram Carlos Roberto Araújo e a suplente Cíntia Resende. Respectivamente, eles receberam 12 e 15 votos. Maria do Socorro Santiago Barreto também conhecida na sua terra natal por Socorrinho, ela é filha do ex´prefeito de Coaraci o saudoso Antonio Ribeiro Santiago. Do RBN
Comente Agora!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COARACI FAZ O DEVE DE CASA E ESTÁ A UM EMPATE DA FINAL

Seleção de Coaraci joga por empate para ir a final- Foto Portal Mix

Depois de 11 anos da conquista do título do Intermunicipal(2001), a Seleção de Coaraci segue a caminho para disputar a final da competição de 2012. A Seleção de Coaraci abriu uma boa vantagem ao bater Ubaitaba por 2 a 0, neste domingo, e pode empatar para chegar à final do Intermunicipal 2012. A decisão será no próximo domingo, 2, em Ubaitaba. 
Na outra disputa da semi-final, estão a Seleção de Francisco do Conde e Santo Amaro. Ontem, São Francisco se deu bem ao bater a seleção adversária por 2 a 1. Melhor ainda, terá o direito de decidir a vaga na final jogando em casa.
Comente Agora!

DERIVALDO QUER CANDIDATURA ALTERNATIVA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Derivaldo "Deu", Presidente do DEM
O presidente municipal do Democratas(DEM), o ex-vereador Derivaldo Francolino, defende a importância de uma candidatura alternativa para a presidência da Câmara municipal para que não fique configurado que não há nomes capazes para a disputa. Deu acredita que há nomes preparados, tanto na oposição como alguns da base governista, que podem comandar o Poder Legislativo municipal com a independência necessária, sem a intervenção de caciques políticos que tentam interferir na disputa só por mero prazer de influenciar o comando da câmara. Derivaldo ainda disse que nos próximos dias a direção do seu partido irá se reunir, juntamente com o vereador eleito Eduardo Reis, para discutir melhor a possibilidade de apresentar um nome alternativo que não seja imposto pelo prefeito Dernival e nem pelo prefeito eleito Joaquim Babo, afim de assegura o que a Constituição Federal preconiza, onde diz que os poderes são independentes e harmônicos. "O Democratas vai buscar alianças juntos a outros partidos ou vereadores mais independentes para formar uma chapa mais mais qualificada e comprometida. Dernival está saindo e não é justo que a gente assista pacificamente a sua ingerência para eleger alguém de sua preferência" disse Derivaldo.
Comente Agora!

CONTAS DE 2011 DA PREFEITURA E CÂMARA SERÃO JULGADAS DIA 29 PELO TCM

As contas do exercício financeiro de 2011 da Prefeitura de Itapitanga, do sétimo ano da gestão do prefeito Dernival Dias Ferreira e da Câmara de Vereadores, referente ao mesmo ano, de responsabilidade do presidente Hiberlon Guimarães(PSB), julgadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, nesta quinta-feira(29), onde o Conselheiro responsável pela relatoria será Raimundo Moreira, conforme publicação do TCM.
Todas as contas da gestão de Dernival tiveram ressalvas consideráveis que foram apontadas pelo Tribunal, sendo que as de 2008 foram rejeitadas pelo TCM e aprovadas pela Câmara de Vereadores no ano passado pela maioria dos edis. Quanto as contas da Câmara, só Tribunal de Contas dos Municípios tem autonomia para julgá-las, caso aja rejeição é apresentado o pedido de reconsideração pela parte prejudicada, nesse caso, o gestor da Câmara, que será analisado e em seguida julgado, mantendo ou não a decisão inicial.
As contas do poder executivo após analisada pelo TCM e emitido parecer, são submetidas à apreciação da Câmara de Vereadores, enquanto as contas da Câmara só são apreciadas pelo TCM e não são votadas pelos vereadores.
Comente Agora!

HERVERTON E MIKÉIAS VOCAÇÃO PARA A MÚSICA

Itapitanga é uma cidade que a cada geração faz surgir novos talentos em várias áreas, principalmente na música. Para  manter essa escrita, a mais nova safra de talentos que já aparece para a comunidade é a dupla Herverton & Mikéias, com a composição "Nosso Sonho". Herverton - apesar de não ter na família influência musical - é filho de Gilvan e da vereadora Núbia Almeida. Já Mikéias mantém a tradição da família na música, herdando de seu pai"Fernando" e seu Tio " Moisezinho", filho de Fernando e Marlucia. Os meninos chegaram a gravar um vídeo e postaram no YuoTube mostrando a sua veia artística com muito talento e afinação. Parabéns garotos! Confira no vídeo acima.
Comente Agora! 

MPF ENCAMINHA RECOMENDAÇÃO A PREFEITOS PARA GARANTIR PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VERBAS FEDERAIS

Entra mandato, termina mandato e a história se repete. Enquanto ex-prefeitos alegam que deixaram a casa arrumada, sucessores rebatem afirmando que não receberam documentos necessários à prestação de contas de recursos públicos recebidos. A fim de evitar alegações como essa, corriqueiras no trâmite de processos administrativos e judiciais contra gestores e ex-gestores públicos por omissão na prestação de contas, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) encaminhou, esta semana, recomendações aos atuais prefeitos e sucessores de várias cidades baianas.
Com as recomendações, o MPF quer garantir que prefeitos e ex-prefeitos cumpram integralmente a Resolução nº 1.270/2008, do Tribunal de Contas dos Municípios, a fim de criarem uma Comissão de Transição do Governo para o repasse de informações e documentos aos representantes da nova administração, principalmente quanto às verbas federais recebidas e pendentes de prestação de contas relativas, por exemplo, a convênios e contratos de repasse.
O MPF também recomendou que os gestores apresentem, ao órgão competente, a devida prestação de contas de todos os convênios celebrados com o governo federal, cujo prazo final se encerre até o dia 31 de dezembro próximo. Recomendou, ainda, que disponibilizem, para o respectivo sucessor ao cargo de prefeito, toda a documentação necessária para a prestação de contas dos convênios, cujo prazo de apresentação vença após esta data. Os prefeitos devem conservar cópia de toda a documentação relacionada aos convênios executados na sua gestão, cujo prazo termine somente na gestão seguinte, para que estejam disponíveis nas fiscalizações futuras.
Comente Agora!

SERVIDOR PÚBLICO PODE USAR ATÉ 30% PARA PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMO COM DESCONTO EM FOLHA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o servidor público só pode descontar 30% de seus vencimentos para pagamento de empréstimos com desconto em folha. A decisão foi tomada a partir do pedido de um servidor do Rio Grande do Sul para que se aplicasse a norma prevista no Decreto Estadual 43.337/04, que limita o desconto em folha a 30%. A decisão foi da segunda turma que entendeu que, mesmo que a legislação estadual permita desconto maior que 30%, a norma não pode ser aplicada devido ao caráter alimentar da remuneração que é uma forma de seguro alimentício que garante que o servidor e sua família possam ter sempre disponível uma verba auxiliar de alimentação. Segundo o STJ, o servidor público que contrai empréstimos com entidades privadas e autoriza o desconto como forma de pagamento, em princípio não pode pretender o cancelamento unilateral perante a administração. Entretanto, o desconto deve estar limitado a 30% do valor da remuneração.
Comente Agora!

GOVERNADOR PARTICIPA DE VELÓRIO DE PREFEITO E PRIMEIRA-DAMA ASSASSINADOS EM JUSSIAPE

O governador Jaques Wagner esteve na manhã deste domingo (25) no município de Jussiape, na Chapada Diamantina, para acompanhar os velórios do prefeito Procópio Alencar (PDT), 75 anos, e da primeira-dama Jandira Alencar, 71. Os dois foram mortos por um homem identificado como Coló, na manhã de sábado (24). O sepultamento deve ocorrer na tarde de hoje. Claudionor Galvão de Oliveira, 43, ainda matou o gerente da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46, e baleou outros dois policiais. O atirador foi morto após o atentado. Wagner chegou em uma aeronave na manhã deste domingo. O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, e o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, chegaram na tarde de sábado no aeroporto Sócrates Bittencourt, em Brumado, onde viaturas da Polícia Militar (PM) já aguardavam a comitiva para deslocá-la para a cidade de Jussiape, segundo o blog Brumado Notícias.
Comente Agora!

domingo, 25 de novembro de 2012

SAPEAÇU: VIRGEM SUSPENDE LEILÃO APÓS PROMESSA DE AJUDA

A jovem de 18 anos Rebeca Bernardo Ribeiro, moradora de Sapeaçu, interior do estado, resolveu interromper as negociações do leilão de sua virgindade por causa da promessa de receber ajuda de uma emissora de televisão. “Eles estão procurando uma empresa, ou uma pessoa para ajudar a minha mãe. Mas, em troca, eu teria que desistir”, contou Rebeca. Ela disse que agora aguarda os contatos da emissora, que prometeu retornar o contato se alguém que se dispuser a ajudá-la. “Preciso comprar remédios pra minha mãe e pagar fisioterapia. Ela precisa de muitas sessões. Ninguém pode me julgar. Eu tomei minha decisão sozinha e pronto”, justifica a jovem. Segundo Rebeca, a ideia surgiu após o caso da catarinense Catarina Migliorini, 20 anos, que conseguiu leiloar a virgindade por R$ 1,5 milhão. Informações do Correio.
Comente Agora!

ATENTADO EM JUSSIAPE MATA PREFEITO, PRIMEIRA-DAMA E GERENTE DA EMBASA

O prefeito reeleito de Jussiape, na Chapada Diamantina, Procópio Alencar (PDT), 75 anos, foi assassinado por volta das 9h deste sábado (24) no consultório médico que mantinha ao lado de casa. A primeira-dama, Jandira Alencar e o gerente da Embasa, Oderlange Pereira também foram assassinados. O atirador, identificado como Coló saiu armando pela cidade e executou três pessoas. Ele era dono de um quiosque na praça onde ocorreram os assassinatos, foi morto em confronto com policiais. O crime chocou a cidade de 11 mil habitantes. Segundo informações da delegacia do município, o atirador Claudionor Galvão de Oliveira, 43, entrou no prédio e abriu fogo, atingindo o prefeito. A primeira-dama Jandira Alencar, 71, chegava em casa quando foi atingida. Ela e o marido morreram na hora.O gerente da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46, também foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital em Livramento de Nossa Senhora.
Comente Agora!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

JOAQUIM BARBOSA CRITICA DESIGUALDADE DE ACESSO À JUSTIÇA

O novo Presidente do STF, Ministros Joaquim Barbosa
O ministro Joaquim Barbosa, que tomou posse ontem, quinta-feira(22) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou o momento para criticar a desigualdade de acesso à Justiça e a subordinação que os juízes precisam se submeter para ascender profissionalmente.
“Há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam a Justiça. Ao invés de se conferir a restauração de seus direitos o mesmo tratamento dado a poucos, o que se vê aqui e acolá - nem sempre, é claro, mas às vezes sim - é o tratamento privilegiado, o bypass. A preferência desprovida de qualquer fundamentação racional,” disse em discurso.
Para o ministro, o Judiciário deve ser “sem firulas, sem floreios, sem rapapés” e deve se esforçar para dar resposta célere à sociedade, com duração razoável do processo. Segundo Barbosa, a lentidão processual pode produzir um “espantalho capaz de espantar investimentos produtivos de que tanto necessita a economia nacional.”
“De nada valem as edificações suntuosas, os sistemas de comunicação e informação, se naquilo que é essencial a Justiça falha porque é prestada tardiamente e porque presta um serviço que não é imediatamente fruível”, argumentou Barbosa.
Na última parte do discurso, Barbosa reforçou a independência do juiz e a necessidade de afastá-lo da má influência para a ascensão profissional. “Nada justifica a pouco edificante busca de apoio para uma singela promoção de juiz de primeiro grau. Ele deve saber quais são suas perspectivas de promoção e não tentar obter pela aproximação do poder político dominante no momento.”
Barbosa finalizou agradecendo a presença de seus parentes e amigos estrangeiros que vieram ao país especialmente para prestigiar a posse. Da Agência Brasil.
Comente Agora!

SÉRGIO LÉO COTADO PARA SECRETARIA DE OBRAS

Nos bastidores do meio político da cidade surge a notícia de que o ex-vereador Sérgio Léo é o  nome mais cotado (ou já confirmado) para assumir a Secretaria de Obras Municipal a partir de janeiro, no governo de Joaquim Babo. Segundo uma fonte bem informada assegurou que o nome de Sérgio Léo já está confirmado para assumir a secretaria, pois, o atual Secretário Beto de Abílio seria deslocado para assumir a Chefia de Gabinete ou a Secretaria de Administração. O nome Sérgio teve por trás o peso considerável de um político com mandato ligado a ele para convencer Joaquim Babo e Dernival.
Sérgio Léo é filiado ao PP, foi Secretário de Obras no primeiro governo de Dr. Nei Apolinário(1989-1992), vereador de 1993-1996, não conseguiu reeleger-se em 1996 foi indicado por Nei para assumir a e gerência da Loja Cesta do Povo em Itapitanga e defendiam o nome de Joaquim Babo como candidato a prefeito nessas eleições.
Comente Agora!

BAIANA VOLTA ATRÁS E DECIDE LEILOAR A VIRGINDADE

Depois de ter sido hostilizada em sua cidade, parar de freqüentar a escola e não caminhar mais tranquilamente na rua, Rebeca Bernardo, de 18 anos, decidiu voltar atrás e vai leiloar sua virgindade. “Pelo dinheiro”, disse em entrevista para o repórter Adelson Carvalho, do Cidade Alerta - TV Record-Ba. A garota virou a atração mais polêmica em Sapeaçu, a 156 km de Salvador, onde mora a jovem. Ela, que postou um vídeo no Youtube no último final de semana, diz que já recebeu um lance de R$ 60 mil. “Se o negócio é confiável eu não sei, mas ele manteve contato comigo. Quem der o maior lance, leva”, contou. A justificativa da garota ficou por conta da situação de sua mãe, que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) duas vezes e depende da compra de remédios. As duas se viram com um salário mínimo.No entanto, para a população de 16,5 mil habitantes a justificativa parece ser insuficiente a garota virou alvo de piada. Os curiosos tiram fotos e jogam moedas para Rebeca, que faz graça da situação. “Não ta vendo essas moedas aí? Pelo menos já tenho 50 centavos”, disse em entrevista para o jornal Correio. Para a primeira noite, Rebeca não permite sexo oral nem anal. Quem comprar a virgindade da menina, além do ato, poderá ao menos tocar em suas pernas, coisa que nenhum namorado conseguiu. “Eu dava tapa. O mais demorado durou três meses. Acho que nas relações de hoje, tudo se baseia em ‘coisas íntimas’”, afirmou. Além de ajudar a mãe, a garota pretende estudar Nutrição ou Psicologia e quem sabe, entra no BBB. “Perdi o prazo de inscrição este ano, fica para o próximo”, finalizou. (Fonte: Bocão News)
Comente Agora!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SE DILMA SANCIONAR, ITAPITANGA GANHARÁ MAIS DE R$ 540 MIL REAIS COM OS ROYALTIES

Após a aprovação de um novo critério de redistribuição dos royalties, quase todos os municípios brasileiros terão um acréscimo considerável nas sua receitas com os royalties em 2013, se o texto for sancionado pela presidente, Dilma Rousseff. A democratização dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo foi alcançada por meio da aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.565/2011 no Plenário da Câmara dos Deputados. O texto votado dia 6 de novembro, já havia sido aprovado pelo Senado Federal em 2011.
A partir da sanção presidencial – se ocorrer -, todos os Estados e Municípios receberão recursos provenientes da extração do petróleo em alto mar no território brasileiro.
De acordo com a estimativa da Confederação Nacional dos Municípios -CNM, apenas 123 dos 5.563 municípios perderão recursos, os demais 5.440 municípios ganham mais recursos, inclusive Itapitanga, que terá um aumento de R$ 540.061,00 em 2013 com distribuição das receitas provenientes dos impostos gerados pela produção dos royalties.
O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral(PMDB), ficou uma fera com a aprovação do projeto de lei, alegando que o seu estado será o mais prejudicado, caso a presidenta Dilma Rousseff tem até o dia 30 de novembro para sancionar ou vetar parte do projeto.
 Veja a relação.
Comente Agora!

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA LIGA DE ITAPITANGA

O Presidente da Liga Desportiva de Itapitanga, Argemiro José de Souza Neto"Canjica", já publicou o Edital, nesta segunda-feira(19), que trata da  eleição da nova Diretoria da Liga Desportiva para o triênio 2013 a 2015, juntamente com  a escolha da Junta Desportiva e Conselho Fiscal, que acontecerá no dia 19 de dezembro de 2012 das 19  às 20 horas, na ede da Liga no Estádio Municipal Lourão. Os presidentes de clubes registrados na entidade é que terão direito a voto para a escolha da nova diretoria, presidente e vice-presidente da Liga, respectivamente.
Até agora, o nome que surge nos bastidores é o do esportista Carlos Alberto Ribeiro dos Santos"Bel Artes", que tem um grande serviço prestado ao esporte na comunidade. Claro, que havendo mais nomes ligados ao segmento, certamente dará uma oportunidade de escolha melhor e consequentemente, servirá de estimulo ao esporte que está vivendo uma crise por falta de apoio do poder público municipal. 
Quem mais irá se habilitar para a disputa?
Comente Agora!

ALIADOS DE ACM NETO APROVAM DIÁLOGO COM WAGNER; JONAS PAULO ALFINETA: ‘EM VEZ DE PARCERIA, LÍDICE ENCONTROU PERSEGUIÇÃO’

 Ex-prefeito de Salvador, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) avalia a audiência que o prefeito eleito da capital baiana, ACM Neto (DEM) teve com o governador do Estado, Jaques Wagner (PT), como um ”bom início” para o prefeito “que vai encontrar a cidade num estado deplorável” e mostra que o governador está disposto a contribuir com a prefeitura. “Cabe aos dois encontrarem um caminho para que essa parceria gere os frutos que a cidade espera e merece”, disse Imbassahy ao Bahia Notícias. O tucano considera “exagerado” afirmar que o fato inaugura uma nova era da política baiana. A opinião do presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, é diferente. Para ele, a disponibilidade demonstrada pelo governador para selar uma “parceria administrativa” com ACM Neto, ao qual o petista se opõe no campo político, representa uma “evolução” na política baiana. “Em respeito ao resultado das urnas – coisa que não acontecia no passado – estamos dialogando”, disse Jonas Paulo, ao confirmar que se refere ao período em que políticos carlistas estiveram no governo estadual. “Ao invés de parceria, Lídice da Mata encontrou perseguição”, complementou, ao mencionar a ex-prefeita da capital baiana, cuja gestão sofreu retaliações dos governos federal e estadual. O presidente estadual do PMDB, deputado federal Lúcio Vieira Lima, avalia positivamente o encontro entre Wagner e Neto. “Diálogo sempre é avanço. Agora, nós temos que torcer para que esse seja produtivo, não fique só na retórica”, declarou Lúcio. Questionado se o fato de o prefeito eleito ter pedido ao governador que ele seja seu interlocutor com a presidente Dilma Rousseff – após ter declarado que tal função estaria com o vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB) – poderia ferir suscetibilidades dos peemedebistas, Lúcio Vieira foi enfático: “de jeito nenhum”. (Fonte: A Tarde)
Comente Agora!

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA É PRORROGADA NA BAHIA

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será prorrogada por mais um mês, em todo o território baiano. Os criadores podem vacinar seu rebanho até o dia 31 de dezembro. A Instrução de Serviço nº 003/2012 foi divulgada nesta terça-feira pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, para todas as coordenadorias regionais. Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, o criador já entende as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária. “Por isso, a grande maioria deles assume suas responsabilidades, vacinando seus animais e declarando a vacinação, dentro dos prazos estabelecidos pela Adab”, disse. “Ao tomar esta decisão, consideramos o agravamento da estiagem sobre parte significativa dos municípios do Estado da Bahia e a necessidade de salvaguardar a pecuária baiana quanto ao risco de reintrodução do vírus da Febre Aftosa”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando ainda o parecer do Ministério da Agricultura em sua Nota Técnica D S A Nº116/2012, que facultou aos Estados ajustar o calendário de vacinação nos municípios atingidos pela seca.
Comente Agora!

É HORA DE AGRADECER

Meus amigos, amigas  e assíduos leitores do nosso Blog, fui acometido de uma diarreia e hemorrágica desde quinta(10), a qual quase custou-me a vida, indo parar no Hospital de Base em Itabuna, na noite de sábado(11), com uma pressão de dez por quatro e sangrando muito pelo ânus. Após os primeiros atendimentos, fui reagindo, com soro, sangue e  medicamentos prescritos pelos  médicos que nos atenderam.Fizemos alguns exames: Sangue, Colonoscopia (uma ultrassom do região baixa do abdomem, onde é visualizado por uma micro câmera), graças a Deus nenhuma lesão. Já na quarta-feira(14), fizemos uma Endoscopia digestiva, essa apontou no resultado, na segunda-feira(19), uma gastrite com uma bactéria chamada Hag Pylori, causada muitas vezes pelo desleixo na alimentação(alimentos crus e mal lavados, devido a essa vida corrida que a humanidade vive nos tempos atuais.
Após tomar quatro bolsas de sangue para repor o que havia perdido com a hemorragia, aos poucos fui voltando a alimentar-me - depois de um jejum de sábado à noite até terça-feira(13), ao meio dia. 
Já nesta segunda-feira(19), à noite recebi alta médica e graças a Deus sai do hospital, com uma série de recomendações (dieta, remédios a tomar, bastante repouso e exames posteriores), principalmente, nos  dez próximos dias, aliado a acompanhamento médico, através de um gastroenterologista, para avaliar o tratamento da gastrite e eliminação da bactéria. 
Portanto, quero agradecer primeiramente ao nosso Deus Misericordioso, por nos conceder a recuperação, aos meus familiares, amigos, amigas e eleitores que fizeram uma corrente de oração em prol da recuperação de  nossa saúde, o nosso muito obrigado de coração, e que Deus possa retribuí-los. 
Comente Agora!

sábado, 10 de novembro de 2012

BRIGA DE ADOLESCENTES TERMINA COM JOVEM ESFAQUEADA EM UBAITABA

Foto Ilustrativa/Google
Uma briga entre duas adolescentes, de 15 e 17 anos, terminou com uma delas esfaqueada, em Ubaitaba, no sul da Bahia, na noite da quinta-feira (8). Segundo as informações da delegacia do município, uma adolescente voltava do trabalho, quando se encontraram em uma avenida da cidade e inicaram a discussão.
A jovem de 15 anos estava com uma faca e desferiu oito golpes contra a outra garota, que chegou a ficar com a lâmina cravada no braço. Ela foi socorrida para um pronto socorro, onde foi tratada e passa bem. A agressora foi levada para a delegacia, foi apreendida em flagrante e disse que não se arrepende de ter cometido o crime. “Não me arrependo porque ela falou que ia fazer. Se eu não fizesse, tenho certeza de que ela faria, porque ela e a mãe dela são muito ousadas”, afirmou a jovem. Em depoimento, a jovem apreendida contou que a briga entre elas já dura dois anos e disse que a outra já havia lhe ameaçado, fato que teria feito com que ela andasse com a faca.
Comente Agora!

ELIZA ESTARIA VIVA E MORANDO NA BOLÍVIA

Os advogados do goleiro Bruno, condenado por ter participado do sequestro e suposto assassinato da jovem Eliza Samúdio, ex-amante do jogador, parecem ter uma informação bombástica para apresentar no julgamento do atleta, que acontecerá no dia 19 de novembro. Segundo Francisco Simi, existem provas de que a jovem esteve em um hotel, na Bolívia, um mês depois de o arqueiro ter sido preso. De acordo com o advogado, a mulher esteve em Governador Valadares (MG) e teria pago R$ 4 mil para conseguir um passaporte falso, que viabilizaria a sua ida para Bolívia, mais precisamente em uma cidade chamada Guayaramirin. Segundo Simi, Eliza Samúdio hoje responde pelo nome de Olívia Guimarães Lima. “Hoje está em algum lugar no mundo”, afirmou. As informações, ainda de acordo com Simi, saíram de Luiz Henrique Timóteo, padrasto de Bruno, que chegou a ter dois filhos com a mãe do jogador, já falecida. Timóteo é o mesmo que denunciou um grupo de petistas pela introdução criminosa da vassoura-de-bruxa no Sul da Bahia, uma versão fantasiosa que foi usada com objetivos eleitoreiros e descartada por pesquisadores sérios. (Mais)
Comente Agora!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

GOVERNO VAI INVESTIR R$ 2,7 BILHÕES EM PACTO PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS ATÉ OS 8 ANOS

Fotos Ilustrativa /Google
O governo federal vai investir R$ 2,7 bilhões nos próximos dois anos para que as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas em língua portuguesa e matemática até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O investimento faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado hoje (8) pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a média nacional de crianças não alfabetizadas aos oito anos chega a 15,2%. Essa taxa alcança índices ainda maiores e, em alguns casos chega a dobrar, em estados como Maranhão (34%) e Alagoas (35%). A menor taxa é registrada na Região Sul, com o índice de 4,9% de crianças não alfabetizadas. “Considero esse programa a prioridade das prioridades do MEC. É o maior desafio histórico e que esse país deveria colocar no topo de agenda de todos os gestores do Brasil”, assegurou Mercadante.
Comente Agora!

COARACI: TCM APROVA CONTAS DA PREFEITA JOSEFINA

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou nesta quinta-feira(8) as contas da Prefeitura Municipal de Coaraci sob a gestão da atual prefeita Josefina Castro (PT), referente ao exercício financeiro de 2011.
Pelo terceiro ano consecutivo a gestora tem as suas contas aprovadas, uma vez que os exercícios financeiro de 2009 e 2010 também receberam a aprovação do Tribunal.
Com isso Josefina interrompe uma nefasta trajetória de descalabro administrativo que vigorou no município durante administrações de ex-prefeitos, reincidentes em contas rejeitadas e em ações judiciais por improbidade administrativa. 
Recebo a noticia com alegria e tranqüilidade, já que faço meu trabalho dentro da legalidade, por isso nossas contas estão sendo aprovadas pelo TCM. Já a população aprovou nosso mandato com a reeleição. Apesar das dificuldades estamos provando que é possível governar com competência e honestidade”. Declarou Josefina.
Comente Agora!

MINISTRO ORDENA INCLUSÃO DE CONDENADOS NA LISTA DE PROCURADOS

A partir de uma ordem do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal incluiu o nome do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-deputado José Genoíno , do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e dos demais 22 réus condenados no processo do mensalão na lista do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (SINPI). A medida restringe a possibilidade de qualquer um dos réus de deixar o país sem autorização prévia de Barbosa. Na quarta-feira, o relator do processo determinou o recolhimento dos passaportes dos réus condenados e repreendeu duramente Dirceu por ter criticado o julgamento do mensalão, embora não tenha citado o nome do ex-ministro. O Globo.
Comente Agora!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NOVOS DIREITOS PARA DOMÉSTICAS SÃO APROVADOS NA COMISSÃO DA CÂMARA

Comissão da Câmara aprovou ontem, quarta-feira(7), projeto que amplia os direitos trabalhistas dos empregados domésticos para incluir benefícios como a hora extra e o recolhimento obrigatório, pelo empregador, da contribuição ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).Trata-se do primeiro avanço de uma proposta de emenda constitucional que ainda precisará passar pelo plenário da Câmara antes de ir para o Senado."Tem boas chances de aprovação neste ano. É uma PEC [proposta de emenda constitucional] meritória, tem apelo social, e por isso pode levar à votação", disse o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).Ainda assim, apenas parte das mudanças propostas passaria a valer imediatamente após a aprovação do projeto, sendo absorvida na Consolidação das Leis do Trabalho.Como exemplo está a limitação da carga horária a oito horas por dia e 44 horas semanais e a determinação de que o empregador não poderá reter salários em razão uma dívida do empregado.
Comente Agora!

MAJOR SERPA EM ITAPITANGA

Major Serpa- Pré-candidato a Dep. Estadual
O Major Serpa que atualmente comanda o 19o Batalhão de Polícia Militar em Jequié, esteve ontem(7), à tarde em Itapitanga, fazendo uma cordial visita à residência do atual vice-prefeito, Pr. Vildecson Santana(PT), a quem ele demonstrou muito carinho e amizade. Serpa, que pretende disputar uma das 63 cadeiras na Assembléia Legislativa da Bahia em 2014, já vai adubando o terreno regional, fazendo contatos, diminuindo distâncias e ao mesmo tempo visitando as lideranças para consolidar a sua pré-candidatura a Deputado Estadual, e com isso, garantir uma vaga nas próximas eleições.
Demonstrando muita humildade e bom relacionamento com a categoria dos policias militares,  durante a sua conversa com o Pr. Vildecson e amigos presentes, Serpa confirmou que apesar de está recebendo vários convites para ingressar no PT, PDTe PTN, ele ainda não definiu por qual partido irá concorrer como candidato a Deputado Estadual, prefere aguardar mais e continuar as suas andanças pela Bahia à fora.
Comente Agora!

NOME DE CLÁUDIA CORRÊA É INDICADO PARA EDUCAÇÃO, MAS ÉRICA É A MAIS COTADA

Joaquim Babo ainda nem tomou posse, mas já tá sentido uma certa pressão para acomodar alguns nomes no chamado primeiro escalão do futuro governo. Desta feita, o nome da Cláudia Corrêa, atual Coordenadora do Programa Bolsa Família, foi indicado por Cristina Moitinho a Joaquim para assumir a Secretaria de Educação, seguindo o script dos demais, a resposta foi a mesma: "É bom falar com o homem"Dernival" respondeu Babo, segundo uma fonte que pediu que não revelasse seu nome aqui.
De acordo com a opinião de algumas lideranças políticas do grupo do prefeito, o nome de Cláudia Correia não irá superar o da Coordenadora Érica Maria Pereira Barbosa que parece já está definitivamente confirmada para ocupar a Secretaria de Educação. 
Comente Agora!

FURAR ORELHA DO BEBÊ AO NASCER NÃO É RECOMENDÁVEL, ALERTA MÉDICO

Fotos Ilustrativa/ Google
Quando descobrem que o bebê que está a caminho é uma menina, as mamães já começam logo a pensar em diversas possibilidades para enfeitá-la: lacinhos, babados, vestidinhos, tiaras, pulseiras e brincos. A ansiedade é tanta que muitos recém-nascidos chegam a sair da maternidade com a orelhinha já furada. De acordo com a pediatra Cristina Ortiz, diretora médica do Centro Pediátrico da Lagoa (CPL), no Rio de Janeiro, não existe uma idade certa, mas é recomendável não furar quando o bebê nascer, e sim esperar mais um pouco. O melhor método, segundo a pediatra, é sempre aquele que é limpo o suficiente e com antissepsia adequada. “Isso ajuda a evitar os riscos de inflamação e infecção”, diz. E o procedimento não precisa necessariamente ser feito por um pediatra, pode ser na farmácia. “Não há anestesia. O bebê sente que algo está sendo feito na orelha, mas não chega a sentir dor propriamente dita”, explica. O brinquinho não precisa ser de ouro e pode ficar direto na orelha do bebê. “Não é necessário tirar, mas são necessários alguns cuidados, pois as inflamações são comuns. O ideal é passar álcool com concentração a 70% para manter o furo bem sequinho e livre de secreções. E o pediatra deve ser consultado sempre que houver qualquer tipo de complicação. Se houver infecção no local do furo do brinco, o pediatra pode contornar a situação facilmente e evitar problemas maiores”, finaliza. (Fonte UOL)
Comente Agora!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

REVOLTADOS COM A SITUAÇÃO, ALUNOS AFIRMAM QUE HÁ PROFESSORES FANTASMAS NO CEAD

A desordem administrativa ou popularmente conhecida como bagunça, que vem se instalando  no Colégio Estadual Alcídes David-CEAD de Itapitanga - que já não é de hoje - tomou proporções gigantescas e inaceitáveis, tanto para uma parte do alunado, como para alguns pais que já não suportam mais desculpas, desculpas e meras desculpas para tentar justificar o que não é justificável. Segundo relatos de alunos do próprio CEAD, há professores que estão sendo batizados de "Fantasmas", pois nem por lá aparecem há meses para dá aula e, das poucas vezes que aparecem, é pra aplicar atividades que não empolgam ou motivam os alunos, mas certamente, estão recebendo os seus vencimentos religiosamente todo mês. 
A revolta iniciada pelos alunos do Ensino Médio(3o Ano A), tem ganhado apoio da comunidade, mesmo que ainda tímido, afinal, no último ano da educação básica eles já estão sentindo as consequências que virão após saírem para tentar o mercado de trabalho ou até mesmo vestibulares em Universidades Públicas. De acordo com o relato da estudante Raquel, ontem na reunião, "Se o desempenho de alguns alunos que fizeram o ENEM for satisfatório, não será creditado ao Colégio, e sim ao cursinho que tivemos que tomar para superar a deficiência do estudo que a escola oferece." desabafou a aluna.
Com o ano letivo e os estudos comprometidos devido a greve e outras negligências, os alunos prejudicados já pensam em dá nomes aos professores Fantasmas do CEAD e apelaram à Direção do Colégio, prometendo levar o assunto ao conhecimento da Direc em Itabuna. 
Pelos relatos dos alunos e pais, o que se percebe é que alguns professores brincam de ensinar, enquanto os alunos já cansaram de brincar de aprender. 
Comente Agora!

DERNIVAL NEGA MAIS UMA INDICAÇÃO DE Dr. NEY PARA ASSUMIR SECRETARIA

Depois de sentir que não teria força política suficiente para indicar o nome de Jussiara ou Jucimara para a Secretaria de Saúde, o ex-prefeito e esposo da vice-prefeita eleita Ana Rita, Ney Apolinário(PDT), tenta sutilmente indicar o nome do ex-vereador e amigo Juracy Magalhães Leal para a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, pelo menos é o que informou uma fonte ligadíssima ao alto clero do grupo político do prefeito Dernival. Ney levou a indicação do nome de Jura ao prefeito eleito Joaquim Babo(PP) nesse final de semana, que por sua vez, respondeu que por ele estaria  tudo bem, agora teria que falar com o homem(Dernival), se ele aprovaria a indicação. De acordo com os nossos Arapongas de plantão, Dernival foi taxativo e disse que já tem um nome para assumir a Secretaria de Agricultura, será o do genro dele, o jovem Tiago, que tem oitenta por cento(quarenta vezes duas) de chances de assumir o comando da pasta.
A confirmar a segunda negativa da indicação dos nomes apresentados por Dr. Ney - tanto para a Saúde como para a Agricultura - a ideia sugerida pelo nosso Araponga, é que ex-prefeito plante um pé de cá te espero para aguardar Dernival solicitar uma consulta para as crises hipertensivas ou de renite que às vezes ele é acometido, talvez assim a indicação de Ney surta efeito mais rápido, sugeriu nosso Araponga.
Comente Agora! 

VICE-PREFEITO DE ITAPITANGA DEFENDE A PERMANÊNCIA DA DIRETORA DA DIREC 07

O vice-prefeito de Itapitanga, Pr. Vildecson Santana(PT), ao tomar conhecimento de uma possível manobra que poderá substituir a Diretora da Direc 07, a professora Rita Dantas do cargo, por outro nome indicado pela convergência política orquestrada por setores do PT de Itabuna, patrocinada pela iniciativa da Presidente do Diretório Municipal do PT grapiúna, Miralva Moitinho, e ex-diretora da Direc - tratou logo de contactar com Rita para prestar-lhe solidariedade expressando a sua indignação sobre a sórdida manobra, caso realmente esteja em curso.
Todos sabem que a relação de Miralva com o Deputado Geraldo Simões(PT), sofreu sérios abalos no inicio do ano, causando sequelas quase que incuráveis, logo após a substituição dela por Rita Dantas no comando da Direc 07. Vildecson que também é ligado a Geraldo, não esconde a sua decepção com o tratamento recebido por Miralva, das vezes que por lá aparecia para resolver as demandas de Itapitanga. Já com Rita no comando da Direc, ele tem sido muito bem recepcionado, tanto é que conseguiu estreitar a relação a ponto dele mesmo, já estar contactando com companheiros do partido para intervir em favor da permanência dela no comando da Diretoria Regional de Educação em Itabuna, inclusive junto ao Deputado Geraldo Simões.
Comente Agora!