sexta-feira, 30 de março de 2012

CASOS DE HANSENÍASE JÁ PREOCUPAM A REGIÃO SUL DA BAHIA

Entre o dia 1 de janeiro e esta quinta-feira, os municípios do sul da Bahia registraram 20 casos de hanseníase. Os novos casos sugiram em Itabuna, Ilhéus, Camacan, Almadina, Arataca, Ibicaraí, Ubatã e Una.
Itabuna, Almadina e Ilhéus concentram 50% dos casos de hanseníase no sul da Bahia neste ano. No geral, no estado, Salvador, Juazeiro, Feira de Santana e Itaberaba são as localidades com a maior quantidade de notificações.
São 120 casos nesses municípios, sendo 60 em Salvador. Na Bahia já foram notificados 420 ocorrências. Durante todo o ano passado foram 3.234 casos no estado. Ilhéus e Itabuna fizeram 100 notificações, 65 em Ilhéus.
Comente Agora!

ITAPITANGA: CONTAS DA PREFEITURA E DA CÂMARA ESTARÃO À DISPOSIÇÃO DO CIDADÃO

Cumprindo as exigências da legislação em vigor, a partir da próxima segunda-feira (02), as contas da Prefeitura Municipal de Itapitanga e do Legislativo itapitanguense estarão disponíveis para consulta/fiscalização/análise popular. Qualquer cidadão poderá se dirigir à Câmara e conferir como vem sendo aplicado e gerido o erário municipal. Entretanto, o cidadão ou entidades organizadas deverá(ão) agendar o dia e horário para ter acesso às contas, com a devida antecedência, que por sinal, não poderá ser negado por nenhum dos poderes.
As contas ficarão disponíveis para a análise da comunidade pelo prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 1º de julho. Após este período, as contas, tanto da Câmara como da Prefeitura, serão enviadas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para análise e posterior julgamento do Tribunal.
Comente Agora!

TRANSPLANTE FACIAL QUE RECUPEROU ROSTO DE AMERICANO É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA

Lee, que tem 37 anos, envolveu-se em um acidente com arma em 1997 e perdeu o nariz, lábios e os movimentos da boca. Por 15 anos, ele viveu recluso e escondia-se atrás de uma máscara e só saia à noite. 
O transplante, que dará uma nova vida ao rapaz, foi feito no Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA). Além do novo rosto, os médicos religaram conexões nervosas e alinharam os dentes para que Lee pudesse sorrir novamente. Para os médicos, esse é considerado até aqui, o maior transplante facial realizado na medicina mundial. Da RBN
Comente Agora!

GOVERNO LANÇA EDITAL PARA ESCOLHA DAS CIDADES DIGITAIS

O Ministério das Comunicações lançou nesta quarta-feira o edital para a escolha das chamadas Cidades Digitais, com o objetivo de implantar e modernizar as conexões de rede entre os órgãos públicos municipais, com o acesso da comunidade aos serviços do governo. O projeto pretende contemplar até 80 municípios, nas 27 Unidades da Federação. O edital vai selecionar 80 municípios para o projeto piloto e dará preferência, entre outros aspectos, às cidades com até 50 mil habitantes, com prioridade às regiões Norte e Nordeste e aos municípios com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) - nesse caso, Itapitanga está entre os municípios com menor índice de desenvolvimento, ocupando a posição 5499º do total de 5560 municípios brasileiros. Além de implantação das redes e aplicativos de gestão, o projeto também prevê a capacitação dos servidores e a instalação de pontos de acesso gratuitos à internet em locais de grande movimentação. Também haverá fomento a parcerias entre as prefeituras e micro e pequenas empresas locais. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) colocará à disposição das prefeituras financiamento para demais aplicativos e para a implantação da infraestrutura necessária ao programa.“Vamos fazer um projeto piloto e garantir modelo que seja sustentável e funcione, sendo revertido em melhoria da gestão pública e melhores serviços à população. Pode ser até que isso gere economia ao município”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. (Fonte: Agência Estado)

LULA SE PREPARA PARA O EMBATE ELEITORAL E ESCOLHE SERRA COMO ALVO

Liberado pela equipe médica a retornar gradativamente às atividades políticas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nesta quarta-feira, foi informado da remissão completa do tumor na laringe, já escolheu sua estratégia de ação e o principal adversário a ser atacado: o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra. “Serra é um político de ontem com ideias de anteontem”, disse o ex-presidente a interlocutores. Enquanto se recupera do desgaste do tratamento de cinco meses, aliados contam que o ex-presidente se prepara para o embate eleitoral “afiando a língua”. A escolha de Serra como alvo preferencial é uma forma de tentar alavancar a candidatura de seu apadrinhado Fernando Haddad, pré-candidato do PT em São Paulo. Além de estar na lanterna das pesquisas de intenção de voto, a candidatura petista não tem conseguido arregimentar apoiadores.
Comente Agora!

quinta-feira, 29 de março de 2012

UNIVERSIDADE PARA TODOS OFERECERÁ 22.840 VAGAS PARA PRÉ-VESTIBULANDOS

Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, o Universidade para Todos disponibilizará este ano 22.840 vagas para pré-vestibulandos distribuídas em 258 municípios baianos, inclusive em Salvador, onde as aulas serão ministradas em 29 locais. As inscrições serão abertas no próximo dia 10 de abril e só podem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) até o dia 20 de abril. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram uma vaga no ensino superior. Pode concorrer à vaga, o candidato regularmente matriculado, em 2012, no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. (Fonte: ASCOM/Gov. do Estado)
Comente Agora!

EX-PREFEITO DE CASTRO ALVES É ASSASSINADO DENTRO DE CASA

O ex-prefeito do município de Castro Alves, Diógenes Oliveira, foi assassinado a tiros na madrugada de quinta-feira (29). De acordo com informações policiais, o ex-prefeito foi assassinado com diversos tiros, dentro de sua própria residência. Além de político, Diógenes, filiado ao PT, atuava como empresário e era proprietário da Contabilidade Diógenes Oliveira, instalada em Castro Alves. O ex-prefeito já teria anunciado que seria candidato nas próximas eleições. A Polícia ainda não tem informação sobre autoria e motivação do crime.Da RBN
Comente Agora!

STJ DECIDE QUE BAFÔMETRO E EXAME DE SANGUE SÃO OS ÚNICOS MEIOS DE PROVAR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Supremo Tribunal Federal mantém obrigatoriedade do bafômetro para casos de embriaguez. A decisão foi tomada por um placar apertado de cinco votos a quatro. 
Dessa forma, a comprovação de embriaguez ao volante só pode ser detectada pelo bafômetro ou exame clínico de sangue.
O julgamento, que começou em fevereiro, chegou a ser suspenso três vezes e como houve empate, a presidente da 3ª Seção, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, precisou votar.
Para o Ministério Público, outros meios de prova, além do bafômetro e do exame clínico, devem ser utilizados. Nos casos em que os sintomas de embriaguez são indisfarçáveis, por exemplo, o Ministério Público defende que a perícia poderia ser substituída por depoimento de testemunhas. No entanto, o STJ entende que a testemunha não pode atestar, cientificamente, a quantidade de álcool no sangue do motorista.
Pela lei, é crime dirigir com uma quantidade de álcool acima de seis decigramas por litro de sangue, o que só pode ser atestado por exame de sangue ou bafômetro, segundo decreto do governo federal.
Comente Agora!

A NOVA LEI DE RESÍDUOS SÓLIDOS EXIGE DOS MUNICÍPIOS ADEQUAÇÃO

O grande desafio dos gestores, o Lixão e o seu destino final
Os municípios que não conseguirem se adequar às normas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a eliminação definitiva dos lixões até 2014, mas estiverem com as ações em andamento, não devem temer a lei de crimes ambientais. Na avaliação do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, o prazo definido pela legislação que trata da gestão de resíduos é curto, mas as prefeituras precisam, pelo menos, iniciar as ações para enfrentar o problema do lixo sob a ótica da nova lei. 
O prazo é curto e está definido por lei. As prefeituras precisam, pelo menos, iniciar as ações para enfrentar o problema do lixo sob a ótica da nova legislação. Após agosto de 2012, estados e municípios que não tiverem seus planos não poderão mais acessar os recursos da União.A partir agosto de 2014, os lixões deverão estar encerrados e os aterros sanitários só poderão receber os rejeitos (resíduos sem capacidade de aproveitamento). As coletas seletivas dos diversos resíduos são agora obrigatórias e devem ser responsabilidade compartilhada entre o poder público e o setor privado envolvido em todo o ciclo de vida dos materiais.
Portanto, a administração atual em Itapitanga como nos demais municípios, tem um grande desafio pela frente, uma vez que, os lixões representam um grande problema para o meio ambiente e a saúde pública.
Comente Agora!

CURADO DO CÂNCER, LULA GRAVA VÍDEO AGRADECENDO E DIZ QUE VOLTA À VIDA POLÍTICA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na tarde desta quarta-feira(28) um vídeo onde faz vários agradecimentos, após ter recebido o resultado dos exames que constataram a ausência do tumor na laringe. Lula começa dizendo que recebeu “a notícia mais importante que um ser humano poderia receber”. No vídeo, com quase três minutos, o petista dedica a primeira parte para fazer agradecimentos a Deus, à dedicação da esposa Marisa Letícia, à equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, à presidente Dilma Rousseff e ao povo brasileiro. “Obrigado a todos vocês e sobretudo obrigado ao meu Deus por atender, mais uma vez, esse humilde brasileiro que tanto tem fé em Deus”. O ex-presidente ainda aproveitou para confirmar que volta a vida política.
Em sua fala, Lula disse que a ajuda de Dilma nos momentos difíceis foi fundamental. “Sua experiência de ter vencido um câncer foi um alento a cada vez que conversava comigo e a cada vez que me dizia: força presidente, você vai vencer”, relembrou. Ao povo brasileiro ele disse que a força e a reza o ajudaram a vencer a doença.
O petista confirmou que volta a vida política mais maduro e consciente da necessidade de cuidar melhor da saúde. “Vou voltar a vida política porque eu acho que o Brasil precisa continuar crescendo, precisa continuar se desenvolvendo, precisa continuar gerando emprego, gerando distribuição de renda e melhorando a vida de milhões de brasileiros que conseguiram chegar a classe média e não querem voltar atrás. E aqueles que sonham em chegar à classe média.
Comente Agora!

ACABOU A COBRANÇA POR INFORMAÇÃO

A empresa de telefonia Oi não poderá mais cobrar pelas consultas ao número 102, enquanto não fornecer lista telefônica para os assinantes. O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou a suspensão da cobrança a partir de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), ingressada em 2007, contra a Telemar Norte Leste. 
A ação pedia uma liminar para que a empresa parasse de cobrar o acesso ao serviço de auxílio à lista. A liminar foi negada em primeira instância. O procurador da República Claudio Gheventer recorreu ao TRF. A Oi está impedida de cobrar pelo serviço, sob pena de multa diária.
Comente Agora!

PM DESCOBRE PLANO PARA SEQUESTRAR DATENA

A Polícia Militar descobriu o que pode ser um plano de bandidos para sequestrar o apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena. Os criminosos queriam pegá-lo entre as 20h30 e 22 horas desta quarta-feira, 28, depois de ele apresentar seu programa Brasil Urgente. Para tanto preparavam uma emboscada na Rodovia Castelo Branco - Datena tem uma casa em Tamboré, na Grande São Paulo, e devia passar pela estrada.
Os policiais do Serviço reservado da PM obtiveram os nomes de dois dos supostos envolvidos no plano - Wagner e Nélson. Eles usaram uma motocicleta Suzuki preta e um Ágile preto, com placas de Belém (PA), que foi roubado no dia 19 de março. Datena foi avisado durante a manhã por uma coronel da PM, que deixou um recado em seu telefone celular.
O apresentador decidiu mudar seu hábitos. Assim como seus familiares. Policiais civis estão investigando o caso e tentando localizar os suspeitos de envolvimento no plano. A polícia não sabe ainda o que motivaria os sequestradores, mas desconfia que o objetivo seria a obtenção de resgate ou alguma chantagem contra a rede de televisão como a praticada no sequestro do repórter Guilherme Portanova, praticado em 2006 por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para obrigar a TV Globo a exibir um vídeo com mensagens da facção criminosa.
Comente Agora!

quarta-feira, 28 de março de 2012

VEREADORES DE SAPEAÇU "SAEM NO TAPA" DURANTE SESSÃO

Dois vereadores de Sapeaçu se desentenderam na manhã desta terça-feira (27), durante uma sessão na Câmara Municipal, e chegaram às vias de fato. O clima teria esquentado após o edil Durval Lago (PP) fazer duras críticas à atual administração e chamar de “ditador” o atual prefeito George Vieira Gois (PP). Na defesa, o vereador da base aliada, Zelino Nascimento Ribeiro (PP), teria criticado a postura do colega e citado o seu pai. “O senhor diz hoje que o prefeito é ditador. Ontem, ele dizia que seu pai era o maior prefeito do mundo”, disse Ribeiro. Lago não teria gostado da citação feita ao seu pai, que já é falecido, e reagiu. “Me respeite seu satanás. Meu pai já morreu, tu não honras teu pai, eu, honro o meu”. Ele levantou, deu um tapa no colega de partido e ameaçou, em seguida, arremessar o pedestal de microfone. Os brigões foram contidos pelos outros vereadores do Legislativo sapeçuense. Da RBN.
Comente Agora!

BARRA DO ROCHA: DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB PODE VIRAR LEI

Prefeitura de Barra do Rocha(Foto/Google)
O Prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, já estuda a possibilidade de descentralizar os recursos da pasta da educação, precisamente os recursos do FUNDEB. A LDB recomenda que os recursos sejam geridos pelos titular da pasta, mas, não obriga por lei. Para tanto, o gestor anuncia que já está consultando a sua assessoria jurídica a fim de propôr projeto de Lei à Câmara Municipal visando formalizar a proposta. Com isso, as secretarias deverão ter conhecimento mais ampliado da realidade financeira do município e poderão realizar projetos e ações mais eficientes, trazendo, em tese, mais qualidade ao serviço público.
A ideia é que o próprio secretário assuma a gerência descentralizada ( como já existe na Saúde do município ) dos recursos da Educação. O mesmo deverá ser feito com os recursos públicos da Ação Social. Cada secretário assumirá sua pasta enxuta e passará a gerenciar com independência, passando o prefeito a ser um fiscalizador. A proposta é inédita em nível Brasil e pode abrir um novo precedente no sistema de administração regional.
Comente Agora!

A RESISTÊNCIA TEM NOME DE PPS

Prestes entregar o cargo de Secretário Municipal de Educação e voltar à assumir a cadeira de vereador na Câmara, no próximo dia 30 de março, Antônio Marcos(PPS), não esconde pra ninguém que não vai engolir uma suposta chapa encabeçada pela (ex) esposa do prefeito Dernival, Cristina Moitinho, prefeita com Joaquim Babo na vice. 
Para Antônio Marcos, essa chapa não representa o reconhecimento da cúpula que lutou desde a primeira eleição de Dernival(2004), é uma imposição feita por algumas pessoas que tem a atenção maior do prefeito, nesse momento, mas não representa a vontade da maioria do grupo.
Disposto a levantar o debate e provocar uma discussão civilizada, está Antônio Marcos, onde não descarta lançar nem que seja o seu nome à prefeito como forma de plantar a sua semente política. 
Comente Agora!

ANTIBAIXARIA É APROVADO

Deputada Estadual, Luiza Maia(PT)
Foi aprovado na noite de ontem, terça-feira (27) pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o projeto de lei antibaixaria, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), por 43 votos a 9.
Antes, o projeto foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça; e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Aprovado em primeiro turno, o projeto ainda teve uma emenda acrescentada, excluindo as danças e coreografias do texto – agora, ele se aplica somente a bandas que exponham mulheres com as músicas.
Maia falou hoje na tribuna que fez o projeto “porque realmente precisava ser dado um freio. Ninguém suporta mais”, disse, ressaltando que recebeu apoio de várias instituições, das delegadas da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e até da primeira-dama do estado, Fátima Mendonça.
Comente Agora!

PRESIDENTE DO DEM E NOVO LÍDER NO SENADO FALA DE EXPULSAR DEMÓSTENES

Presidente do DEM e novo Líder no senado- José Agripino 
Horas depois de acumular o cargo de presidente do DEM e o de líder do partido no Senado, José Agripino (RN), disse que a reação contra o senador Demóstenes Torres (GO), no caso de comprovado seu envolvimento com o esquema comandado por Carlinhos Cachoeira, será a mesma adotada contra o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que renunciou para não ser expulso. 'Estamos no campo das hipóteses. Evidentemente, um partido com a história do DEM, que já fez o que já fez, chegando à expulsão de um governador, tem autoridade moral para dizer que vai fazer o que os outros partidos nunca fizeram', afirmou.
No entender de Agripino, se houve erro, cabe ao partido tomar a decisão de punir. 'O DEM vai esperar a Procuradoria-Geral da República dizer quem é culpado e quais as faltas cometidas', disse ele, acrescentando que Demóstenes espera pela divulgação do inquérito sobre a Operação Monte Carlo para se defender. 'Não convivemos com a perda de ética. O DEM tem como comportamento honrar o passado que o Brasil todo conhece', destacou.
Agripino passou a acumular o cargo de líder após o senador Demóstenes ter decidido nesta terça se afastar 'para acompanhar a evolução dos fatos noticiados nos últimos dias'.
Comente Agora!

terça-feira, 27 de março de 2012

CAI O NÚMERO DE CASOS DE TUBERCULOSE NO PAÍS

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde divulgou os casos de tuberculose no Brasil caíram 3,54% em 2011, em relação a 2010. Foram feitas 69.245 notificações, contra 71.190 casos do ano anterior.
No ano passado, Ilhéus e Itabuna registraram juntas 270 notificações da doença. Em todo o Estado, foram 500 os casos.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença no Brasil caiu 15,9% na última década. Em 2001, foram registrados 40,8 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes, contra 36 notificações no ano passado.
Com relação às mortes causadas pela doença, houve queda de 23,4% no período de 10 anos. Em 2001, o país registrou 3,1 mortes para cada 100 mil habitantes contra 2,4 mortes em 2010.
Comente Agora!

FHC VISITA LULA NO HOSPITAL

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso visitou na manhã desta terça-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Lula, que faz tratamento de combate a um câncer de laringe diagnosticado em outubro de 2011, tem ido ao hospital para acompanhar uma inflamação na garganta e passar por sessões de fonoaudiologia. Durante a visita, que durou cerca de 50 minutos, os dois tiveram uma conversa amigável. Fernando Henrique considerou o estado de saúde de Lula bem melhor do que imaginava. Além dos ex-presidentes, estiveram presentes no encontro o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e o médico Roberto Kalil, que aproveitou para tirar uma foto ao lado de Lula e FHC. Na quarta-feira, Lula passará por novos exames. A perspectiva da equipe médica é de que o ex-presidente petista não precise mais ser submetido a sessões de quimioterapia ou de radioterapia. O último exame detalhado realizado por Lula, em dezembro, apontou uma redução do tumor de 75% em relação ao seu tamanho inicial, de 2,5 centímetros de diâmetro. (iG)
Comente Agora!

IBIRATAIENSE É ADVOGADO AOS 84 ANOS

Ele já trabalhou como agricultor, como técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio, se formou em administração e em pedagogia, mas nunca desistiu do sonho de ser bacharel em direito. Aos 84 anos, o ibirataiense Leur Teixeira realizou esse desejo. No dia 10 de março deste ano ele se formou em direito pela Faculdade Dom Pedro II, em Salvador.
A trajetória até aí foi longa e ele já tem outros projetos pela frente. "Agora vou cursar a pós-graduação em direito trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador", afirma.
Leur Teixeira nasceu em Ibirataia e foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Ele lembra que quando aprendeu a ler e escrever existiam poucas escolas públicas e precisava pagar um professor particular.
Comente Agora!

NÚMERO DE PAÍSES QUE ADOTAM PENAS DE MORTE CAI, MAS EXECUÇÕES AUMENTAM

Cada vez menos países utilizam a pena de morte, mas o número de execuções aumentou para um nível alarmante, sobretudo no Irã e na Arábia Saudita, indica o relatório anual da ONG de direitos humanos Anistia Internacional sobre a utilização da pena capital ao redor do mundo. De acordo com a organização, 676 pessoas foram executadas em 20 países em 2011, um aumento de 149 em relação ao ano anterior. Irã, Arábia Saudita, Iraque, Estados Unidos e Iêmen encabeçam a lista, sendo os responsáveis pela grande maioria das sentenças. Há indícios de que a China seja o país com o maior número de execuções, ultrapassando os milhares, porém as estatísticas não são divulgadas pelo governo. “A China executa mais prisioneiros do que todos os outros países do mundo somados, aos milhares, mas não temos informações concretas porque os números são escondidos”. Além disso, 18.750 prisioneiros são mantidos no corredor da morte em todo o mundo. (BBC Brasil)
Comente Agora!

segunda-feira, 26 de março de 2012

CERCA DE 7 MILHÕES DE CRIANÇAS DEVEM FAZER PROVA PARA MEDIR ALFABETIZAÇÃO

Foto Arquivo/Google
Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil – que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária. O exame eraaplicado a alunos do 2° ano do ensino fundamental e servia como diagnóstico interno para o professor conhecer o nível de aprendizagem de seus alunos, sem divulgação dos resultados.Mas, nesta semana, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante,anunciou que o exame será reformulado para que se tenha um panorama da alfabetização no país.
A prova será um dos principais instrumentos do futuro programa Alfabetização na Idade Certa, que o MEC pretende lançar. Até este ano, a primeira avaliação “pra valer” que os alunos do ensino fundamental participavam era a Prova Brasil, aplicada no 5° ano,cujos resultados compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que determina a qualidade de ensino oferecido pelas escolas e pela rede de ensino dopaís.Agência Brasil
Comente Agora!

BABY-DOLL CONDENA LUCIANA

A Justiça condenou a ex-secretária de Saúde e de Governo de Ilhéus, Luciana Reis, a restituir o dinheiro público gasto na compra de baby-doll em abril de 2005, além da perda de direitos políticos por dois anos. 
Naquele ano, Luciana respondia pela Secretaria de Governo e controlava com mãos de ferro o caixa da Prefeitura de Ilhéus. Filha do então prefeito Valderico Reis, a secretária usou o caixa de pequenas despesas para comprar o baby-doll – na verdade, um short-doll.A vida de Luciana se complicou quando, na hora de prestar contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ela anexou a nota fiscal nº 0123547, da loja de artigos eróticos Sex Appeal, em Ilhéus. Oshort-doll custou R$ 46,00. 
Com a sentença, a filha de Valderico Reis passa à história como primeiro agente político a ser condenado por improbidade administrativa.Além de secretária municipal, ela também tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006, mas foi derrotada. 
A condenação foi divulgada nesta sexta, 23, pela promotora pública Karina Cherubini, que comemorou a sentença da juíza Carine Nassri. “A condenação é exemplar, pois mostra o cuidado que todo agente público deve ter com as verbas públicas, sejam elas de pequena monta, como é o caso da compra do baby-doll, ou mais vultuosas, como ocorrem em licitações”. 
Na época – e após sindicância, Luciana Reis devolveu o dinheiro gasto na compra da peça íntima, mas a juíza ilheense optou pela condenação. No entendimento da magistrada, a restituição “não faz desaparecer o rastro do mau exemplo e malversação dos valores percebidos para gastos municipais”. O Tabuleiro
Comente Agora!

CARTÓRIOS PRIVATIZADOS COMEÇAM A FUNCIONAR NESTA SEGUNDA COM PREÇOS MAIS CAROS

Que tal um serviço de cartório que funcione com eficiência, em que não se perde horas e horas em filas que não andam? Acabar com a peleja dos cidadãos baianos nas vezes em que necessita resolver burocracias extrajudiciais é a promessa da tão esperada e polêmica privatização dos cartórios. A conta da mudança já começa a ser cobrada nesta segunda, e quem vai pagar é o cidadão – o reajuste na tabela de preços vai de 54% a 3.322%, a depender do ato. Mas as mudanças propostas em 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que viraram lei somente no ano passado ainda caminharão como uma lenta fila de cartório até o fim do ano, quando enfim os cidadãos poderão cobrar eficiência. “Não há como se fazer uma transição de 24 anos em pouco tempo. Muitos funcionários que foram contratados agora não conhecem nada dos procedimentos”, ponderou o coordenador de arrecadação do Tribunal de Justiça, Valdice Sales.
Em Itapitanga, o Cartório de Tabelionato e o Cartório de Registros de Imóveis, foram privatizados e passaram a cobrar os valores da nova tabela que o Trbunal de Justiça da Bahia estabeleceu.
Comente Agora!

PT PRESSIONA POR INVESTIGAÇÃO DE DEMÓSTENES

Senador Demóstenes Torres(DEM/GO)
O PT no Senado pretende mobilizar os partidos aliados para pressionar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a investigar o envolvimento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) com o contraventor Carlinhos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo por supostamente chefiar uma quadrilha de exploração de jogos ilegais. O líder do partido, senador Walter Pinheiro (BA), conversará com representantes do PDT, PSB e PCdoB, além do PSOL, para encaminhar a Gurgel uma petição solicitando esclarecimentos sobre o que será feito em relação às denúncias que ligam o bicheiro a parlamentares eleitos por Goiás. Representantes da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção também devem se reunir amanhã com Roberto Gurgel para pedir urgência nas investigações e saber do procurador os motivos da lentidão do processo. Pinheiro informou ontem que poderá ingressar com uma representação contra Gurgel por omissão, caso o procurador não diga, ao menos, se investigará ou não o caso. A petição reforçará representação anterior que pedia apuração das denúncias, encaminhada à Procuradoria na última terça-feira.
Comente Agora!

sexta-feira, 23 de março de 2012

ESTUDOS APONTAM DOIS RIOS BAIANOS ENTRE OS DEZ MAIS POLUÍDOS DO PAÍS

Principal Barragem em Jacobina-Ba
Um levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em 49 rios de 11 estados brasileiros apontou dois rios baianos entre os dez mais poluídos: o Rio Itapicuru Mirim, que fica em no município de Jacobina, e Rio Catu, localizado na cidade de mesmo nome. A pesquisa foi realizada entre janeiro de 2011 e março de 2012. Outro dado preocupante é que, de todos os rios avaliados, nenhum conseguiu a classificação de “bom” ou “ótimo”. A maioria (75,5%) foi indicada como “regular” e o restante (24,6%) ficou no nível “ruim”. No caso dos dois piores rios baianos, foram detectados, entre outras coisas, papel e plástico acumulados nas margens, mau cheiro, ausência de peixes e alto índice de coliformes. O Itapicuru Mirim, por exemplo, por pouco não conseguiu o título de pior rio entre todos aqueles avaliados pelo estudo. Conseguiu 24 pontos, enquanto o Rio Criciúma, na cidade homônima, em Santa Catarina, teve 23 pontos. Informações do jornal A Tarde.
Comente Agora!

CHICO ANYSIO MORRE AOS 80 ANOS

Morreu nesta sexta-feira, aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humorista do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Anysio apresentou uma piora nas funções respiratória e renal na quarta-feira e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos. Leia mais no G1
Comente Agora!

PCdo B COMEMORA 90 ANOS DO PARTIDO

O PCdoB comemora 90 anos no próximo domingo. Para marcar a data a direção do partido na Bahia, o partido irá realizar um ato comemorativo no Itabuna Esporte Clube(Itabuna), hoje à noite a partir das 19horas, com a presença do Presidente da legenda na Bahia, o deputado Daniel Almeida, da deputada Alice Portugal, deputados estadual do partido, prefeitos, vereadores, lideranças políticas regionais. Na capital do estado, o partido organizou um grande show a partir das 16h, na área verde do Hotel Othon, no bairro de Ondina. Artistas baianos irão animar filiados, amigos e aliados do PCdoB vindos de todas as regiões do estado. “É uma festa política com a militância. Estamos realizando também muitos eventos no interior do estado. Esta semana eu participei de festas em Ribeira do Pombal e Jacobina. Há atos comemorativos marcados em Vitória da Conquista e Juazeiro. Além disso, realizaremos também uma sessão especial na Assembléia, dia 2 de abril, quando reuniremos os filiados e filiadas e os amigos de militância política”, informou o presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida. Almeida acrescenta ainda que os baianos participam também dos dois grandes eventos organizados pelo Comitê Central do PCdoB, que marcam nacionalmente a festa de 90 anos do partido. “A Bahia também participará da festa nacional, enviando uma delegação para o ato político, seguido de show musical, que acontece no sábado, no Rio de Janeiro, e da Sessão Especial que ocorre na segunda-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília”, disse.

SISTEMA DE SEGURANÇA DAS URNAS ELETRÔNICAS FOI VIOLADO

Uma equipe de professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu violar o sistema das urnas eletrônicas usadas pela Justiça Eleitoral. O fato ocorreu durante uma série de testes públicos feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana, em parceria com profissionais e estudantes da área.
Durante a simulação, o grupo da UnB conseguiu descobrir quais foram os candidatos votados em determinada urna, mas não chegaram aos autores dos votos, o que significa que o sigilo do voto não foi quebrado. De acordo com o TSE, os nove grupos que participaram dos testes receberam o código-fonte usado nas urnas, dado que facilitou a atuação dos hackers durante teste, e que não é liberado para o público em geral.
O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, disse ontem (22) que os eleitores podem ficar tranquilos, pois o sistema é confiável. “O objetivo do teste é esse mesmo, ver como aprimorar o sistema. Em uma situação real, seria impossível violá-lo sem o código-fonte”.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, o resultado do teste foi uma “contribuição extremamente positiva” e algo já esperado. A secretaria informou que o resultado será usado para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação, já que este é o objetivo da simulação promovida pelo TSE.
Comente Agora!

ILHÉUS: BANDIDOS INVADEM FÓRUM E LEVAM TODO O DINHEIRO DO CAIXA DO BB

Homens fortemente armados renderam os dois seguranças e arombaram com um maçarico o caixa eletrônico do posto de atendimento do Banco do Brasil, no Fórum Epaminondas Bebert de Castro, em Ilhéus, durante a noite desta quinta-feira (22). Os bandidos fugiram com o dinheiro sem deixar pistas. O valor roubado ainda não foi oficialmente informado pela direção do BB em Ilhéus. Os seguranças foram amarrados durante a operação.
Ao sairem do fórum os bandidos chamaram a atenção de moradores das imediações que acionaram a polícia. Ao chegarem no local, os policiais encontraram os seguranças amarrados. Todo o dinheiro existente no caixa foi levado.
Comente Agora!

DEFICIENTES PROMOVEM "ENTERRO" DE RONALDO CARLLETO

Deficientes visuais fazem cortejo fúnebre do parlamentar(Foto:Pimenta)
Segundo o site Pimenta na Muqueca, os portadores de deficiência visual promoveram manifestação inusitada na área externa do Centro de Cultura Adonias Filho, onde ocorre a sessão da Assembleia Itinerante. Eles caminham de um lado para o outro com um caixão em “enterro” simbólico do deputado estadual Ronaldo Carletto (PP).
Dono do Grupo Brasileiro e detentor do monopólio das linhas de ônibus intermunicipais no sul, sudoeste e extremo-sul da Bahia, Carletto tem obstruído de diversas formas a votação da lei que concede passe livre a portadores de deficiência e acompanhante. O parlamentar quer que o governo baiano subsidie em, pelo menos, 5% os gastos com a gratuidade.
Os deficientes não perdoaram.
Comente Agora!

quinta-feira, 22 de março de 2012

ITABUNA: SERVIDORES PROTESTAM POR REGULAMENTAÇÃO DE ACORDO COLETIVO

Cerca de 200 funcionários da prefeitura de Itabuna, paralisaram as atividades, no início nesta quarta-feira, 21. De acordo com Karla Lúcia de Oliveira, presidente do Sindicado dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindiserv), o objetivo é fazer com que o governo encaminhe o acordo coletivo, assinado pelo prefeito Nilton Azevedo (DEM), em dezembro do ano passado, à Câmara de Vereadores, onde deve ser votado. No acordo estão descritas 10 cláusulas. Entre elas, a alteração da nomeclatura Policial Administrativo para Guarda Civil Municipal. Com isso, os servidores terão direito a 30% sobre o salário, referente a adicional de risco. Também consta no acordo, a regulamentação da jornada de trabalho de algumas categorias, a exemplo servidores que atuam nos Programas da Saúde da Família (PSF), cuja a contratação foi para uma jornada de 30 horas semanais, sendo que o programa exige atuação de 40 horas. “As 10 horas excedentes eram pagas como horas extras”, acrescenta a sindicalista.
Comente Agora!

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA DENÚNCIA SOBRE REFORMA NAS UNIDADES ESCOLARES DE ITAPITANGA

Agentes da Polícia Federal chegaram ao município de Itapitanga, na manhã desta quarta-feira(21), para visitar algumas escolas da rede municipal de ensino, afim de saber das Diretoras, se realmente houve reformas nas unidades escolares. Discretamente, os agentes tiraram fotos, fizeram algumas perguntas a cada diretora e, solicitou delas uma declaração confirmando a realização da reforma na respectiva escola.
O motivo da Polícia Federal colher as informações,  foi devido a  uma denúncia formulada em 2010 pela vereadora Lenia Castro de Araujo(PT), alegando que os valores gastos na  licitação para reforma das escolas, feita pela empresa Abrolhos Empreendimentos e Consultoria Ltda, de Teixeira de Freitas, ultrapassaram a Um milhão e cem mil reais, estando bem acima da média de mercado, segundo consta na denuncia da vereadora, feita à Polícia Federal.
De acordo com a vereadora, foram reformadas sete unidades escolares: Escolinha Ana Luiza (R$ 167.585,32), José Batista dos Santos(R$ 132.128,66), Ana Luiza Municipalizada(R$121.688,60), Laurinda Fraga Pimentel(R$ 187.587,65), Antônio Theodoro(R$ 180.513,02), Escolinha Leur Lomanto(R$ 246.362,84) e a Creche Ieda Barradas(R$ 112.341,22), valores gastos somente com  a reforma, pintura e ampliação. Além do montante licitado, o que chamou à atenção da vereadora, foi o aditivo concedido de 25% (R$ 287.051,83 há mais),sobre o valor licitado para a conclusão das reformas, totalizando R$1.435.259,14.
A Polícia Federal está apenas na fase de instrução do processo de denuncia, onde em breve deverá ouvir as diretoras, a empresa responsável pelas reformas e demais funcionários da prefeitura.
A visita pegou a todos de surpresa. Afinal, essa é a segunda vez que a Polícia Federal vem à Itapitanga para investigar suspeita de desvios de recursos da atual administração, a primeira foi em novembro de 2008, na Operação Vassoura de Bruxa, e agora por suspeita de superfaturamento nas reformas de sete escolas da rede municipal de ensino, com recursos do FUNDEB.
Comente Agora! 

BASSUMA É FLAGRADO “TENSO” ATRÁS DE POSTE

Bassuma "tenso" atrás do poste
Quem passava ontem (20) pela manhã na Avenida ACM em Salvador se deparou com uma cena para lá de inusitada. O ex-deputado federal Luiz Bassuma estava atrás de um poste (e não estava fazendo xixi), estático olhando fixamente para algo que nenhum motorista ou pedestre que passava pelo local conseguiu decifrar. 
Para quem não sabe Bassuma é espírita e já chegou a incorporar entidades no plenário da Câmara Federal e transcrever uma carta do Além supostamente remetida pelo finado Luís Eduardo Magalhães. 
O registro fotográfico postado pelo site Bahia Notícias exibe o ex- parlamentar com a fisionomia tensa e de olhos fechados. Bassuma não foi encontrado para dar explicações.
Comente Agora!

ALICE PORTUGAL CONSEGUE APROVAR NA COMISSÃO DO TRABALHO PROJETO DE LEI QUE FIXA PISO SALARIAL DE R$ 3,7 MIL PARA ASSISTENTE SOCIAL

O Projeto de Lei, que cria um piso salarial de R$ 3,7 mil para os assistentes sociais – o equivalente a oito salários mínimos – foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal. O proposta, de autoria da deputada baiana Alice Portugal (PCdoB), tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa. Conforme a matéria, o valor será reajustado no mês de publicação da lei, pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), elaborado pelo IBGE em julho de 2009, inclusive, ao mês imediatamente anterior ao do início de vigência da norma. O texto aprovado foi um substitutivo da deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT) que mantém a essência da proposta. A relatora rejeitou o PL 4022/08, do parlamentar Jorginho Maluly (DEM-SP), que fixa o salário mínimo do assistente social em R$ 960. Ela considerou o valor muito baixo. O projeto tramita em conjunto com o outro e encabeça a lista por ser mais antigo. Do BN
Comente Agora!

quarta-feira, 21 de março de 2012

FAZER POLÍTICA COM O FÍGADO OU COM DIÁLOGO?

                                                                                    "Aqueles que não confiam na capacidade do diálogo e do  entendimento, ouso em afirmar que infelizmente, estarão com seus dias contados no cenário da vida pública, caso não reveja, tais conceitos."
A velha forma de fazer política com o fígado (raiva, revanchismo e perseguição), já não cabe mais  na nova metodologia política atual. Os tempos são outros. O mundo mudou e as pessoas divergem aqui ou ali, sempre. Quando assim se deseja, abre-se um canal civilizado de diálogo em busca do entendimento, em prol de uma causa ou de um projeto politico-administrativo que possa sofrer alterações, como forma de aperfeiçoamento. E porque não? Esse, talvez seja o maior desafio de hoje - para boa parte ainda - de um considerável "leque político" que não admite sofrer essas intervenções desse novo comportamento político que vive a sociedade atual.
Aqueles que não confiam na capacidade do diálogo e do entendimento, ouso em afirmar que infelizmente, estarão com seus dias contados no cenário da vida pública, caso não reveja, tais conceitos. A política é  arte de promover as idéias e o desafio maior do homem público é materializá-las, transformando-as em ações que possam melhorar a vida das pessoas que mais precisam.É assim que se deve ou deveria ser. Infelizmente, outros escolhem a via mais sorrateira e mesquinha, promovendo a mentira, o ódio cego e desenfreado, poluindo a arte da ciência política, muitas vezes, desejando até a morte de seus adversários, como se fosse a forma definitiva de vencer o oponente.
O terreno movediço que as vezes a política nos coloca, pode levar o político a um habitat inóspito - devido aos apelos alucinados de quem nada entende de política e, acham que fazer política, limita-se apenas a pedir votos ou fazer provocações da vida pessoal.
Não consigo visualizar um caminho melhor do que o diálogo civilizado para se construir o bom senso. A saída para as divergências é certamente, o entendimento para que se atinja o senso da racionalidade. É isso que se espera de um(a) líder político que tem seus pés calçados na sabedoria de conduzir uma política civilizada, mesmo opondo-se a algum projeto político-administrativo.
Já não é mais concebível que seja alimentado o ego político de alguém, transformando a oposição(civilizada e responsável, é claro) numa ameaça à vida de quem detém momentaneamente o poder. Na verdade, infelizmente existe aqueles que até alimentam a rivalidade política, levando para o campo pessoal só afim de tirar vantagens, às vezes até financeira, conforme o cenário político se desenha. 
Por outro lado, uma oposição não pode e nem deve apostar no quanto pior melhor. É ledo engano agir dessa forma. E quem governa? Também, deve compreender e respeitar o papel da oposição, responsável e civilizada no contexto político que protagonizam.
Não há política sem homens e nem mulheres (seres fadados ao pecado do erro comportamental dos seus anseios) onde a emoção deve ser monitorada pela razão, para não transformar os coadjuvantes(eleitores, colaboradores...) do cenário político em feras insanas da política feita com o fígado, promovida por seus líderes. 
Portanto, sejamos líderes o suficiente para assimilar que o poder é, e será sempre passageiro e, que a forma e a época de se fazer política com o fígado não condiz mais com a nossa realidade. 
A sobrevivência política passa a ser o diálogo, o debate civilizado como um dos princípios básicos de um líder que detém uma boa formação política.
Joel Fernando do Nascimento
Comente Agora!

DOCUMENTÁRIO INVESTIGA A CHEGADA DA VASSOURA-DE-BRUXA NA BAHIA "O NÓ"

Considerado o maior crime biológico da história do Brasil, a chegada da vassoura-de-bruxa na região cacaueira baiana foi parar nas telonas, retratada no documentário “O Nó – Ato Humano Deliberado”.
O documentário, dirigido por Dilson Araújo, já fez várias pré-estréias pela Bahia e será lançado oficialmente durante o Festival de Cinema Baiano (Feciba), no dia 04 de abril, às 20h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus.
Durante mais de 1 hora, a produção conta como o fungo foi introduzido nas plantações de cacau do sul da Bahia, o fracasso dos planos de recuperação das lavouras e o fim de uma era de sonhos e riqueza.
Dilson Araújo foi em busca de documentos oficiais, entrevistas e estudos que explicassem, nos mínimos detalhes, quem foram os responsáveis pela longa viagem que a vassoura-de-bruxa fez da Amazônia brasileira até a Bahia. Do Gusmão
Comente Agora!

PASTOR É PRESO APÓS ESTUPRAR ADOLESCENTES EM ITAPETINGA

O religioso e a cúmplice(Foto: Itapetinga Agora)
Um pastor da Igreja Batista do Brasil foi preso na manhã desta segunda-feira (19), em Itapetinga, no sul baiano, acusado de estuprar uma adolescente de 16 anos. Ivan Souza Silva, de 50 anos, é responsável por congregações evangélicas nos municípios de Itororó, Itati, Dias D’Ávila e membro do Conselho Diretor Estadual da entidade religiosa. De acordo com o delegado Jorge Luiz, a polícia chegou ao acusado após denúncia da mãe da vítima. Ele foi encontrado em um ônibus a caminho do município vizinho de Itororó.
“A princípio, ele se apresentou com um nome falso, mas depois que solicitamos os documentos aos passageiros do ônibus, ele foi identificado e preso em flagrante por estupro de vulnerável e cárcere privado”, explicou o delegado, em entrevista ao Correio. Ainda segundo reportagem, o pastor é casado, tem filhos e reside em Itororó, mas mantinha um apartamento para a amante, Débora Sampaio Bispo, em Itapetinga. Ela é vizinha da adolescente e teria sido a responsável por atraí-la ao seu apartamento, onde o pastor estuprou a jovem, segundo a polícia. Do Bahia Notícias
Comente Agora!

APOSENTADORIA INTEGRAL POR INVALIDEZ É APROVADA PARA SERVIDORES

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 5, que garante rendimentos integrais a servidores públicos aposentados por invalidez, foi aprovada pelo Senado, em duas sessões extraordinárias, nesta terça-feira (20). Será beneficiado pela proposta o indivíduo que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003. A mudança determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios procedam, no prazo de 180 dias da entrada em vigor da emenda, a revisão das aposentadorias e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004. Segundo informações do jornal O Globo, a partir de agora, a PEC será promulgada em sessão solene no Congresso Nacional.
Comente Agora!

ILHÉUS: FAMILIARES DE PMs FAZEM NOVA PASSEATA EM PROTESTO

Uma grande passeata foi feita hoje nas ruas de Ilhéus em solidariedade aos policiais que se encontram presos na cidade. Familiares, políticos, jornalistas e radialistas decidiram chamar a atenção da sociedade para mostrar o sofrimento dos parentes, e os excessos nas prisões dos policiais. Vários panfletos foram distribuídos, explicando para sociedade o porquê de toda a situação.
A passeata teve como destino o palácio da Prefeitura de Ilhéus, onde políticos e representantes da sociedade discursaram a favor dos familiares. Entre os políticos estavam o pré-candidato Cacá Colchões e o vereador Jailson Nascimento que chamaram a prisão dos policiais de "covardia" por parte do governo do estado.
Durante o período da tarde a Deputada Ângela Sousa participou da assembléia da Câmara de Vereadores, onde disse que tinha entregado um documento ao governador pedindo intervenção para que os PMs de Ilhéus fossem soltos. Já os vereadores da cidade querem ir até Salvador para conversar diretamente com Jaques Wagner.
Comente Agora!

ITAPITANGA JÁ RECEBE O SINAL DA REDE VIDA

Desde a semana passada que a comunidade itapitanguense passou a receber o sinal da Rede Vida(ligada à Igreja Católica), através do sistema de  transmissão de sinais de Tv da prefeitura municipal de Itapitanga."Era uma reivindicação antiga da comunidade católica, onde a prefeitura agora, foi que teve condições de atender a solicitação". Para assistir a programação da Rede Vida o telespectador deverá sintonizar no Canal 21, na sua televisão." disse João Batista Brito"Piaba", funcionário e técnico, responsável pelo setor.
Ligada à Igreja Católica, a Rede Vida destina boa parte de sua programação à transmissão(ao Vivo ou gravada) de Missas e celebrações católicas em diveras parte do país, valorizando sempre a família e os princípios religiosos do catolicismo. Com a transmissão do sinal da Rede Vida, a comunidade de Itapitanga passa agora dispor de seis canais de Tv(Globo, SBT, Record, RedeTv, Bandeirantes e agora a Rede Vida) para toda a comunidade, sendo uma dos municípios mais bem servidos em matéria de transmissão de sinais de televisão.
Comente Agora!

terça-feira, 20 de março de 2012

BAHIA: 53 ATAQUES A BANCOS NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DE 2012

O que a maioria dos baianos já sabe foi confirmado pelo sindicato dos bancários da Bahia: a criminalidade avança a passos largos. Em nota à imprensa, a entidade informa que “as estatísticas de ataques a banco na Bahia não param de crescer. De janeiro até hoje (20) foram 53 ocorrências. O número é 152,32% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 21 casos. O Banco do Brasil é o preferido, com 34 ataques em todo o Estado.
O último caso foi registrado na sexta-feira (16). Uma quadrilha causou verdadeiro pânico entre os moradores de Canápolis, no oeste baiano. Antes de assaltar o BB, o grupo rendeu o policial militar que estava dentro de uma viatura e efetuou vários disparos para cima. Na agência, atiraram na porta de vidro e renderam os seguranças e o gerente.
A brutalidade da ação reforça a tese de que as unidades bancárias não possuem nenhuma segurança. Os bancos afirmam que investem cerca de R$ 10 bilhões por ano em equipamentos de vigilância. No entanto, o número é muito baixo, principalmente se comparado ao lucro das empresas, que, em 2011, chegou a R$ 50,74 bilhões.Fonte: Portal da Metrópole
Comente Agora!

SILAS MALAFAIA:" É o sujo falando do mal lavado", SOBRE A REPORTAGEM DO APÓSTOLO VALDOMIRO SANTIAGO

O pastor Silas Malafaia usou o site Verdade Gospel para comentar a matéria do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, que no domingo (18) transmitiu uma reportagem acusando o apóstolo Valdemiro Santiago de ter desviado o dinheiro dos dízimos para comprar fazendas e milhares de cabeças de gado de alta linhagem.
Na visão do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo o programa foi usado pela Igreja Universal para acusar o ex-bispo da igreja de cometer os mesmo crimes que Edir Macedo, fundador da IURD e dono da Record, já foi acusado anteriormente.
“O resumo da historia é este: “o sujo falando do mal lavado. Todos farinha do mesmo saco”, sentencia Silas Malafaia que lembra que a Record usou os mesmos truques de edição que a Globo usou nos anos 90 e 95 para falar contra Edir Macedo.
“Por algum acaso a Rede Record, que está no nome dele, foi comprada com o dinheiro de quem? Foi comprada com ofertas do povo de Deus”, diz ele que já criticou a emissora outras vezes por não usar a programação para evangelizar.
Mas dessa vez ele não defendeu Valdemiro Santiago e disse que nessa história o fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus não é inocente. “[Santiago] Faz igualzinho ao que ele mesmo criticava. Compra espaço na TV que pertencia a outros, oferecendo mais dinheiro, o que aconteceu comigo. Há muito tempo vem debochando e ridicularizando o Macedo, e desdenhando das outras Igrejas, dizendo que a Igreja dele é que mais cresce no Brasil”.
Comente Agora!

DEPUTADOS EXPÕEM INSATISFAÇÃO A WAGNER

O objetivo de conciliação, diante do quadro de divergências e de insatisfação por causa da perda de representantes baianos no alto escalão da gestão da presidente Dilma Rousseff, entrou em cena ontem em uma reunião conduzida pelo governador Jaques Wagner com a bancada baiana do PT na Câmara dos Deputados. Em um almoço ontem, em Salvador, o chefe executivo tentou acalmar os ânimos dos deputados e pediu que eles concentrassem esforços na busca de mais recursos para o Estado. No entanto, nos bastidores, especula-se que o chefe executivo tenha demonstrado o seu incomodo em relação à situação e induzido os parlamentares a também pressionarem a Esplanada na conquista de mais espaço. Além disso, teria sido discutida a conjuntura política para viabilizar a manutenção dos petistas Sérgio Carneiro e Emiliano José na Câmara Federal. A queixa em relação aos espaços foi a principal pauta, segundo o deputado federal e pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino (PT). Ele descartou a possibilidade de o Estado conquistar representantes no primeiro escalão. Leia mais na Tribuna.
Comente Agora!

2014: OTTO ALENCAR JÁ ADMITE AVALIAR CONVITE APENAS PARA O SENADO

Uma das estrelas mais reluzentes do evento em que o PSD oficializa agora pela manhã apoio ao nome do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) à Prefeitura de Salvador, o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, não quer nem ouvir falar na hipótese de disputar o governo em 2014, embora, mesmo assim, já admita não ficar fora da próxima sucessão estadual. Ele poderia avaliar um convite, por exemplo, para encarar o Senado. Segundo amigos de Otto, ele já foi tudo – de vereador na sua terra natal, Rui Barbosa, passando por deputado, vice e até governador. O único cargo que Otto nunca disputou foi o de senador, afirma um de seus correligionários, acrescentando que o vice se diferencia completamente daqueles políticos baianos que desde que “vestiam calça-curta” já pensavam em se eleger ao governo.
Comente Agora!

segunda-feira, 19 de março de 2012

AOS 95 ANOS, JOÃO HAVELANGE É INTERNADO NO RIO DE JANEIRO

Ex-presidente da Fifa, João Havelange, de 95 anos, foi internado na noite deste domingo no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com um quadro de infecção.
De acordo com a assessoria do hospital, Havelange passou por alguns exames para descobrir as causas da infecção. Um boletim médico com detalhes do quadro do paciente deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira. 
No final de 2011, Havelange deixou seu cargo no Comitê Olímpico Internacional (COI) alegando problemas de saúde. O ex-dirigente enfrentava uma possível suspensão por suposto envolvimento em esquema de corrupção que teria acontecido nos anos 1990, quando presidia a Fifa.
Havelange foi presidente da Fifa durante 24 anos, de 1974 a 1998. Como atleta, disputou Jogos Olímpicos como nadador e jogador de polo aquático.Do RBN
Comente Agora!

CONFIRA COMO ACUMULAR PENSÃO E APOSENTADORIA

Quem recebe pensão, mas tem condições de se aposentar, pode acumular os dois benefícios.
Os aposentados que ficarem viúvos também têm direito a receber o pagamento duplo, mesmo se a soma dos benefícios ultrapassar o teto previdenciário, que hoje é de R$ 3.916,20.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não permite o recebimento de duas aposentadorias, mesmo se uma for por idade e a outra por tempo de contribuição, por exemplo.
Porém o órgão autoriza que os segurados sejam, ao mesmo tempo, aposentados e pensionistas.
No caso de um casal de aposentados, se o homem morrer, a viúva continua com a aposentadoria dela e a pensão do marido, explica o advogado João Alexandre Abreu, do escritório Abreu Advocacia.
Porém o especialista afirma que, se a viúva casar novamente e o segundo marido também morrer, ela não poderá acumular duas pensões, apenas poderá optar pela mais vantajosa.
Comente Agora!

RECORD DECLARA GUERRA A VALDOMIRO SANTIAGO, QUE PROMETE REVIDAR

Depois de tirar do sério evangélicos de igrejas neo-pentecostais ao atacar a cantora Ana Paula Valadão e ridicularizar a prática do cair no espírito, a qual chamou de "cai-cai", a Record abriu fogo contra o apóstolo Valdomiro Santiago e a IMPD (Igreja Mundial do Poder de Deus).
Em chamadas divulgadas à exaustão durante a programação, o "Domingo Espetacular" de ontem (18) mostrou "os segredos, as histórias desconhecidas e as revelações impressionantes do apóstolo da TV".
A ideia da reportagem, a exemplo de um vídeo divulgado por Edir Macedo na internet semanas atrás, é pôr em xeque as diretrizes da igreja de Santiago, bispo dissidente da IURD que vem sistematicamente roubando fiéis da Universal desde 2007. Segundo dados do IBGE, a IURD perdeu quase 30% de seu rebanho em nove anos.
Comente Agora!